A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estresse x Saúde Corporal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estresse x Saúde Corporal"— Transcrição da apresentação:

1 Estresse x Saúde Corporal
Num cenário marcado por alta competitividade, redução da força de trabalho, contratos temporário e aumento da mão-de-obra terceirizada, o corpo humano padece. No Brasil, nada menos que 70% dos profissionais apresentam sintomas negativos do estresse. O estresse está intimamente associado ao nosso dia-a-dia, são estímulos gerados por situação adversas ou desafiadoras, gerando reações no corpo. Quando estes estímulos são muito freqüentes, o organismo não consegue eliminar seus efeitos.

2 Doenças Associadas ao Trabalho Doenças Cardiovasculares
“Chegar atrasado no trabalho, pular o café da manhã, almoçar um lanche, reuniões prolongadas, ingerir café em excesso, comer um salgado ao final do expediente, deixar a atividade física para depois, não ter horário para o lazer, para os filhos ou relaxar.” O exemplo acima reúne uma série de fatores de risco para doenças como hipertensão, arteriosclerose (acúmulo de placas que entopem a artéria), arritmia cardíaca e até mesmo infarto. O ambiente de escritório favorece uma série de fatores de risco para as doenças cardiovasculares, porque favorece a má alimentação (pode causar obesidade e acúmulo de colesterol) e também a falta de lazer e de momentos de relaxamento que ajudam a balancear os efeitos do estresse.

3 Doenças Associadas ao Trabalho Doenças Cardiovasculares
Uma pesquisa mostrou que o estresse aumenta a reatividade do sistema nervoso simpático, levando a liberação de maiores quantidade de adrenalina. A adrenalina é o neurotransmissor responsável, entre outras coisas, pelo aumento da função cardíaca e respiratória, além de elevar a glicemia. A conseqüência desta doses exageradas é uma maior predisposição a crises hipertensivas, dilatação crônica dos brônquios e, em casos mais graves, acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio. Perfil Preocupante: Homens, Competitivos e Ávidos por ascensão social.

4 Doenças Associadas ao Trabalho Depressão
“Conviver com a constante sensação de que não há tempo suficiente para realizar suas tarefas do jeito certo, o seu superior não vai com a sua cara ou que as metas são impossíveis de serem alcançadas, pode ser um gatilho para desenvolver a depressão.” Muita tensão mental causa uma redução do estoque de neurotransmissores no cérebro, principalmente a serotonina, o que resulta em depressão Um exemplo é o profissional que vive cansado, queixando-se da vida e pensando que todo mundo está contra ele até tornar-se incapacitante: a pessoa não tem vontade de sair da cama, chora, pensa na morte, em casos extremos, comete suicídio

5 Doenças Associadas ao Trabalho Depressão
A depressão pode se manifestar de sob a forma de síndrome do pânico que, há 30 anos era desconhecida, hoje tornou-se uma epidemia. Uma manifestação típica de quem está no mercado de trabalho é a Síndrome do Burnout que já atinge cerca de 30% dos profissionais que sofrem de estresse e representa o nível mais alto da doença. Trata-se de um apagão emocional, que ocorre quando uma pessoa esta sobrecarregada, não tem controle sobre o trabalho, não recebe recompensas ou perde a promoção. Os sintomas são: fadiga, irritabilidade, cinismo, sarcasmo, agressividade verbal, ansiedade e queda da auto-estima.

6 Doenças Associadas ao Trabalho DORT
Nos EUA são gastos anualmente 117 bilhões de dólares em custos diretos e indiretos com tratamento de doenças osteoarticulares e osteomusculates relacionadas ao trabalho (DORT). A maioria das doenças têm uma relação direta com a ergonomia e principalmente com o estresse. Um estudo japonês comparou dois grupos. Um deles trabalhava com mobília adequada e chefe tirano. O outro em condições físicas precárias, mas com controle maior sobre os resultados e com um chefe compreensivo. Depois de algum tempo, o primeiro grupo apresentava mais casos de DORT.

7 Doenças Associadas ao Trabalho DORT
As lombalgias e cervicalgias ou dores crônicas na coluna são responsáveis por 80% das reclamações por DORT nas empresas. Depois vêm: Síndrome do Túnel do Carpo (principal sintoma formigamento na mão) Tenossinovite (inflamação e degeneração do tendão e da bainha do punho e do antebraço) Epicondilite (inflamação do cotovelo) Tendinoses (degeneração do tendão) Bursite (inflamação das bursas do ombro)

8 Doenças Associadas ao Trabalho Cefaléia Tensional e Síndrome Metabólica
CEFALEIA TENSIONAL: Sensação que há uma faixa apertada comprimindo toda a cabeça. Estudos realizados na Dinamarca mostrou que nos últimos 12 anos esse tipo de dor de cabeça tornou-se cada vez mais comum, enquanto a enxaqueca manteve-se estável. A culpa, mais uma vez, é do estresse, um dos principais responsáveis pela doença SÍNDROME METABÓLICA: Há indícios de que o estresse relacionado ao trabalho seja um fator determinante desta síndrome, uma espécie de círculo vicioso, com acúmulo de gordura na barriga, diminuição da sensibilidade das células à insulina, aumento dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim, diminuição do colesterol bom e hipertensão.

9 Doenças Associadas ao Trabalho Faça a sua parte
- Faça um atividade física pelo menos três vezes por semana ou, se possível, diariamente. - Procura válvulas de escape para a pressão da rotina diária. Tenha um acompanhamento médico anual para diagnosticar doenças o mais cedo possível. Reconheça que o estresse e inevitável e essencial, o importante é aprender a lidar com ele. Aprenda a identificar os sinais do estresse (respiração mais rápida, músculos mais tensos, pensamentos negativos, mãos suados ou frias). Se a atividade permitir, negocie a flexibilidade de horários com o seu chefe. Quem fica um caco pela manhã pode sugerir uma jornada que comece mais tarde e acabe mais tarde também.


Carregar ppt "Estresse x Saúde Corporal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google