A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias pedagógicas para inclusão de alunos com deficiência mental no ensino regular. "A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias pedagógicas para inclusão de alunos com deficiência mental no ensino regular. "A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias pedagógicas para inclusão de alunos com deficiência mental no ensino regular. "A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus sonhos e amplia seus ideais. A utopia pode ter muitos defeitos, mas pelo menos, uma virtude tem: ela nos faz caminhar." Eugênio Cunha

2 Características Padrão diferenciado de desenvolvimento: cognitivo, afetivo e motor;Padrão diferenciado de desenvolvimento: cognitivo, afetivo e motor; Dificuldades na capacidade de aprender: ritmo lento, capacidade de abstração;Dificuldades na capacidade de aprender: ritmo lento, capacidade de abstração; Na autonomia: dificuldade com duas ou mais ordens e mais de uma informação ou estímulo;Na autonomia: dificuldade com duas ou mais ordens e mais de uma informação ou estímulo; Na relação com o mundo: relação de adaptação com o outro, controlar suas emoções, imaturidade social comparada com pessoas da mesma idade;Na relação com o mundo: relação de adaptação com o outro, controlar suas emoções, imaturidade social comparada com pessoas da mesma idade;

3 Conceito Segundo AAMR-Associação Americana de Retardo mental Habilidades intelectuais: capacidade de raciocínio, planejamento, soluções de problema, pensamento abstrato, compreensão de ideias complexas, rapidez de aprendizagem e aprendizagem de experiênciasHabilidades intelectuais: capacidade de raciocínio, planejamento, soluções de problema, pensamento abstrato, compreensão de ideias complexas, rapidez de aprendizagem e aprendizagem de experiências Comportamento adaptativo: conjunto de habilidades sociais, intelectuais e práticas sociais da vida cotidianaComportamento adaptativo: conjunto de habilidades sociais, intelectuais e práticas sociais da vida cotidiana Habilidades conceituais: linguagem, leitura e escrita, conceito de sistema monetárioHabilidades conceituais: linguagem, leitura e escrita, conceito de sistema monetário Habilidade prática e social: autonomia das atividades da vida diária. Eu e o outro, direitos e deveresHabilidade prática e social: autonomia das atividades da vida diária. Eu e o outro, direitos e deveres

4 Outras dimensões: Participação, interação e papéis sociais: Como ele viveParticipação, interação e papéis sociais: Como ele vive Saúde: Diagnóstico clinicoSaúde: Diagnóstico clinico Contexto: As pessoas no seu cotidiano(inter-relação)Contexto: As pessoas no seu cotidiano(inter-relação) Apoio Funcionamento Individual

5 Proposta de inclusão : Apoio

6 Proposta de inclusão escolar Apoios naturais e serviços seguem quatro níveis:Apoios naturais e serviços seguem quatro níveis: Apoio intermitente: Ingresso do aluno na classeApoio intermitente: Ingresso do aluno na classe Apoio limitado: treinamento para ingressar no mercado de trabalhoApoio limitado: treinamento para ingressar no mercado de trabalho Apoio intensivo: Atendimento em salas de recursosApoio intensivo: Atendimento em salas de recursos Apoio pervasivo ou generalizado: Equipe multiprofissional contínua.Apoio pervasivo ou generalizado: Equipe multiprofissional contínua.

7 EDUCAÇÃO INCLUSIVA......É UMA ATITUDE DE ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS, NÃO UMA SIMPLES COLOCAÇÃO EM SALA DE AULA.

8 Cada escola precisará encontrar seu próprio caminho... Práticas pedagógicasPráticas pedagógicas Relação idade-escolaridade: Convivência com companheiros da mesma idade, estimulando o desenvolvimento social e cognitiva;Relação idade-escolaridade: Convivência com companheiros da mesma idade, estimulando o desenvolvimento social e cognitiva; Participação no ensino regular: Adaptação curricular e acessibilidade;Participação no ensino regular: Adaptação curricular e acessibilidade; Planejamento pedagógico: ritmo e especificidade de cada aluno(todos poderão participar da aula proposta, há necessidade de apoio e adaptação?) Como fazê-las para plena participação do aluno? Os objetivos prioritários para a aprendizagem?Planejamento pedagógico: ritmo e especificidade de cada aluno(todos poderão participar da aula proposta, há necessidade de apoio e adaptação?) Como fazê-las para plena participação do aluno? Os objetivos prioritários para a aprendizagem? Trabalho em equipe para realização deste trabalho: Apoio pedagógicoTrabalho em equipe para realização deste trabalho: Apoio pedagógico

9 Ensino colaborativo e Tutoria de pares Sugestões: O professor deve explicar os conteúdos de forma visual, auditiva e com recursos ilustrativos;O professor deve explicar os conteúdos de forma visual, auditiva e com recursos ilustrativos; Aula-passeio (registros, relatórios ou dramatização, elaborar frases ou textos com utilização de figuras com divisão de tarefas)Aula-passeio (registros, relatórios ou dramatização, elaborar frases ou textos com utilização de figuras com divisão de tarefas) Um aluno mais adiantado auxiliando o colegaUm aluno mais adiantado auxiliando o colega Cantinhos (para uso do material concreto para explicar os conteúdos)Cantinhos (para uso do material concreto para explicar os conteúdos) Jogos (construção do conhecimento através do lúdico, e social e moral)Jogos (construção do conhecimento através do lúdico, e social e moral)

10

11 Avaliação É valorizado o processo da avaliação utilizando vários recursos;É valorizado o processo da avaliação utilizando vários recursos; Analisar as hipóteses durante o processo;Analisar as hipóteses durante o processo; Estabelecer prazo diferenciado e novas metas a serem conquistadas;Estabelecer prazo diferenciado e novas metas a serem conquistadas;

12 Sucesso da Inclusão Professor Aluno Família escolaProfessor Aluno Família escola Participação dos pais (palestras informativas, orientação e acompanhamento individualizado, criar parcerias)Participação dos pais (palestras informativas, orientação e acompanhamento individualizado, criar parcerias) Aceitação pelo grupo (sensibilização através de dinâmicas, trabalho em grupo, vídeos e estudos)Aceitação pelo grupo (sensibilização através de dinâmicas, trabalho em grupo, vídeos e estudos) Apoio da equipe pedagógica e especializada (capacitação, trabalho efetivo da gestão escolar, parcerias, grupos de estudos)Apoio da equipe pedagógica e especializada (capacitação, trabalho efetivo da gestão escolar, parcerias, grupos de estudos)

13

14 Gestão Participativa em Educação Estratégias pedagógicas para inclusão de alunos com deficiência mental no ensino regular. Marluci Ribeiro FontouraMarluci Ribeiro Fontoura


Carregar ppt "Estratégias pedagógicas para inclusão de alunos com deficiência mental no ensino regular. "A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google