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Realidade Cidade/Porto. As dificuldades e possibilidades do Setor Portuário de Angra dos Reis Realidade Cidade/Porto. As dificuldades e possibilidades.

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1 Realidade Cidade/Porto. As dificuldades e possibilidades do Setor Portuário de Angra dos Reis Realidade Cidade/Porto. As dificuldades e possibilidades do Setor Portuário de Angra dos Reis II ENCONTRO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DO SETOR PORTUÁRIO DO SETOR PORTUÁRIO II ENCONTRO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DO SETOR PORTUÁRIO DO SETOR PORTUÁRIO

2 APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O presente estudo oferece as atuais condições do Porto e de suas potencialidades com o objetivo de atender não só as perspectivas de aumento da movimentação de carga como também ao atendimento de planos e programas futuros, cuja as características se enquadram com a intensificação do uso do Porto de Angra dos Reis como Pólo de desenvolvimento comercial da região. O presente estudo oferece as atuais condições do Porto e de suas potencialidades com o objetivo de atender não só as perspectivas de aumento da movimentação de carga como também ao atendimento de planos e programas futuros, cuja as características se enquadram com a intensificação do uso do Porto de Angra dos Reis como Pólo de desenvolvimento comercial da região.

3 Tópicos a serem abordados Período Pré-Arrendamento e Pós Arrendamento; Período Pré-Arrendamento e Pós Arrendamento; As dificuldades encontradas e os fatores Positivos do Setor Portuário de Angra dos Reis; As dificuldades encontradas e os fatores Positivos do Setor Portuário de Angra dos Reis; Potencialidades do Setor Portuário de Angra dos Reis; Potencialidades do Setor Portuário de Angra dos Reis; Ações estratégicas a serem realizadas no setor Portuário de Angra dos Reis; Ações estratégicas a serem realizadas no setor Portuário de Angra dos Reis;

4 Perfil do Porto Pré-Arrendamento Porto de Angra dos Reis

5 Movimentação Anual acima de toneladas; Movimentação Anual acima de toneladas; Geração de Emprego da mão-de-obra avulsa de 100%(cem por cento); Geração de Emprego da mão-de-obra avulsa de 100%(cem por cento); Geração de Emprego de Terceirizados muito forte devido aos diversos serviços executados extra trabalho portuário; Geração de Emprego de Terceirizados muito forte devido aos diversos serviços executados extra trabalho portuário; Reversão de toda a geração de renda do trabalho portuário totalmente voltado na economia local, pois são todos trabalhadores angrenses; Reversão de toda a geração de renda do trabalho portuário totalmente voltado na economia local, pois são todos trabalhadores angrenses; Facilidade de clientes devido a enorme eficiência de nosso trabalho portuário; Facilidade de clientes devido a enorme eficiência de nosso trabalho portuário; Primeiro Porto do Brasil a operar em modo Shinc(Sábado/Domingo e Feriado Incluído – 24 horas); Primeiro Porto do Brasil a operar em modo Shinc(Sábado/Domingo e Feriado Incluído – 24 horas); Histórico do Porto Pré-Arrendamento

6 Perfil do Porto Pós-Arrendamento Porto de Angra dos Reis

7 Com exceção do ano de 1999 a movimentação do Porto Anual obteve em média a casa das toneladas; Com exceção do ano de 1999 a movimentação do Porto Anual obteve em média a casa das toneladas; Ausência total de investimentos por parte do governo, e principalmente do arrendatário do Porto de Angra; Ausência total de investimentos por parte do governo, e principalmente do arrendatário do Porto de Angra; Ociosidade enorme na geração de Emprego da mão-de-obra avulsa; Ociosidade enorme na geração de Emprego da mão-de-obra avulsa; Porto hoje sendo operado em modo Shex(Sábado, Domingo e Feriado Excluído), e não mais trabalhando 24 horas, operando atualmente em 03 turnos de 06 horas, geralmente os dois primeiros com dois ternos e o terceiro com apenas um.(O principal motivo para esta mudança é a deficiência no parque de máquinas) Porto hoje sendo operado em modo Shex(Sábado, Domingo e Feriado Excluído), e não mais trabalhando 24 horas, operando atualmente em 03 turnos de 06 horas, geralmente os dois primeiros com dois ternos e o terceiro com apenas um.(O principal motivo para esta mudança é a deficiência no parque de máquinas) Histórico do Porto Pós-Arrendamento

8 Resultados Porto de Angra dos Reis

9 Gráfico das Movimentações no Porto de Angra PERÍODO: PRÉ-ARRENDAMENTO E PÓS-ARRENDAMENTO Em toneladas ANTERIOR AO ARRENDAMENTO = 1990 à 1998 APÓS O ARRENDAMENTO = 1999 à

10 Perfil das Cargas Movimentadas PERÍODO: 1999 à 2007 Produtos Siderúrgicos: t Granel Sólido: t Carga Geral: t Produtos Siderúrgicos: t Granel Sólido: t Carga Geral: t Em toneladas CARGA GERAL 0,46% GRANEL SÓLIDO 21,48% PRODUTOS SIDERÚRGICOS 78,07%

11 Evolução da Movimentação de Cargas UNIFICAÇÃO: 5 EM 5 ANOS , à à à à à à 2007 Era Pós-Arrendamento Em toneladas

12 Movimentação de Cargas COMPARAÇÃO DE PERÍODOS Em toneladas 2007 PLANETA OPERADORA % 2002 à 2006 PLANETA OPERADORA % 1999 à 2001 FCA ANGRAPORTO % 1991 à 1998 DOCAS % Pré Arrendamento Resultado Pós-arrendamento 37%

13 Em fevereiro/1993, foi promulgada a Lei 8.630/93. Lei esta dita como a Lei de Modernização dos Portos, que tem como objetivo alguns pontos: O Processo de Modernização dos Portos Descentralizar o setor, através da estadualização e municipalização de portos(Lei 9.277/96); Descentralizar o setor, através da estadualização e municipalização de portos(Lei 9.277/96); Direitos à permitir que a operação portuária fosse realizada e explorada pelo setor privado, através de contrato de arrendamento celebrado com a união através de Licitação; Direitos à permitir que a operação portuária fosse realizada e explorada pelo setor privado, através de contrato de arrendamento celebrado com a união através de Licitação;

14 Cabe destacar alguns pontos objetivos da Lei de modernização dos portos, tais como; Criar alternativas de captação de cargas; Criar alternativas de captação de cargas; Incentivar a concorrência no segmento, assegurando a sua competitividade com outros Portos, de forma a levar à redução de custos para os usuários de transporte de carga; Incentivar a concorrência no segmento, assegurando a sua competitividade com outros Portos, de forma a levar à redução de custos para os usuários de transporte de carga; Equipar e modernizar o Porto para aumentar a produtividade operacional das suas instalações; Equipar e modernizar o Porto para aumentar a produtividade operacional das suas instalações; Fomentar a geração de investimentos nas estruturas, visando a modernização da operação; Fomentar a geração de investimentos nas estruturas, visando a modernização da operação; Os Objetivos da Lei de Modernização dos Portos

15 As Dificuldades Encontradas atualmente no Porto de Angra Porto de Angra dos Reis

16 Falta de dragagem; Falta de dragagem; Falta de Investimentos no Setor; Falta de Investimentos no Setor; A falta de um trabalho comercial da arrendatária para atração de Cargas de Longo Curso; A falta de um trabalho comercial da arrendatária para atração de Cargas de Longo Curso; A abertura para a movimentação de Produtos Siderúrgicos no Porto de Sepetiba; A abertura para a movimentação de Produtos Siderúrgicos no Porto de Sepetiba; Dificuldades do Porto hoje

17 Fatores positivos no Setor Portuário de Angra Porto de Angra dos Reis

18 Fatores Positivos Fatores Positivos Um dos principais fatores positivos do Porto são os trabalhadores avulsos; Um dos principais fatores positivos do Porto são os trabalhadores avulsos; Outro fator é a qualidade e a produtividade atingida no Porto de Angra; Outro fator é a qualidade e a produtividade atingida no Porto de Angra; A localização das retro-áreas dentro do Porto é de fundamental importância; A localização das retro-áreas dentro do Porto é de fundamental importância; A linha férrea administrada pela Ferrovia Centro Atlântica tem ligação direta com o Porto de Angra, os vagões vão direto para dentro do Porto, inclusive para o costado do navio. A linha férrea administrada pela Ferrovia Centro Atlântica tem ligação direta com o Porto de Angra, os vagões vão direto para dentro do Porto, inclusive para o costado do navio.

19 Exemplo de nosso Trabalho Portuário GERDAU

20 Exemplo de nosso Trabalho Portuário SAINT GOBAIN

21 Exemplo de nosso Trabalho Portuário COMAFAL / CENTERTRADING

22 Ranking dos Portos no Brasil Fonte: Coppead/UFRJ/Jornal O Estado de São Paulo: 30/07/07

23 Potencialidades Longo Curso; Longo Curso; Offshore; Offshore; Turismo; Turismo;

24 Potencialidades Potencialidades Longo Curso; Longo Curso; No momento atual de crescimento e desenvolvimento na exportação e importação no qual vive o País, os Portos de hoje que não são eficientes não decolam, e a maioria das mercadorias que circulam pelo mundo, são transportadas em navios e movimentadas através de Portos. O Porto de Angra é um Porto de múltiplas aptidões, que permite o atendimento diferenciado à vários mercados. No momento atual de crescimento e desenvolvimento na exportação e importação no qual vive o País, os Portos de hoje que não são eficientes não decolam, e a maioria das mercadorias que circulam pelo mundo, são transportadas em navios e movimentadas através de Portos. O Porto de Angra é um Porto de múltiplas aptidões, que permite o atendimento diferenciado à vários mercados.

25 Potencialidades Potencialidades Longo Curso; Longo Curso; Resgatando os clientes que já movimentaram as suas cargas através do setor portuário, bem como o estímulo aos atuais clientes no sentido da viabilização do aumento de suas mercadorias a serem exportadas ou importadas; Resgatando os clientes que já movimentaram as suas cargas através do setor portuário, bem como o estímulo aos atuais clientes no sentido da viabilização do aumento de suas mercadorias a serem exportadas ou importadas; Integração dos municípios do (Vale do Paraíba fluminense e paulista, e o Sul de Minas). O Porto de Angra esta situado no eixo entre Rio x São Paulo; Integração dos municípios do (Vale do Paraíba fluminense e paulista, e o Sul de Minas). O Porto de Angra esta situado no eixo entre Rio x São Paulo; A exploração comercial do trecho da F.C.A. que são interligadas com as principais ferrovias brasileiras, que passa por 277 municípios cortados em 07 estados. A exploração comercial do trecho da F.C.A. que são interligadas com as principais ferrovias brasileiras, que passa por 277 municípios cortados em 07 estados.

26 Clientes/Cargas exploradas no Porto de Angra MANNESMANN 0,33% SAINT GOBAIN 0, 06% TRIGO EM GRÃO A GRANEL 14% CONCENTRADO ZINCO/ BARRILHA 5% MINÉRIO 1% C.S.N. 39% GERDAU 37% CEVADA / MALTE EM GRÃO 3% CARGA GERAL 0,34% BELGO MINEIRA 0,01% COMAFAL / CENTERTRADING 1%

27 Potencialidades Potencialidades Offshore; Offshore; A industria de petróleo, que envolve as atividades de pesquisa, exploração, produção, logística e desenvolvimento tecnológico, é fundamental para o País. A crescente demanda do consumo de derivados de petróleo e a necessidade de elevar as reservas estratégicas, torna inevitável e irrecusável a ampliação da indústria do petróleo, e a atividade de offshore é a base desse crescimento, daí a importância estratégica do Porto de Angra dos Reis, a viabilidade técnica da vocação do Porto de Angra tornar-se uma base de apoio as operações offshore constituirá em uma alternativa no apoio as plataformas. A industria de petróleo, que envolve as atividades de pesquisa, exploração, produção, logística e desenvolvimento tecnológico, é fundamental para o País. A crescente demanda do consumo de derivados de petróleo e a necessidade de elevar as reservas estratégicas, torna inevitável e irrecusável a ampliação da indústria do petróleo, e a atividade de offshore é a base desse crescimento, daí a importância estratégica do Porto de Angra dos Reis, a viabilidade técnica da vocação do Porto de Angra tornar-se uma base de apoio as operações offshore constituirá em uma alternativa no apoio as plataformas.

28 Potencialidades Potencialidades Offshore; Offshore; As situadas ao Sul de Bacia de Campos, em áreas afastadas das coordenada do Porto de Forno; As situadas ao Sul de Bacia de Campos, em áreas afastadas das coordenada do Porto de Forno; Aquelas que se encontram em regiões de sua exclusiva influência na Bacia de Santos; Aquelas que se encontram em regiões de sua exclusiva influência na Bacia de Santos; A vantagem relativa do Porto de Angra configura-se também, pela excelente infra-estrutura existente no município, propiciada pelo estaleiro já existente e a presença das centrais nucleares aliados ao acesso rodoviário e ferroviário do Porto de Angra dos Reis; A vantagem relativa do Porto de Angra configura-se também, pela excelente infra-estrutura existente no município, propiciada pelo estaleiro já existente e a presença das centrais nucleares aliados ao acesso rodoviário e ferroviário do Porto de Angra dos Reis;

29 Abrangência da Bacia de Santos Fonte: Agência Nacional do Petróleo

30 Abrangência da Bacia de Campos Fonte: Agência Nacional do Petróleo

31 Potencialidades Potencialidades Turismo; Turismo; O turismo se transformou em uma das atividades mais importantes do mercado mundial. Angra dos Reis tem a reputação de ser uma cidade turística, pelas suas belezas naturais. Mas, na verdade, esta atividade gera poucos recursos para o Município, atualmente por não possuir a estrutura necessária para seu pleno desenvolvimento. Atualmente o centro de Angra está dividida entre parte baixa e cerros – os morros – em volta da baía. O turismo se transformou em uma das atividades mais importantes do mercado mundial. Angra dos Reis tem a reputação de ser uma cidade turística, pelas suas belezas naturais. Mas, na verdade, esta atividade gera poucos recursos para o Município, atualmente por não possuir a estrutura necessária para seu pleno desenvolvimento. Atualmente o centro de Angra está dividida entre parte baixa e cerros – os morros – em volta da baía.

32 Potencialidades Potencialidades Turismo ; Turismo ; Criação de um terminal turístico moderno para operação de desembarque de turistas; Criação de um terminal turístico moderno para operação de desembarque de turistas; Revitalização dos prédios históricos preservando a arquitetura característica, e a reurbanização da cidade alta(morros), incluindo restaurantes, bares e cafés; Revitalização dos prédios históricos preservando a arquitetura característica, e a reurbanização da cidade alta(morros), incluindo restaurantes, bares e cafés; Revitalizar e estruturar as diversas praias, e ilhas preparando para o recebimento dos turistas; Revitalizar e estruturar as diversas praias, e ilhas preparando para o recebimento dos turistas; Incentivo ao consumo dos produtos e culinárias da região(artesanato, maricultura e o pescado); Incentivo ao consumo dos produtos e culinárias da região(artesanato, maricultura e o pescado);

33 Ações que o Porto de Angra necessita para o fim do Gargalo Porto de Angra dos Reis

34 Investimentos em Infra-estrutura A dragagem; A dragagem; A melhoria dos acessos ferroviário e rodoviário; A melhoria dos acessos ferroviário e rodoviário; A implantação do terceiro berço; A implantação do terceiro berço;

35 A dragagem no Porto e um fator primordial para o setor. Após mais de 30 anos sem dragagem de manutenção, o Porto viu a sua profundidade de projeto de 10 metros aos poucos reduzir para 8 metros, inviabilizando assim o ingresso de embarcações de maior porte e de menor custo de frete. Dragagem do Porto

36 2 Canais de Acesso Sul => Extensão 8 km Largura de 160m Largura de 160m Profundidade de 14 m Profundidade de 14 m Norte => Extensão 11 km Largura de 150m Largura de 150m Profundidade de 14 m Profundidade de 14 m

37 Canal de Acesso (Foto Aérea)

38 Bacia de Evolução 320m de Diâmetro com 8,84m de Profundidade na Preamar (Devido a um caroço existente na bacia) Caroço existente, impedindo a atracação dos navios na maré baixa

39 Acesso Ferroviário Criação do terceiro trilho para o aumento da bitola(estreita) existente para a bitola larga; Ações com investimento para a adequação dos gabaritos de pontes e túneis; Investimentos para melhoria do pátio de manobras;

40 Acesso Rodoviário Ações com investimento na melhoria do trevo de acesso a entrada do município de Angra dos Reis; Pontos de refugos para as diversas carretas para a segurança e desafogamento do tráfego; Ações urgentes com investimento na melhoria dos túneis, no que diz respeito à pavimentação e iluminação;

41 A implantação do terceiro berço é de fundamental importância para o setor, pois irá incorporar uma retro- área de aproximadamente m2, no qual facilitará a implantação das vertentes abordadas como o Offshore e o Turismo; Implantação do terceiro berço

42 E os trabalhadores portuários tem a certeza, que só alcançaremos estes objetivos com a união e a vontade política dos governos, dos empresários do setor e de toda classe trabalhadora E os trabalhadores portuários tem a certeza, que só alcançaremos estes objetivos com a união e a vontade política dos governos, dos empresários do setor e de toda classe trabalhadora


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