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O TEODOLITO No caso de se calcular a á á á á á rrrr eeee aaaa de um local, primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente.

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1 O TEODOLITO No caso de se calcular a á á á á á rrrr eeee aaaa de um local, primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com o eixo de gravidade do local e que o 0° do movimento horizontal esteja direccionado a um ponto de referência escolhido (geralmente o P P P P P óóóó llll oooo NNNN oooo rrrr tttt eeee). Depois, o segundo ponto, marcado com uma estaca ou outro ponto (como uma árvore), é mirado através do telescópio, e a angulação obtida é medida na horizontal e na vertical. Usando uma tttt rrrr eeee nnnn aaaa, mede-se a distância entre os dois pontos. Seguindo esse raciocínio, a distância e os ângulos vertical e horizontal entre os outros pontos do local a ser estudado são medidos e a área pode ser calculada.

2 A SUA DECRIÇÃO O teodolito é um instrumento óptico utilizado na Topografia e na Agrimensura para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulação. Basicamente é um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé, podendo possuir ou não uma bússola incorporada.TopografiaAgrimensuraângulos triangulação telescópiotripé bússola

3 COMO UTILIZÁ-LO Posiciona o teodolito caseiro de modo que a sua base fique perpendicular ao objeto que vamos medir a altura. Medimos a distância do objeto até o teodolito com um metro. Através do canudo, miramos o pico do objeto (o ponto mais alto), com isso o arame marcará um ângulo no transferidor. Com esse ângulo usamos a trigonometria para medir a altura. (tangente do ângulo é igual ao cateto oposto (altura) dividido pelo cateto adjacente (distância do objeto ao teodolito)).

4 UTILIZAÇÃO PRATICA Colocar crianças de diferentes alturas a 1 metro de distância do prédio a ser medido.Fazer elas observarem através do Teodolito o ângulo dado para enxergar o pico deste prédio e, com a tabela das tangentes, fazer cada um deles calcular a altura do prédio. Os cálculos resultarão alturas distintas., pois os ângulos não serão os mesmos devido à diferença entre as alturas dos alunos. Então o professor questionará porque isso ocorre se estão medindo o mesmo prédio. O objetivo é fazer que os alunos pensem uma maneira (única) para calcular a altura do prédio

5 BIBLIOGRAFIA DO TRABALHO pt.wikipedia.org/wiki/Teodolito mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrg s/mat /webfolios/grupo4/teodolit o.htm paginas.terra.com.br/educacao/calculu/Text os/construindoteodolito.htm


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