A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Escolar Integradora

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Escolar Integradora"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Escolar Integradora
Este material é parte integrante da disciplina Empreendedorismo em Educação Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Escolar Integradora Universidade Castelo Branco – RJ Prof. Edvaldo de Farias, MSc. 2009

2 O PARADIGMA Como tocar os nove círculos abaixo, com 4 retas,
sem tirar o lápis do papel e sem passar pelo mesmo ponto mais de uma vez ?? O PARADIGMA

3 Prof. Ms. Edvaldo de Farias
PONTO DE V I STA Prof. Ms. Edvaldo de Farias

4 Empreendedorismo Como Estratégia Prof. Ms. Edvaldo de Farias
A ESCOLA NA PERSPECTIVA EMPRESARIAL DE INSTITUIÇÃO POTENCIALIZADORA DO TALENTO HUMANO: Empreendedorismo Como Estratégia Prof. Ms. Edvaldo de Farias

5 Prof. Ms. Edvaldo de Farias
Já que nós fazemos parte da elite produtora do capital intelectual desse país, como vemos o futuro profissional de nossos clientes? Prof. Ms. Edvaldo de Farias

6

7 A RELAÇÃO FORMAÇÃO X TRABALHO: UMA ESTABILIDADE QUE DEIXOU DE EXISTIR
Estabilidade curricular Previsibilidade do trabalho Atualização profissional planejada Especialização monofocal e esporádica Carreiras estruturadas de forma linear Garantia de emprego garantida pelo tempo de experiência ...

8 FOTOGRAFIA DA REALIDADE
RUPTURA RADICAL DA LINHA DO TEMPO QUE CONECTOU O PASSADO AO PRESENTE !!! NÚMERO ASSUSTADOR DE INOVAÇÕES EM POUQUÍSSIMO TEMPO E EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO !!!

9 2 Profissionais de Educação
OPORTUNIDADE 1 2 Profissionais de Educação com conhecimentos em informática (intranet), inglês e/ou espanhol, conhecimentos em treinamento empresarial, facilidade de relacionamento interpessoal, cultura geral, habilidade p/ supervisionar equipes multidisciplinares. R$ 1500,00 (20 horas semanais)

10 2 Profissionais de Educação, com titulação mínima de especialização,
OPORTUNIDADE 2 2 Profissionais de Educação, com titulação mínima de especialização, conhecimentos em informática, facilidade de relacionamento interpessoal, habilidade e experiência em técnicas de apresentação, interesse pela docência empresarial e habilidade para coordenar trabalho em equipes multidisciplinares. R$ 2400,00 (40 horas/mês)

11

12 QUESTÃO PARA PENSAR: Você está preparando pessoas para vencer essa corrida ou apenas para tentar sobreviver nela?

13 Prof. Ms. Edvaldo de Farias

14 vencer, nesse caso significa ...
perceber necessidades, ter idéias inovadoras, tomar decisões no momento certo e empreender ações concretas !! Tomar para si a gestão tanto dos talentos quanto das limitações !!

15 para ser reconhecido pela excelência no que faz, transformando-se numa referência de qualidade e sucesso o modelo mental tem que ser o da vontade de ganhar e não do medo de perder !!!

16 Prof. Ms. Edvaldo de Farias

17 MODELOS MENTAIS E O TRABALHO HUMANO
HOMO INDUSTRIALIS Bastava saber fazer as coisas definidas por alguém. A educação formal adestrava para a tarefa e fazia isso muito bem !! HOMO TECNOLOGICUS Era preciso saber fazer mas, a capacidade de inovar passa a ser um pré-requisito profissional. A educação formal teve que mudar em conteúdo e forma !!

18 MODELO MENTAL EMERGENTE HOMO INTELECTUS DIGITALIS
É preciso saber fazer, inovar continuamente e ainda ser capaz de associar conhecimentos e experiências na projeção de cenários futuros. A educação formal do jeito como se apresenta hoje está ficando pra trás ...

19 PARADIGMAS EMERGENTES ...
Dúvidas quanto ao novo valem mais que as certezas antigas; Escola é apenas um dos locais de obter conhecimento; A flexibilidade deve começar na formação do currículo pessoal; O auto-investimento é estratégia de sucesso pessoal; O erro é uma poderosa fonte de aprendizagem; O conhecimento está on-line em todos os cantos por aí ...

20 No mundo do trabalho, daqui pra frente, o que antes era considerado exceção passou a ser pré-requisito para entrar no jogo !!!

21 PRECISAMOS DE UMA ESCOLA ASSIM ...
Informal Alegre Desafiadora Competitiva Prática Inquieta Empreendedora Afetiva Integrada Conectada c/ o mundo Acessível

22 Pessoas que efetivamente façam diferença !!
COM ALUNOS ASSIM ... Buscam usar o seu potencial máximo, a cada dia; Procuram desenvolver cultura geral ampla; Sejam íntimos das novas tecnologias; Saibam explorar a força do trabalho em equipes; Tenham uma visão global e humana da realidade; Desenvolvam o hábito da aprendizagem contínua; Trabalhem com prazer e pelo prazer de todos; Percebam sempre novas oportunidades de aprendizagem... Pessoas que efetivamente façam diferença !!

23 POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL (FARIAS, 2004)
Você PARCEIRO. Vínculo derivado da capacidade de articulação profissional. Depende do abandono das vaidades profissionais. Demanda alto grau de diversificação dos conhecimentos. Em fase de expansão no mundo do trabalho. Você EMPRESÁRIO. Depende de ter pessoas e investir nelas para viabilizar seu negócio. Responsabilidade social é maior.Em fase de expansão no mundo. O Brasil é uma referência nesse aspecto. Você S.A. Vínculo derivado da competência. Depende da visibilidade profissional do mercado. Alta capacidade de negociação do valor do trabalho. Em fase de expansão no mundo. Você EMPREGADO. Vínculo assalariado. Depende da estrutura da empresa. Baixa capacidade de negociação do valor do trabalho. Em fase de retração no mundo.

24 ir além, ser mais, buscar a excelência !!!
FINALIZANDO, O QUE PRECISAMOS FAZER CONOSCO E COM O NOSSO ESTUDANTE ??? ir além, ser mais, buscar a excelência !!!

25

26

27                                                                              

28

29 As pessoas que fazem diferença na história da humanidade são, sem exceção, tão capazes quanto qualquer um de nós. O que os transforma em pessoas especiais é a obstinação por transformar metas em resultados, o fato de não buscarem o caminho mais fácil e jamais desejarem ser iguais à maioria ... São essencialmente EMPREENDEDORES !!!


Carregar ppt "Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Escolar Integradora"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google