A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS) SEMINÁRIO DE AUTO – AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2010/2011 COORDENAÇÃO: COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) ORGANIZAÇÃO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS) SEMINÁRIO DE AUTO – AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2010/2011 COORDENAÇÃO: COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) ORGANIZAÇÃO:"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS) SEMINÁRIO DE AUTO – AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2010/2011 COORDENAÇÃO: COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) ORGANIZAÇÃO: COMUNICAÇÃO E MAEKETING

2 Representantes docentes e discentes, por curso. Representantes Técnicos– administrativo, por setor. (TI, COMUNICAÇÃO E FINANCEIRO). Representante da sociedade civil. MEMBROS FPS – Bloco 9 - térreo – sala 8 LOCAL ENCONTROS QUINZENAIS SEGUNDAS – FEIRAS 11h 30 ÁS 13h PERÍODO DOS ENCONTROS ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DA CPA

3 CPA Comissão Própria de Avaliação Coordenar os processos internos da Auto – avaliação Institucional Instância Colegiada Caráter Consultivo Autônoma Criado pela Lei n° , de 14 de abril de SINAES/MEC CPA - O que ? Como funciona?

4 SEMINÁRIO CPA 2010/2011 APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DA PESQUISA AU TO- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RESULTADOS APRESENTAÇÃO DE CRONOGRAMA E PLANEJAMENTO 2011 PLANEJAMENTO AMPLIAÇÃO DO ACERVO FORMAÇÃO DOCENTE AMPLIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOCENTE E DISCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NOS COLEGIADOS AMPLIAÇÃO DOS LABORATÓRIOS AMPLIAÇÃO DO APOIO PSICOPEDAGÓGICO AMPLIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTERNA.MONITORIA – MUDANÇA DE PROVA. RETOMADA DA NEGOCIAÇÃO DO PLANO DE CARGO E CARREIRA. CONQUISTAS

5 DIMENSÃO 1: MISSÃO E PLANO DE DESENVOVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) DIMENSÃO 2: POLÍTICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DIMENSÃO 3: RESPONSABILID ADE SOCIAL DIMENSÃO 4: COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE DIMENSÃO 5: POLÍTICAS DE PESSOAL DIMENSÃO 6: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO DIMENSÃO 7: INFRA- ESTRUTURA FÍSICA DIMENSÃO 8 : PLANEJAMENT O E AVALIAÇÃO DIMENSÃO 9: POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES DIMENSÃO 10: SUSTENTABILIDAD E FINANCEIRA 10 DIMENSÕES

6 O Processo de Avaliação Institucional consiste de: Auto- Avaliação Avaliação Externa É o momento onde a própria instituição volta-se para o levantamento da sua realidade, utilizando metodologias e instrumentos que possibilitem uma análise abrangente e profunda sobre a sua estrutura institucional. É o momento de agregar o olhar externo ao processo interno. Pode ser praticada por especialista externo convidado e/ou pelo poder público por meio de suas ações de regulação do sistema de ensino

7 Qual é a situação atual? Qual é a situação futura? PDI AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Que caminhos seguir? Que caminhos seguir? Qual é a situação atual? Qual é a situação futura

8 Avaliação de Curso Avaliação de Curso Avaliação de Ensino-Aprendizagem Avaliação de Ensino-Aprendizagem

9 Ciclo do Processo de Avaliação Institucional Requisitos Metodologia do processo Dimensões, categorias e indicadores Planejamento e organização do processo Resultados Uso efetivo dos resultados Meta- Avaliação Operacionali- zação do processo

10 AUTO – AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - ATORES DO PROCESSO 2010 Tutores Coordenadores Direção Estudantes Técnicos Estudantes Tutores Técnicos administrativos Coordenadores de cursos e de apoio Direção Coordenação Tutores Técnico – Administrativo Estudantes

11 Avaliação Institucional 2010 RESULTADOSDESAFIOSAÇÕES

12 Missão e Objetivos PPC Matriz Curricular PDI CPA 97% 82% 90% 75%80% 100% 98,5% 91 % 95% 87,5%90% Tutores, Coordenadores - GERAL

13 Estudantes Missão e objetivos institucionais Nível de conhecimento a respeito Missão e Objetivos PPC Matriz C urricular PDI CPA 88,89%92,59%88,89%62,97%66,66% 86,96%84,79%78,26% 63,04% 83,21%72,73%64,34%48,95%48,25% 85,71%61,91%76,19%57,14% 86,19%78,00%76,92%61,83%58,77%

14 PARTICIPAÇÃO NA AUTO – AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Divulgar os resultados da auto – avaliação para a comunidade acadêmica. DESAFIO Disponibilizar apresentação dos resultados da avaliação no site e relatório final. Distribuir cópia do relatório para os Das e DCes, assim como biblioteca. Promover seminário de apresentação dos resultados. AÇÃO

15 PLANEJAMENTO (CPA) PDI – PPC - RI Divulgação, e garantia do entendimento, pela comunidade acadêmica, da função e importância dos documentos de planejamento IES. DESAFIO Disponibilizar todos os documentos da IES, tais como PDI, PCC e RI (no Ava) e Secretaria Acadêmica. Elaborar murais fixos e flexíveis com informações sobre esses documentos. AÇÃO

16 Garantir a representatividade efetiva dos representantes docentes e discentes nos colegiados de cursos, CPA e CENPEX. Ampliar o período de realização desses colegiados. DESAFIO Elaborar resolução reestruturando o CENPEX e periodicidade. Divulgar e marcar encontros. AÇÃO PARTICIPAÇÃO NAS ELABORAÇÕES DOS RESPECTIVOS DOCUMENTOS

17 Estudantes, Tutores, Coordenação Técnico Administrativo Geral

18 CLIMA INSTITUCIONAL – PROGRAMA DE QUALIDADE Sugerir a implantação de um setor de GP ou RH. Realizar um encontro setorial, por bimestre, para esclarecimentos e troca de ideias (setor administrativo e financeiro). DESAFIO Elaborar pesquisa sobre o clima organizacional. Prazo: até setembro de Apresentar Plano de cargos e Salários. Prazo: até dezembro de AÇÃO

19 PRÁTICA DE GESTÃO - HIERARQUIA Garantir maior engajamento e transparência dos atores acadêmicos nos planejamentos institucionais. DESAFIO Preparar um seminário sobre as metas institucionais para apresentar aos técnicos administrativos. Disponibilizar no site o organograma institucional e respectivas descrições de atribuições. Instituir um canal de comunicação direta. Iniciar o processo de estruturação de um programa de qualificação profissional. AÇÃO

20 O setor financeiro disponibilizará descritivo sobre os investimentos realizados. Prazo: até o final de dezembro de 2011 TRANSPARÊNCIA DESAFIO Garantir o conhecimento da comunidade interna acadêmica a respeito da sustentabilidade financeira da instituição e políticas de captação e alocação de recursos. DESAFIO Garantir o conhecimento da comunidade interna acadêmica a respeito da sustentabilidade financeira da instituição e políticas de captação e alocação de recursos.

21 Estudantes, Tutores, Coordenação Geral.

22 Integração Ensino/Pesquisa e Extensão Promover maior acesso dos atores acadêmicos as respectivas atividades acadêmicas de ensino/pesquisa e extensão. DESAFIO Divulgar cronograma para entrega de projetos do TCC; divulgação ampla dos editais de PIC e PIBIC; divulgar para os alunos as linhas de pesquisa de cada tutor. AÇÃO

23 Critérios de desenvolvimento de pesquisa Garantir maior visibilidade a respeito dos incentivos aos docentes quanto a atividades de pesquisa. DESAFIO Divulgar e implantar efetiva mente a Gratificação de Estímulo à Docência (GED). AÇÃO

24 INTEGRAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO Implantar um setor para coordenar as atividades de extensão. DESAFIO Garantir o planejamento integrado de pesquisa e extensão, a parir do CENPEX, com a mobilização dos respectivos coordenadores. AÇÃO

25 CURSOADMISSÃOAPOIO APRINTERCÂMBIO MEDICINA48,2546,1567,39 ENFERMAGEM60,8741,3052,45 FARMÁCIA42,8542,8642,85 FISOTERAPIA51,8562,9651,85 GERAL50,9548,3153,63 Estudantes, Tutores, Coordenação Técnico Administrativo Geral

26 APOIO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Implantar nivelamento de português. Parcela importante (+/- 20%) dos estudantes não está satisfeita. DESAFIO Solicitar a Direção Acadêmica o início do nivelamento no mês de AGOSTO. Entregue currículo e proposta para a direção acadêmica. AÇÃO

27 SELEÇÃO PARA MONITORIA Divulgar de forma mais eficiente as normas e procedimentos da seleção de monitoria DESAFIO Divulgar componentes dessa banca e informar períodos para seleção da monitoria. AÇÃO

28 APOIO PSICOPEDAGÓGICO Ampliar o serviço de apoio psicopedagógico. Garantir atendimento efetivo as dificuldades de aprendizagem dos discentes. DESAFIO Aquisição de um profissional da área de psicopedagogia. AÇÃO

29 Com. Externa Comunicação InternaSite Comum. e Sistem. Entre Cursos e Unidades 54,5545,4580,4249,6 67, , ,348093,353,34 63,8572,6193,4362,61 Comunicação Estudantes, Tutores, Coordenação Técnico e Administrativo Geral

30 Potencializar os canais de comunicação interna. Garantir a unidade das informações. DESAFIO Ampliar as formas de comunicação (murais reais e virtuais). Identificar pessoa / setor responsável pelas divulgações intitucionais. Reapresentar o site institucional. AÇÃO CANAIS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

31 Estudantes, Tutores, Coordenação, Técnico Administrativo Geral.

32 Ampliar o número de gabinetes para docentes. Ampliar o número de gabinetes para NDE. Melhorar a cantina. Ampliar o número laboratórios e de equipamentos do curso de Farmácia DESAFIO Apresentar a Direção a relação dos equipamentos necessários para a ampliação dos laboratórios do Curso de Farmácia. Apresentar a Direção a proposta dos locais para essas identificações. (NDE e DOCENTES). Sugerir melhorias na cantina (atendimento, diversidade, qualidade e preço). AÇÃO LABORATÓRIO – CANTINA - GABINETES

33 Estudantes, Tutores, Coordenação, Técnico Administrativo Geral.

34 Ampliar e atualizar parte do acervo dos cursos. Rever o sistema de empréstimo. Tornar mais claro potencial de parâmetros MEC/IES. DESAFIO Criar novas regras para a biblioteca no que tange a empréstimos. Realizar adequações no que refere a acessibilidade. Verificar sistema de empréstimos de livros na biblioteca IMIP. Verificar empréstimos de livros discentes/internatos/FPS. AÇÃO NÚMERO DE VOLUMES - EMPRÉSTIMOS

35 Estudantes, Tutores e Geral.

36 Auto AvalAuto AvaTeste CogAval ParesTHC 71,7481,4866,774,0756,53 70,3778,2658,6971,7476,19 71,7465,7370,6362,2460,14 70,7981,4880,9676,1981,48 71,1676,7469,2571,0668,59 Auto Aval Institucional Auto Aval Discente Teste CognitivoAval ParesTHC 71,1676,7469,2571,0668, ,55577, ,3953,9153,9248,6962,03 Estudantes, Tutores, Coordenador e Geral. FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM, MEDICINA FARMÁCIA e GERAL.

37 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM REFLEXÕES Promover uma ampla discussão com os diversos atores acadêmicos a respeito do processo de avaliação da aprendizagem dos cursos na IES. DESAFIO Colocar em prioridade as reflexões a respeito do Teste cognitivo (forma). Segundo semestre. Analisar as modificações realizadas nas avaliações dos laboratórios. Rediscutir o teste Progressivo (conteúdo, forma e aplicação). AÇÃO

38 AUTO – AVALIAÇÃO – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - ACESSO Garantir maior compreensão por parte da comunidade acadêmica, quanto ao processo de avaliação da Instituição: aprendizagem, autoavaliação de curso e institucional. DESAFIO Tornar instrumento de AAI mais compreensível e divulgar amplamente a CPA. Realizar 1 seminário semestral para divulgação dos procedimentos de avaliação e planejamento; Elaborar Manual de Avaliação. AÇÃO

39 AVALIAÇÕES ON LINE Implantar a avaliação on line para APP, AA E ATT. Implantar avaliação on line para as Institucionais. DESAFIO Solicitar a TI as devidas adequações no sistema para implantação no 2º semestre de AÇÃO

40 AVALIAÇÃO FORMATIVA Promover reflexões permanentes do processo de avaliação da aprendizagem por parte de todos os envolvidos. DESAFIO Durante a Semana Acadêmica discutir os processos avaliativos como um todo: avaliação institucional, de curso e de aprendizagem, apontando as fragilidades e potencialidades com monitoramento da coordenação da avaliação. Disponibilizar resultados das avaliações por módulo. Sugerir discussões tutores/alunos, por módulos. AÇÃO

41 SEGMENTODEMOCRACIA INCLUSÃO SOCIAL INCLUSÃO ECONÔMICA ESTUDANTES69,58%66,07%60,97% TUTORES72,5%55,00%72,00% COORDENADORES40,00% 80,00% GERAL60,69%53,69%70,99% Estudantes, Tutores e Geral.

42 Difundir e garantir maior conhecimento e reconhecimento da comunidade acadêmica a respeito das ações sociais promovidas pela IES. DESAFIO Preparar estratégias de divulgação sobre as atividades e implantar seminários de mobilização. AÇÃO Conhecimento da comunidade acadêmica sobre as ações sociais da IES

43 CRONOGRAMA CPA 2011 FEVEREIRO – MARÇO E ABRIL fevereiro 09/02 – Apresentação e a discussão da matriz estratégica que comporá o relatório /02 –Apresentação da minuta do relatório FINAL da CPA – auto – avaliação institucional de março 15/03 – Encontro com os avaliadores do INEP para reconhecimento do curso de Enfermagem. abril 05/04 – Encontro com os avaliadores do INEP para reconhecimento do curso de Fisioterapia. 11\04 – Encontro para avaliar a visita dos avaliadores do INEP e discutir as estratégias para os procedimentos futuros. Análise das questões propostas para o instrumento de auto – avaliação e das intervenções em MAIO – JUNHO - JULHO Maio 02\05 Aprovação final do cronograma 16\05 Aprovação do instrumento de auto – avaliação 30\05 Apresentação no sistema – testagem junho 10 Seminário de Avaliação Auto institucional – lançamento no sistema da nova auto – avaliação – período on line de 06\ a 13\ A 20 – Trabalho interno da equipe quanto a coleta e estruturação dos dados da pesquisa. 27 – Encontro para avaliação do seminário e apresentação da coleta dos dados da pesquisa de auto- avaliação institucional. julho Férias agosto 08 – Apresentação dos resultados consolidados da auto – avaliação institucional e discussões. 22 – Proposição de ações a serem implementadas para intervenções dos resultados.

44 CRONOGRAMA AGOSTO – SETEMBRO - OUTUBRO agosto 08 – Apresentação dos resultados consolidados da auto – avaliação institucional e discussões. 22 – Proposição de ações a serem implementadas para intervenções dos resultados. Setembro 12 e 26 – Elaboração dos novos instrumentos para segunda parte da auto – avaliação institucional. Outubro – 10 - Definição do instrumento Avaliação parcial a respeito dos planos de ação NOVEMBRO - DEZEMBRO novembro 07 – Período de aplicação do instrumento de auto – avaliação institucional 08 A 18 – Coleta e tratamento dos dados 21 - Apresentação dos resultados da pesquisa dezembro 12 – Início da elaboração da planilha estratégica – por setores Restante do mês – trabalhos internos intersetoriais


Carregar ppt "FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS) SEMINÁRIO DE AUTO – AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2010/2011 COORDENAÇÃO: COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) ORGANIZAÇÃO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google