A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS)"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS)
SEMINÁRIO DE AUTO – AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2010/2011 COORDENAÇÃO: COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) ORGANIZAÇÃO: COMUNICAÇÃO E MAEKETING

2 ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DA CPA ENCONTROS QUINZENAIS
MEMBROS Representantes docentes e discentes, por curso. Representantes Técnicos– administrativo, por setor. (TI, COMUNICAÇÃO E FINANCEIRO). Representante da sociedade civil. LOCAL FPS – Bloco 9 - térreo – sala 8 PERÍODO DOS ENCONTROS ENCONTROS QUINZENAIS SEGUNDAS – FEIRAS 11h 30 ÁS 13h

3 CPA - O que ? Como funciona?
Comissão Própria de Avaliação CPA Coordenar os processos internos da Auto – avaliação Institucional Instância Colegiada Autônoma Caráter Consultivo Criado pela Lei n° , de 14 de abril de 2004. SINAES/MEC

4 SEMINÁRIO CPA 2010/2011 APRESENTAÇÃO DE CRONOGRAMA E PLANEJAMENTO 2011
RESULTADOS APRESENTAÇÃO DO RESULTADO DA PESQUISA AU TO- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PLANEJAMENTO APRESENTAÇÃO DE CRONOGRAMA E PLANEJAMENTO 2011 CONQUISTAS AMPLIAÇÃO DO ACERVO FORMAÇÃO DOCENTE AMPLIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOCENTE E DISCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS NOS COLEGIADOS AMPLIAÇÃO DOS LABORATÓRIOS AMPLIAÇÃO DO APOIO PSICOPEDAGÓGICO AMPLIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTERNA.MONITORIA – MUDANÇA DE PROVA. RETOMADA DA NEGOCIAÇÃO DO PLANO DE CARGO E CARREIRA.

5 10 DIMENSÕES DIMENSÃO 10: SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA
DIMENSÃO 1: MISSÃO E PLANO DE DESENVOVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) DIMENSÃO 2: POLÍTICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DIMENSÃO 3: RESPONSABILIDADE SOCIAL DIMENSÃO 4: COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE DIMENSÃO 5: POLÍTICAS DE PESSOAL DIMENSÃO 6: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO DIMENSÃO 7: INFRA-ESTRUTURA FÍSICA DIMENSÃO 8 : PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DIMENSÃO 9: POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES DIMENSÃO 10: SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

6 O Processo de Avaliação Institucional consiste de:
É o momento onde a própria instituição volta-se para o levantamento da sua realidade, utilizando metodologias e instrumentos que possibilitem uma análise abrangente e profunda sobre a sua estrutura institucional. Auto-Avaliação É o momento de agregar o olhar externo ao processo interno. Pode ser praticada por especialista externo convidado e/ou pelo poder público por meio de suas ações de regulação do sistema de ensino Avaliação Externa

7 Qual é a situação atual? situação futura? PDI AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Que caminhos seguir? Qual é a situação atual? situação futura A auto-avaliação como instrumento de auto-controle da realidade institucional e do seu planejamento.

8 Avaliação Institucional
Avaliação de Ensino-Aprendizagem Avaliação de Curso

9 Uso efetivo dos resultados
Requisitos Meta-Avaliação Planejamento e organização do processo Ciclo do Processo de Avaliação Institucional Uso efetivo dos resultados Metodologia do processo Dimensões, categorias e indicadores Resultados Operacionali-zação do processo

10 2010 2011.1 2011.2 AUTO – AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - ATORES DO PROCESSO
Tutores Coordenadores Direção Estudantes Técnicos 2011.1 Técnicos administrativos Coordenadores de cursos e de apoio. 2011.2 Coordenação Técnico – Administrativo

11 Avaliação Institucional 2010
RESULTADOS DESAFIOS AÇÕES

12 Tutores , Coordenadores - GERAL
Missão e Objetivos PPC Matriz Curricular PDI CPA 97% 82% 90% 75% 80% 100% 98,5% 91 % 95% 87,5% Tutores , Coordenadores - GERAL

13 Missão e objetivos institucionais Nível de conhecimento a respeito
Estudantes Missão e objetivos institucionais Nível de conhecimento a respeito Missão e Objetivos PPC Matriz C urricular PDI CPA 88,89% 92,59% 62,97% 66,66% 86,96% 84,79% 78,26% 63,04% 83,21% 72,73% 64,34% 48,95% 48,25% 85,71% 61,91% 76,19% 57,14% 86,19% 78,00% 76,92% 61,83% 58,77%

14 PARTICIPAÇÃO NA AUTO – AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
DESAFIO Divulgar os resultados da auto – avaliação para a comunidade acadêmica. AÇÃO Disponibilizar apresentação dos resultados da avaliação no site e relatório final. Distribuir cópia do relatório para os Das e DCes, assim como biblioteca. Promover seminário de apresentação dos resultados.

15 PLANEJAMENTO (CPA) PDI – PPC - RI
DESAFIO Divulgação, e garantia do entendimento, pela comunidade acadêmica, da função e importância dos documentos de planejamento IES. AÇÃO Disponibilizar todos os documentos da IES, tais como PDI , PCC e RI (no Ava) e Secretaria Acadêmica. Elaborar murais fixos e flexíveis com informações sobre esses documentos.

16 PARTICIPAÇÃO NAS ELABORAÇÕES DOS RESPECTIVOS DOCUMENTOS
DESAFIO Garantir a representatividade efetiva dos representantes docentes e discentes nos colegiados de cursos, CPA e CENPEX. Ampliar o período de realização desses colegiados. AÇÃO Elaborar resolução reestruturando o CENPEX e periodicidade. Divulgar e marcar encontros.

17 Estudantes, Tutores, Coordenação Técnico Administrativo Geral
Participação em Colegiado Hierarquia Prática de Gestão Participação nas Decisões Abertura para Críticas PCCS Programa de Qualidade Clima Institucional 43,36 41,26 52,54 46,15 48,95 75 70 85 82,5 72 50 45,9 95 40 80 100 20 46,67 53,34 60 33,3 6,67 73 51,26 42,82 67,72 67,16 70,24 25,83 18,14 67,00 Estudantes, Tutores, Coordenação Técnico Administrativo Geral

18 CLIMA INSTITUCIONAL – PROGRAMA DE QUALIDADE
DESAFIO Sugerir a implantação de um setor de GP ou RH. Realizar um encontro setorial, por bimestre, para esclarecimentos e troca de ideias (setor administrativo e financeiro). AÇÃO Elaborar pesquisa sobre o clima organizacional. Prazo: até setembro de 2011. Apresentar Plano de cargos e Salários. Prazo: até dezembro de 2011.

19 PRÁTICA DE GESTÃO - HIERARQUIA
DESAFIO Garantir maior engajamento e transparência dos atores acadêmicos nos planejamentos institucionais. AÇÃO Preparar um seminário sobre as metas institucionais para apresentar aos técnicos administrativos. Disponibilizar no site o organograma institucional e respectivas descrições de atribuições. Instituir um canal de comunicação direta. Iniciar o processo de estruturação de um programa de qualificação profissional.

20 Prazo: até o final de dezembro de 2011
TRANSPARÊNCIA DESAFIO Garantir o conhecimento da comunidade interna acadêmica a respeito da sustentabilidade financeira da instituição e políticas de captação e alocação de recursos. O setor financeiro disponibilizará descritivo sobre os investimentos realizados . Prazo: até o final de dezembro de 2011

21 Estudantes, Tutores, Coordenação Geral.
Metodologia ABP Integração Ens. Pesq e Ext. Critérios Desenv. de Pesquisa Integração Graduação e Pós 93 63,64 55,24 31,47 100 65 72,5 37,5 40 80 20 97,67 56,21 69,25 29,66

22 Integração Ensino/Pesquisa e Extensão
DESAFIO Promover maior acesso dos atores acadêmicos as respectivas atividades acadêmicas de ensino/pesquisa e extensão. AÇÃO Divulgar cronograma para entrega de projetos do TCC; divulgação ampla dos editais de PIC e PIBIC; divulgar para os alunos as linhas de pesquisa de cada tutor.

23 Critérios de desenvolvimento de pesquisa
DESAFIO Garantir maior visibilidade a respeito dos incentivos aos docentes quanto a atividades de pesquisa. AÇÃO Divulgar e implantar efetiva mente a Gratificação de Estímulo à Docência (GED).

24 INTEGRAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO
DESAFIO Implantar um setor para coordenar as atividades de extensão. AÇÃO Garantir o planejamento integrado de pesquisa e extensão, a parir do CENPEX, com a mobilização dos respectivos coordenadores.

25 Estudantes, Tutores, Coordenação Técnico Administrativo Geral
CURSO ADMISSÃO APOIO APR INTERCÂMBIO MEDICINA 48,25 46,15 67,39 ENFERMAGEM 60,87 41,30 52,45 FARMÁCIA 42,85 42,86 FISOTERAPIA 51,85 62,96 GERAL 50,95 48,31 53,63 Estudantes, Tutores, Coordenação Técnico Administrativo Geral

26 APOIO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
DESAFIO Implantar nivelamento de português. Parcela importante (+/-20%) dos estudantes não está satisfeita. AÇÃO Solicitar a Direção Acadêmica o início do nivelamento no mês de AGOSTO. Entregue currículo e proposta para a direção acadêmica.

27 SELEÇÃO PARA MONITORIA
DESAFIO Divulgar de forma mais eficiente as normas e procedimentos da seleção de monitoria AÇÃO Divulgar componentes dessa banca e informar períodos para seleção da monitoria.

28 APOIO PSICOPEDAGÓGICO
DESAFIO Ampliar o serviço de apoio psicopedagógico. Garantir atendimento efetivo as dificuldades de aprendizagem dos discentes. AÇÃO Aquisição de um profissional da área de psicopedagogia.

29 Comum. e Sistem. Entre Cursos e Unidades
Comunicação Estudantes, Tutores , Coordenação Técnico e Administrativo Geral Com. Externa Comunicação Interna Site Comum. e Sistem. Entre Cursos e Unidades 54,55 45,45 80,42 49,6 67,5 85 100 87,5 80 60 53,34 93,3 63,85 72,61 93,43 62,61

30 CANAIS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
DESAFIO Potencializar os canais de comunicação interna. Garantir a unidade das informações. AÇÃO Ampliar as formas de comunicação (murais reais e virtuais). Identificar pessoa / setor responsável pelas divulgações intitucionais. Reapresentar o site institucional.

31 Estudantes, Tutores, Coordenação, Técnico Administrativo
Salas de tutoria Sala de Exposição Laboratório Cantina Copiadora Secretaria Acadêmica 83,91 93,48 47,62 42,86 38,1 80,96 97,5 67,5 35 65 100 20 60 73,34 66,67 77,3 40 93 88,6875 89,4125 73,105 29,465 50,775 92,865 Estudantes, Tutores, Coordenação, Técnico Administrativo Geral.

32 LABORATÓRIO – CANTINA - GABINETES
DESAFIO Ampliar o número de gabinetes para docentes. Ampliar o número de gabinetes para NDE. Melhorar a cantina. Ampliar o número laboratórios e de equipamentos do curso de Farmácia AÇÃO Apresentar a Direção a relação dos equipamentos necessários para a ampliação dos laboratórios do Curso de Farmácia. Apresentar a Direção a proposta dos locais para essas identificações. (NDE e DOCENTES). Sugerir melhorias na cantina (atendimento, diversidade , qualidade e preço).

33 Estudantes, Tutores, Coordenação, Técnico Administrativo Geral.
Horário de Atendimento Nº de Volumes por aluno Acessibilidade Atendimento do funcionário 95,24 33,33 76,19 90,47 100 65 92,5 80 46,6 73,3 73,34 93,81 61,23 82,37 89,08

34 NÚMERO DE VOLUMES - EMPRÉSTIMOS
DESAFIO Ampliar e atualizar parte do acervo dos cursos. Rever o sistema de empréstimo. Tornar mais claro potencial de parâmetros MEC/IES. AÇÃO Criar novas regras para a biblioteca no que tange a empréstimos. Realizar adequações no que refere a acessibilidade. Verificar sistema de empréstimos de livros na biblioteca IMIP. Verificar empréstimos de livros discentes/internatos/FPS.

35 Estudantes, Tutores e Geral.
Facilidade de Acesso Atenção dispensada no Atendimento Cumprimento e Andamento dos acordos Aplica e Divulga o PPC Acompanhamento das Turmas e Tutores 83,21 87,41 89,51 78,33 81,81 97,5 95 87,5 85 90,36 91,21 92,26 82,92 83,41

36 Auto Aval Institucional
FISIOTERAPIA, ENFERMAGEM, MEDICINA FARMÁCIA e GERAL. Estudantes, Tutores, Coordenador e Geral. Auto Aval Institucional Auto Aval Discente Teste Cognitivo Aval Pares THC 71,16 76,74 69,25 71,06 68,59 90 65 52,5 55 77,5 80 20 40 80,39 53,91 53,92 48,69 62,03 Auto Aval Auto Ava Teste Cog Aval Pares THC 71,74 81,48 66,7 74,07 56,53 70,37 78,26 58,69 76,19 65,73 70,63 62,24 60,14 70,79 80,96 71,16 76,74 69,25 71,06 68,59

37 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM REFLEXÕES
DESAFIO Promover uma ampla discussão com os diversos atores acadêmicos a respeito do processo de avaliação da aprendizagem dos cursos na IES. AÇÃO Colocar em prioridade as reflexões a respeito do Teste cognitivo (forma). Segundo semestre. Analisar as modificações realizadas nas avaliações dos laboratórios. Rediscutir o teste Progressivo (conteúdo, forma e aplicação).

38 AUTO – AVALIAÇÃO – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - ACESSO
DESAFIO Garantir maior compreensão por parte da comunidade acadêmica, quanto ao processo de avaliação da Instituição: aprendizagem, autoavaliação de curso e institucional. AÇÃO Tornar instrumento de AAI mais compreensível e divulgar amplamente a CPA. Realizar 1 seminário semestral para divulgação dos procedimentos de avaliação e planejamento; Elaborar Manual de Avaliação.

39 AVALIAÇÕES ON LINE Implantar a avaliação on line para APP, AA E ATT.
DESAFIO Implantar a avaliação on line para APP, AA E ATT. Implantar avaliação on line para as Institucionais. AÇÃO Solicitar a TI as devidas adequações no sistema para implantação no 2º semestre de 2011.

40 AVALIAÇÃO FORMATIVA DESAFIO Promover reflexões permanentes do processo de avaliação da aprendizagem por parte de todos os envolvidos. AÇÃO Durante a Semana Acadêmica discutir os processos avaliativos como um todo: avaliação institucional, de curso e de aprendizagem, apontando as fragilidades e potencialidades com monitoramento da coordenação da avaliação. Disponibilizar resultados das avaliações por módulo. Sugerir discussões tutores/alunos, por módulos.

41 Estudantes, Tutores e Geral.
SEGMENTO DEMOCRACIA INCLUSÃO SOCIAL INCLUSÃO ECONÔMICA ESTUDANTES 69,58% 66,07% 60,97% TUTORES 72,5% 55,00% 72,00% COORDENADORES 40,00% 80,00% GERAL 60,69% 53,69% 70,99% Estudantes, Tutores e Geral.

42 Conhecimento da comunidade acadêmica sobre as ações sociais da IES
DESAFIO Difundir e garantir maior conhecimento e reconhecimento da comunidade acadêmica a respeito das ações sociais promovidas pela IES. AÇÃO Preparar estratégias de divulgação sobre as atividades e implantar seminários de mobilização.

43 CRONOGRAMA CPA 2011 FEVEREIRO – MARÇO E ABRIL MAIO – JUNHO - JULHO
09/02 – Apresentação e a discussão da matriz estratégica que comporá o relatório 2010.  23/02 –Apresentação da minuta do relatório FINAL da CPA – auto – avaliação institucional de 2010. março 15/03 – Encontro com os avaliadores do INEP para reconhecimento do curso de Enfermagem. abril 05/04 – Encontro com os avaliadores do INEP para reconhecimento do curso de Fisioterapia. 11\04 – Encontro para avaliar a visita dos avaliadores do INEP  e discutir as estratégias para os procedimentos futuros. Análise das questões propostas para o instrumento de auto – avaliação e das intervenções em 2011. Maio 02\05 Aprovação final do cronograma  16\05 Aprovação do instrumento de auto – avaliação  30\05 Apresentação no sistema – testagem junho  10 Seminário de Avaliação Auto institucional –lançamento no sistema da nova auto – avaliação – período on line de 06\ a 13\06. 13 A 20 – Trabalho interno da equipe quanto a coleta e estruturação dos dados da pesquisa. 27 – Encontro para avaliação do seminário e apresentação da coleta dos dados da pesquisa de auto- avaliação institucional. julho Férias agosto 08 – Apresentação dos resultados consolidados da auto – avaliação institucional e discussões. 22 – Proposição de ações a serem implementadas para intervenções dos resultados.

44 CRONOGRAMA NOVEMBRO - DEZEMBRO AGOSTO – SETEMBRO - OUTUBRO novembro
08 – Apresentação dos resultados consolidados da auto – avaliação institucional e discussões. 22 – Proposição de ações a serem implementadas para intervenções dos resultados. Setembro 12 e 26 – Elaboração dos novos instrumentos para segunda parte da auto – avaliação institucional. Outubro – 10 - Definição do instrumento. 24 - Avaliação parcial a respeito dos planos de ação 2011. novembro 07 – Período de aplicação do instrumento de auto – avaliação institucional 08 A 18 – Coleta e tratamento dos dados 21 - Apresentação dos resultados da pesquisa dezembro 12 – Início da elaboração da planilha estratégica – por setores Restante do mês – trabalhos internos intersetoriais


Carregar ppt "FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google