Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEloá Ornellas Alterado mais de 10 anos atrás
2
ESPORTE E EDUCAÇÃO Paula Korsakas
3
O que se fala sobre esporte e educação
O que se pesquisa sobre esporte e educação O que eu penso sobre esporte e educação
4
O que se fala sobre esporte e educação
O esporte não educa porque reflete valores negativos presentes em nossa cultura.
5
O que se fala sobre esporte e educação
O esporte não educa porque a competição promove comportamentos anti-sociais Banalização das agressões e violência no esporte: hockey legitimadas pelas regras, futebol espetáculo a parte da realidade Caracterizam as patologias sociais Zé Anibal E realmente são traços presentes no esporte, mas que espelham valores e atitudes presentes no cotidiano da nossa sociedade
6
O que se fala sobre esporte e educação
‘ O que se fala sobre esporte e educação O esporte educa porque se aprende a superar seus próprios limites. Adria dos Santos medalha de ouro.
7
O que se fala sobre esporte e educação
‘ O que se fala sobre esporte e educação O esporte educa porque promove a tolerância e o respeito ao próximo. Polêmica em razão de não se ter claro o conceito de educação
8
Educação Transmissão e aprendizado de técnicas culturais (uso, produção e comportamento) de grupos humanos. Modalidades ou formas de realizar/garantir a transmissão da cultura entre gerações. (ABBAGNANO, 1998) Educação é preservação e transmissão dos conhecimentos, hábitos costumes e técnicas acumulados na história de um povo ,
9
Educação SOCIEDADES PRIMITIVAS x SOCIEDADES CIVILIZADAS
Distingue-se pelos tipos de sociedade, primitivas ou civilizadas, não pelo grau ou nível de desenvolvimento. A distinção aqui se deve em razão da orientação dada à educação nestas diferentes sociedades. SOCIEDADES PRIMITIVAS: Transmissão de técnicas de trabalho e comportamento, Garantir sua relativa imutabilidade Conhecimentos, valores e atitudes passados de “pai para filho”, entre gerações, pois são considerados corretos e imutáveis, INDIVÍDUO: natureza inorgânica, ajustar à cultura de determinado grupo social. A finalidade da educação é posta a serviço da manutenção do status quo de determinada sociedade, se restringe a perpetuar valores , normas e costumes. SOCIEDADES CIVILIZADAS: Formar nos indivíduos a capacidade de corrigir e aperfeiçoar as técnicas de trabalho e comportamento. Não só transmitem seus conhecimentos, hábitos e valores acumulados historicamente, a sua cultura, como também buscam a evolução cultural INDIVÍDUO: natureza orgânica, e ai a educação deixa de focar na manutenção do status social, busca o desenvolvimento humano, como potencial de produção de cultura, e não mais como cultura cristalizada, sagrada. A crítica ,neste sentido, vai em direção inversa, pois vê-se em sociedades tidas como civilizadas a destruição de patrimônios culturais julgados velhos, sem importância ultrapassados (objetos, pessoas, construções, história, valores)
10
Esporte e educação SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Esporte: fenômeno cultural
Natureza educacional SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: Não existe sociedade pura. Não há sociedade tão primitiva que impeça avanços culturais (ex.: índios) ou sociedades absolutamente civilizadas que permitam aceleradas mudanças culturais, principalmente em relação aos valores e normas que controlam condutas dos indivíduos (ex.: conflitos entre pais e filhos) Esporte: VOLEI (micro-sistema social altamente civilizado) X FUTEBOL (micro-sistema social primitivo). SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: reproduz e produz cultura, simultaneamente Partindo deste conceito de educação essencialmente atrelado à cultura, o esporte educa ou não? ESPORTE FENÔMENO: educar é transmitir e produzir cultura - esporte= cultura como fenômeno sócio-cultural é educacional por essência, ainda que represente, como foi posto inicialmente, a lado negro da nossa sociedade,ou promova valores éticos e desenvolvimento humano. Esporte é cultura nas mais diversas formas de organização social e, portanto educa. Representa valores e normas culturais de cooperação e individualismo, de violência e paz. Código de sinais que ilustra como o mundo funciona (Bento) Além dos processos educativos de instrução (escola, projetos sociais), mas a cultura esportiva presente nos jornais, na tv, nas letras de música, nos rituais indígenas ou nos jogos olímpicos, que influenciam a formação do sujeito, a sua conduta diante do esporte e da vida.
11
O que se pesquisa sobre esporte e educação
Qual a atitude/orientação/visão da educação diante deste elemento cultural? Qual orientação o esporte assume nos processos educativos? Como o esporte é aprendido enquanto cultura? Como então, nós como sujeitos e cidadãos nos relacionamos com este fenômeno cultural, que papel lhe atribuímos na nossa formação como seres sociais, seres culturais: qual orientação ele assume nos processos educativos, primitiva ou civilizada? Para responder: auxílio de uma teoria da psicologia do esporte
12
O que se pesquisa sobre esporte e educação
Teoria das Metas de Realização (ROBERTS, 1992, 2001) Meta no esporte: competência Sentido subjetivo de competência e realização Difere pela definição e forma de julgamento da competência Meta pessoal, influências contextuais e culturais Identifica os objetivos das pessoas com o esporte qual o motivo de se envolverem com o fenômeno É pessoal, mas influenciada a partir de metas socialmente valorizadas, pessoas significativas ex.: pais e professores, técnicos
13
O que se pesquisa sobre esporte e educação
COMPETÊNCIA JULGAMENTO ORIENTAÇÃO AO EGO ORIENTAÇÃO À TAREFA superar os outros, ser o melhor comparação com outros superar a si próprio, melhorar auto-comparação EGO:demonstração de competência referenciada pelos outros, sucesso significa superar os outros, especialmente com pouco esforço Pode influenciar tanto -/+ a percepção de competência dependendo do resultado do desempenho. TAREFA: demonstração de competência autoreferenciada, o sucesso é aprender, aperfeiçoar ou dominar uma habilidade ou tarefa esportiva Tende a elevar a percepção de competência de todos, já que o critério de avaliação é individuailizado
14
O que se pesquisa sobre esporte e educação
SUPERAR AOS OUTROS SER O MELHOR SUPERAR A SI PRÓPRIO MELHORAR ALTA ALTA Relação ortogonal entre as orientações Ambas podem estar presentes em um mesmo indivíduo dependendo do contexto Mede-se a intensidade destas orientações. Ex.: Alta tarefa-baixo ego, baixo-baixo, alto-alto O fato é que não são apenas diferentes objetivos, mas dependendo da ênfase representam Visão de mundo e espore diferentes, Critérios de sucesso Revertem-se em atitudes distintas durante o envolvimento com o esporte BAIXA BAIXA
15
O que se pesquisa sobre esporte e educação
VISÃO E PROPÓSITOS DO ESPORTE SUPERAÇÃO DO OUTRO AUTO-SUPERAÇÃO Demonstrar superioridade Atingir status e popularidade Estimular competitividade Elevar auto-estima Promover cidadania Favorecer aprendizagem Estimular estilo de vida ativo Resultados de pesquisas com atletas adolescentes, estudantes, atletas portadores de deficiência, atletas adultos de elite, praticantes de atividades f´sicias, alunos em aulas de Educação f´sicia escolar OUTRO: ênfase nos resultados provenientes do esporte AUTO: ênfase no valor socializante do esporte
16
O que se pesquisa sobre esporte e educação
SUCESSO NO ESPORTE SUPERAÇÃO DO OUTRO AUTO-SUPERAÇÃO Ter alta capacidade Uso de meios desleais Esforço Cooperação Estados psicologicos baseados na interpretação da efetividade dos seus esforços Aqueles que buscam esta meta, mas percebem-se com baixa capacidade tendem a manifestar frustração e queda de motivação para prática, falta de auto-confiança e tendência ao abandono Níveis de stress mais elevados em função da situação ameaçadora a auto-estima Superar os outros não significa ser bom, ser competente, já que eu posso ser o menos pior, posso fazer a melhor partida da minha vida e ainda assim perder Sucesso= esforço valoriza algo que é necessário no processo de aprendizagem e treinamento do esporte Garante que todo, de fato, alcancem sucesso superando suas próprias limitações
17
O que se pesquisa sobre esporte e educação ESTRATÉGIAS NO ESPORTE
SUPERAÇÃO DO OUTRO AUTO-SUPERAÇÃO Prática como meio de demonstrar superioridade Vitória a qualquer custo Prática como meio de melhorar habilidades e capacidades Dedicação e esforço durante a prática
18
O que se pesquisa sobre esporte e educação
VALORES MORAIS E ATITUDES NO ESPORTE SUPERAÇÃO DO OUTRO AUTO-SUPERAÇÃO Preocupação com seus próprios interesses Trapaças para ganhar Agressão aos adversários, Descumprimento de regras Preocupação com interesses coletivos Consciência e prática da justiça e fair play
19
O que se pesquisa sobre esporte e educação
METAS NO ESPORTE Mediada por valores, expectativas e atitudes pessoais Resultante das experiências de socialização do indivíduo – EDUCAÇÃO Afeta o interesse e o envolvimento esportivo
20
O que eu penso sobre esporte e educação
Esporte, deve garantir experiências de socialização que promovam: Auto-realização Estilo de vida ativo Valores humanos universais Transformação das realidades individual e social AUTO-REALIZAÇÃO: fazer do homem uma pessoa singular em todas as suas grandezas física, estética, ética e moral Felicidade em viver de acordo com as nossas possibilidades ESTILO DE VIDA ATIVO: promover o envolvimento voluntário e prazeroso com a prática corporal O que me parece sensato, então é buscar que o esporte, enquanto elemento cultural possa servir como instrumento de transformação e, portanto, seja uma ferramenta de educação na perspectiva das sociedades civilizadas que busquem aperfeiçoar suas técnicas culturais, principalmente aquelas que regulam os comportamentos dos indivíduos, a fim de que se supere a visão do esporte em uma sociedade primitiva que serviria apenas para perpetuar os valores vigentes: individualismo, intolerância e violência, e resgate os ditos valores decadentes de Bento: lealdade, respeito às regras, entrega à ideais, valores humano universais TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE: não me refiro aqui apenas ao esporte educacional, que para mim é redundante, em detrimento do esporte de alto rendimento. Defendo que qualquer manifestação esportiva seja orientada nesta perspectiva, a fim de promover uma nova cultura esportiva, talvez parte daquele projeto de humanidade ainda por ser realizado à que o prof bento se referiu ontem. A possibilidade de estudar e aprender é simbolicamente representada pelo dia que fiz uma criança chorar: Ao invés disso, aprendi a me emocionar com os pequenos e grandes feitos das crianças.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.