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Comunicação e Comportamento Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1DPS Com Comp Org 8ª Aula 2013.

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1 Comunicação e Comportamento Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1DPS Com Comp Org 8ª Aula 2013

2 Este modelo, para predizer a eficácia da liderança, concentra-se naquilo que os líderes realmente fazem e como fazem. Há várias versões deste modelo, mas o que iremos aqui examinar sugere que o líder eficaz ajuda os indivíduos e os grupos a alcançarem seus objetivos de duas maneiras. Em primeiro lugar ele estabelece relações centradas nas tarefas com seus subordinados, focando na qualidade e na quantidade dos resultados a serem alcançados. Em segundo lugar, eles cultivam uma alta sensibilidade para identificar quais as necessidades e objetivos pessoais de seus subordinados, como pode apoiá-los, incentivando-os nesta busca. O modelo comportamental de liderança 2DPS Com Comp Org 8ª Aula /143

3 Já os modelos contingenciais, estes procuram identificar variáveis que permitem que certas características de liderança e comportamento sejam efetivas em situações específicas dadas. De acordo com Hellriegel, Slocum e Woodman existem quatro variáveis citadas como tendo influência no comportamento do líder, a saber: a) as características pessoais do líder; b) as características pessoais dos empregados; c) as características da equipe; d) a estrutura e as tarefas da equipe, do departamento ou da organização. Estas variáveis contingenciais não agem independentemente, mas interagem para influenciar a eficácia do estilo comportamental do líder. Modelos contingenciais 3DPS Com Comp Org 8ª Aula

4 Variáveis contingenciais que afetam o comportamento do líder. Contingências Características do grupo Características do líder Características do liderado Características das estruturas organizacionais Contingências Características do grupo Características do líder Características do liderado Características das estruturas organizacionais Comporta mento do líder Comporta mento dos liderados Comporta mento dos liderados Feedback 4DPS Com Comp Org 8ª Aula

5 Qual é o problema? Quais são as alternativas? Qual alternativa é a melhor? John Dewey, How we think Tratando a tomada de decisão como sinônimo de administração, eu estarei me referindo não meramente ao ato final de escolha entre alternativas, mas a todo o processo de decisão. Decision Making and Organization Design Administração e Processo Decisório nas Organizações 5DPS Com Comp Org 8ª Aula

6 Vocês já pararam para pensar porque os executivos, em grandes organizações, recebem polpudos salários, muito acima do que seria razoável imaginar? A razão é simples: eles tomam decisões críticas, que podem aumentar os lucros, aumentar o preço das ações ou absorver ou superar um competidor. O oposto é também verdadeiro. Quando as decisões são falhas ou inadequadas, elas podem comprometer o destino da organização por eles dirigida. 1. Administração é sobre seres humanos. Sua tarefa é tornar as pessoas capazes de atuar juntas, tornar sua força eficiente e sua fraqueza irrelevante. 2. Porque a administração lida com a integração de pessoas num objetivo comum, ela está profundamente ligada com a cultura. 6DPS Com Comp Org 8ª Aula /159

7 3. Todo empreendimento requer objetivos simples e comuns. A missão da administração tem de ser clara e grande o bastante para dar uma visão comum. 4. É também trabalho da administração tornar viáveis à empresa e a cada um de seus membros o crescimento e desenvolvimento, apesar das mudanças de necessidades e oportunidades. 5. Toda empresa é composta por pessoas de diferentes habilidades e conhecimento, fazendo diferentes tipos de trabalho. 6. Nem a grande quantidade de produção nem a baixa produção são por si mesmas um final adequado do desempenho da administração e da empresa. 7. Finalmente, a coisa mais importante a ser lembrada sobre qualquer empreendimento é que não há resultados dentro de suas paredes. 7DPS Com Comp Org 8ª Aula

8 A época em que vivemos e o desafios que enfrentamos não permitirão que gerentes e líderes complacentes sobrevivam por muito tempo. Novas idéias, novas formas de fazer as coisas e, talvez, o mais importante de tudo, novas formas de pensar sobre as coisas precisam ser avaliadas, adotadas, valorizadas e incorporadas ou rejeitadas para que a vida organizacional progrida. W. Bjur & G. Caravantes, ReAdministração em Ação, p. 50 A Nova Administração: Conceitos e Resultados Pretendidos 8DPS Com Comp Org 8ª Aula

9 É importante que, logo de início, esclareçamos o conceito da Nova Administração ou ReAdministração, como a temos chamado. Trata-se de uma abordagem integral, sistêmica e holística, e que, de forma crescentemente acelerada, ganha espaço na literatura administrativa. Quando falamos em aumento da eficiência, estamos pensando em redução de custos, em diminuição dos tempos nas operações, em maior produtividade, o que permitirá ampliar os mercados consumidores. 9DPS Com Comp Org 8ª Aula

10 Os três (E)s da organização Eficiência Eficácia Efetividade Está ligado aos meios: Redução de custos Diminuição dos tempos nas operações Maior produtividade Está ligado aos meios: Redução de custos Diminuição dos tempos nas operações Maior produtividade Está ligado aos fins: Consecução dos objetivos pretendidos Busca sistemática de resultados Está ligado aos fins: Consecução dos objetivos pretendidos Busca sistemática de resultados Está ligado à ética e à responsabilidade pública 10DPS Com Comp Org 8ª Aula

11 As 7 características da auto-atualização Imaginar a vida como um processo de infinitas escolhas. Auto-atualização é vivenciar tudo aquilo que se faz de maneira total. Auto-atualização significa que há um auto interior que pode ser atualizado. In dubio, ser honesto; quando em dúvida a tendência é faltar com a verdade. Ter coragem de expressar a própria opinião, ainda que esta pareça incomum, não-conformista, impopular até. Auto-realização não deve ser interpretada apenas como resultado final, mas também como um processo de atualização das potencialidades de cada um. Ficar atento às experiências culminantes (peak experiences). 1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º 7.º 11DPS Com Comp Org 8ª Aula

12 Mar de turbulência. Mudanças no campo social Mudanças no campo político Mudanças no campo econômico Mudanças no campo organizacional Mudanças no campo tecnológico Mudanças no campo do conhecimento Mudanças no campo gerencial Mudanças no campo da ecologia Mudanças no campo da valorização do homem 12DPS Com Comp Org 8ª Aula

13 Responsabilidade, Obrigação e Responsividade Social Responsabilidade social Obrigação social Responsividade social Define como a obrigação de empresa que vai além daquela requerida pela lei e pela economia, em busca de alcançar objetivos que são considerados bom pela sociedade. Corresponde à obrigação da empresa e satisfazer suas responsabilidades econômicas legais. Esta se refere à capacidade de uma empresa de se adaptar às condições sociais mutantes. 13DPS Com Comp Org 8ª Aula

14 Comunicação: Variável Crítica na Integração Sistêmica Durante as últimas décadas, a tecnologia moderna, com o rádio, a televisão, as viagens aéreas e os satélites, teceu uma rede de comunicações que põe cada parte do mundo em contato quase instantâneo com todas as outras. Ainda assim, em que pese este sistema mundial de ligações, há nesse exato momento, um sentimento generalizado de que a comunicação está se deteriorando em toda parte, numa escala sem precedentes. David Bohm, Diálogo, Comunicação e Redes de Convivência, p DPS Com Comp Org 8ª Aula


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