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Questões Básicas para Compreensão do Apocalipse. O Significado Bíblico da História A História na Bíblia é Teocêntrica. No centro do conceito bíblico sobre.

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1 Questões Básicas para Compreensão do Apocalipse

2 O Significado Bíblico da História A História na Bíblia é Teocêntrica. No centro do conceito bíblico sobre história se encontra o Ser Divino e tudo gira em torno dEle. Deus é ativo e Soberano na história humana. A história começa quando Deus cria os céus e a terra. Ele é quam dá origem a História. a)Gn 1-2 – Criador do universo e da humanidade; b)Gn 1:1-25 – Estabelece o mundo físico, espaço no qual se desenrola a história. c)Gn 1:3-5 – O tempo é estabelecido por Ele. É a sequência na qual a história acontece. Inclusive o tempo sagrado Gn 2:1-3. d)Gn 1:26-28, 2:7-25 – Humanidade que são os personagens da história. Ex: Atos 17

3 O Papel do Ser Humano:Liberdade de Escolha e Auto Determinação Se a história bíblica é Teocêntrica, ela no entanto, enfatiza reiteradamente a importância do fator humano e da capacidade do homem escolher, influenciar o futuro e os eventos históricos. Ex. - Gn 2:17 – Deus proíbe comer de uma determinada árvore (Há uma proibição da parte de Deus). - Gn 3:6-7 – O Homem desobedece e come (comeu do fruto – escolhe). Resultado Histórico da Escolha do Homem = queda, pecado e morte (nossa história atual). No lugar do plano de Deus, escolhe outro plano. Vê-se que a capacidade humana de influenciar não é pouca.

4 A importância da liberdade humana é bem exemplificada na sessão: Bênçãos e Maldições – no final de Deuteronômio. Dt 28:1-2 – Se escolher obedecer – aceitar – haverá bênçãos. Dt 28:15 – Se escolher desobedecer – rejeitar – haverá maldições. Dt 30:1-3 – Se escolher mudar – haverá restauração. Dt 30:15-20 – Reitera a noção de liberdade de escolha do homem. Há uma interação da soberania de Deus e a liberdade humana. Deus aceita e respeita a liberdade de escolha humana, tolerando-a até um limite. O limite desta liberdade é até aonde o plano de Deus para o futuro não seja comprometido ou que seu remanescente seja extirpado da face da terra. Exs.

5 - Noé – Dilúvio (paradigma do fim) - Nm No Éden – Plano de Deus é de Glória – O homem escolheu outra direção (estrutura) – Deus permitiu, mas colocou limites (condições de vida difícil) – Deus reconduz sem forçar essa volta (Graça oferecida).

6 O Tema do Grande Conflito (tudo que vimos está relacionado) As hostes do mal e suas ações. Satanás pode mudar a história – Queda Gn 3; Jó 1:6-12; 2:1-7 Satanás tem tanto domínio sobre as nações (permitem/aceitam) que ele é confundido com elas e as nações se confundem com ele. -Babilônia – Is 14: Tiro – Ez 28:11-17 Porém, Deus limita as ações de Satanás – Gn 3:15; Is 14:15; Ez 28:18-19; Zc 3:1-10 Deus não permitiu que ele tivesse completo domínio sobre o homem. Jesus garante isso.

7 Apocalipse - Tudo que havia no Gênesis retorna. Jardim do Éden, Árvore da Vida, Vida Eterna. Deus é Amor

8 Deus é amor. Sua natureza, Sua lei, são amor. Assim sempre foi; assim sempre será. "O Alto e o Sublime, que habita na eternidade", "cujos caminhos são eternos", não muda. NEle "não há mudança nem sombra de variação." Toda manifestação de poder criador é uma expressão de amor infinito. A soberania de Deus compreende a plenitude de bênçãos a todos os seres criados. EGW – PP, 33. O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor. EGW – GC, 678.

9 Profecia Clássica – tem aspectos condicionais (Aliança) e incondicionais – são mais locais e pontuais – cobrem vários temas (idolatria, práticas pagãs, imoralidade, etc). – esse conceito é ausente no NT Profecia Apocalíptica – Apresenta os fatos básicos, gerais que ocorrerão incondicionalmente. Pode-se perceber interligações. Aprofundamento: Tratado Teologia,

10 Apocalipse -É um livro – Estilo Apocalíptico – único no NT -2 características básicas: -Escrito em tempos de crise -Externa e Interna (linha histórica)

11 Tito (79-81) Domiciano (81-96) Nerva (96-98) Trajano (98-117) Marco Antonio Juliano (64-70) Dirigido pelo Governo Romano (Império) Heródes Agripa II (50-93) Destruição de Jerusalém/Templo Perseguição Intensa Epístolas de João (92)Apocalipse João em Patmos (96) Evangelho de João (97) 70 dC 75 dC 80 dC 85 dC 90 dC 95 dC 105 dC 100 dC Vespasiano (69-79)

12 Apocalipse -É um livro – Estilo Apocalíptico – único no NT -2 características básicas: -Escrito em tempos de crise -Externa e Interna - Uso de linguagem simbólica

13 Linguagem Simbólica -Não é abstrata -Nascida num vácuo -Fundamentada em uma realidade -AT – ( vs) -NT -Contexto da Ásia Menor – 1º século -Escritos Apocalípticos Judaicos – não inspirados -Santuário (relação tipológica)

14 Métodos Tradicionais de Interpretação -Preterismo -Idealismo -Futurismo -Historicismo Sustenta que o livro do Apocalipse oferece uma apresentação simbólica do esboço profético do curso da história. Desde os tempos apostólicos até o tempo da 2ª Vinda – (enraizado no livro de Daniel)

15 Outras Características -Não podemos lê-lo de forma sequenciada – corrida - retrospectiva -Sumariado – retorna detalhando -Interlúdio (entre parênteses)

16 Estrutura Tríplice Em cada visão introdutória Jesus é retratado de forma Única 1ª Mensagens para as 7 Igrejas (Ap 1:9-3:22) A visão da abertura é de Cristo como Sumo Sacerdote (Ap 1:9-20) 2ª Mensagens dos 7 Selos e 7 Trombetas (Ap 4-11) A visão da abertura é de Cristo como Governante Universal (Ap 4-5) 3ª Mensagens sobre as questões do fim (Ap 12-22:5) A visão da abertura é de Cristo como o Guerreiro Apocalíptico (Ap 12)

17 A partir de Apocalipse 12, vê-se os personagens envolvidos e a disputa global entre 2 poderes.

18 Quais serão as questões envolvidas na crise final?


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