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- Lógica Trivium - Gramática - Retórica Sete Artes Liberais - Aritmética Quadrivium - Música - Geometria - Astronomia Escolástica Linha Filosófica IX/XVI.

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3 - Lógica Trivium - Gramática - Retórica Sete Artes Liberais - Aritmética Quadrivium - Música - Geometria - Astronomia Escolástica Linha Filosófica IX/XVI. Anselmo de Canteburry – Pedro Abelardo – Tómas de Aquino.

4 Transformações da vida humana Renascimento Séc. XII/XVII Fim da Idade Média,início da Idade Moderna. Transição Feudalismo para Capitalismo. Ruptura com as estruturas Medievais. Humanistas - Humanos como primordiais, numa escala de importância Crescimento da matemática – Clássicos. Petrarca – Erasmo de Roterdã. Universidades Americanas - São Domingos México Lima

5 - Ler e escrever Reforma Religiosa - Aritmética - Ensino Religioso (Catolicismo) - Cultura Clássica - Matemática – ciência. Francis Bacon René Descartes Jonh Locke Método Indutivo Raciocínio Lógico Empirismo

6 Séc. XVIII – Revolução Francesa Natureza Jean Jaques Rousseau - Observação Sociedade

7 Séc. XIX / XX – Organização Sistemas Educativos. Bertrand Russel – Filosofia Analítica(Analise dos significados dos enunciados ). Maria Montessori – Atividade, Individualidade, Liberdade, Jonh Dewey – Desenvolvimento capacidade de raciocínio e espírito crítico Técnica Nações Industrializadas - Educação Básica obrigatória Mercado de trabalho Atividade criadora: Família e Escola Educação : Conhecimentos Gerais Científicos Artísticos Técnicos DESENVOLVER. Especializados

8 Ramificações Especiais: Educação Artística: Fator indispensável ao desenvolvimento dos aspectos da personalidade – Séc.XX – Augusto Rodrigues. Ordem Social Educação Cívica: Direitos e deveres do cidadão Liberdade Justiça Educação Física: Desenvolvimento das capacidades físicas para o equilíbrio da personalidade. Educação de adultos: Atingir pessoas numa idade avançada para o ensino, em alguns países – Universidade Aberta. Educação Especial – Excepcionais. Ensino Religioso: Art. 7 Lei – Facultativo.

9 Ciências da Educação: Filosofia da Educação: Significado e fins da educação,ética e valores; Educação Comparada: ( Prospectiva) Sistemas Educacionais de cada cultura. Biologia da educação:Fatores naturais do Processo Educativo Rendimento – Organização – Anormalidades anatômicas * Economia da Educação – Recursos econômicos influem/contribuem para o ensino eficiente.

10 Psicologia da Educação:Comportamento humano, processo Educador X Educando - Relacionamentos intelectuais,afetivos,sociais. * Sociologia da Educação: Educação como processo social – Instituição escola – Relações – Comunidades que influem – Didática,métodos e técnicas de ensino.

11 História da Educação no Mundo; Antiguidade clássica: Preparar o educando relação cidade x estado Obrigatória – Regulamentada- Homens livres. Platão:Representar o estado sem direito a vida doméstica. Aristóteles: Representar o estado, a educação familiar era prejudicial. * Romanos: Conquistadores dos Gregos ( Importação/assimilação da educação Grega). Educação Patriarcal – Família/Vida social – Não havia escolas filosofia * Cultura Helênica:Escola de Gramática retórica Estado. Quintiliano Ano 95- Orador é a síntese do homem culto Institutio Oratorium.

12 Educação na Idade Média Trivium ( Gramática,dialética,retórica) Artes Liberais Quadrivium ( Geometria,música,Astronomia). Filosofia: Doutrinas da Igreja – Escrituras –Aritmética. Gramáticas: Literaturas. Abelardo Dialética: Raciocínio Lógico. Tómas de Aquino Oratória: Leis, prosa e verso. SUMMA TEOLÓGICA(1265/73) Geometria: Geografia/História Natureza de DEUS,questões Aritmética: Cálculos. Morais,e da natureza de Jesus. Música: Canções Sacras.

13 Humanismo: Filosofia Moral que coloca os humanos como primordiais,numa escala de importância – Racionalidade – Razão. Intelectualidade Livre – Afirmação liberdade individual, artes e literatura. Reforma Protestante. Concílio de Trento. Companhia de Jesus.

14 Educação Séc. XVIII E XIX. Aristocráticos – Enciclopedistas: Confeccionaram e apoiaram a confecção da enciclopédia (França ) 35 vol. Artes/Ciências. Concepções Individualistas: Jean-Jacques Rousseau Estado Natural Immanuel Kant Jonham H.Pestalozzi Generalização do Ensino Émile Durkheim Declaração dos direitos da infância. Prússia – França – Reino Unido – Séc. XIX interesse na educação das classes pobres.

15 Educação Contemporânea: Movimentos e Conceitos sobre teorias educacionais – Renovação no Ensino tradicional. Nova escola/ ativa: Método Globalizador Ovide Decroly: Princípios de interesse da criança. * Método de Formação do Educando – Trabalho em equipe – Ensino simultâneo. * Educação Funcional ou individualização:Valorização da auto-educação ( Maria Montessori). * A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente, previamente organizado, e depois abster-se do interferir. O potencial de aprender está em cada um de nós.

16 Educação em liberdade: Alexander Sneill. Aboliram a hierarquia professor aluno - Educando – auto-educação. Jean Piaget:Etapas do desenvolvimento do educando. * Educação Socialista: Escolas da comunidade – Sistema dominante de Valores socialistas – Teoria das desigualdades sociais, educação politécnica, voltada para o trabalho, especialização na industria e na agricultura. * Educação Libertadora: Transformar a realidade social em nossa volta mediante a conscientização. Paulo Freire. Alfabetização de Jovens e Adultos. * Educação em uma sociedade sem escolas – Descolarização – Fim do monopólio dispendioso e sem razão do ensino – educação somente para aqueles que desejassem, sem a autoridade docente. Renovação da escola – Mudança Social.

17 Educação Permanente: UNESCO( Organização das Nações Unidas para a educação e a ciência e cultura) – 1965 Educação Contínua planejada X Processo de integração Social,cultural. Ampliação de conhecimentos – cursos de reciclagem extra profissional Adaptar-se as novas tecnologias. Avanço da Informática Educação e tecnologia – Sociedade Pós-industrial Meios de Comunicação Novos conhecimentos e técnicas Educação Cientifica X Educação Humanista. Erradicar analfabetismo UNESCO – Escritório internacional da educação EJA Atualização dos programas educacionais.

18 História da Educação no Brasil. Portugueses: Padrões Europeus de educação X Educação Indígena. 210 anos 1549 – Período Jesuítico: – Companhia de Jesus Padre Manoel da Nóbrega – Vicente Rodrigues – 1º Professor – 1ª escola em Salvador. José de Anchieta – Colégio Piratininga – São Vicente. Ensinar a escrever – Cursos de Letras – Filosofia – Secundários Teologia e ciências Sagradas – Superior Ratio Studiorum: Proselista Noviciado

19 Período Pombalino – Sebastião José de Carvalho. Aulas régias: Filosofia Racional,Grego e retórica (1759). Subsidio Literário: Seminário de Olinda – Pernambuco Seminário Episcopal – Pará Escolas Militares – Bahia e Rio de Janeiro.

20 Família Real – Período Joanino – Artes Liberais Marinha do Brasil Medicina Economia 1ª Biblioteca Jornais: Correio Brasiliense – Gazeta do Rio de Janeiro. * 1812 – Cursos de Agricultura – Bahia Escola de Serralheiros, oficiais de lima. Espingardeiros – Minas Gerais. * 1816 – Escola real de ofícios. * Museu Nacional do Rio de Janeiro. * Academia de Artes.

21 Período Imperial Revolução Constitucionalista – Portugal – Retorno de João VI. * D.Pedro I – /1824-Constituição de Art. 179 –Instrução primária gratuita para todos os cidadãos. * Método Lancaster – Ensino mútuo. Pedagogias Primárias * 1826 – Graus de instrução Liceus, Ginásios e academias. * Seleção de professores * 1837 – Colégio Pedro II.

22 1ª República – 1889 – Sistema Presidencialista Positivismo Liberdade Programa Benjamim Constant Laicidade Gratuidade Preparar os alunos – Superior Substituir Literário X Cientifico. Percentual de Analfabetos 75%.

23 Reforma Rivadávia Correia – Liberdade de ensino Carlos Maximiliano – Ensino em estabelecimentos privados. Reforma João Luiz Alves – Educação Moral e Cívica do forte Semana de arte moderna Mov. Tenentista Coluna Prestes 1927

24 2ª República Minas Gerais Revolução de 1930( mov.armado Paraíba Washington Luis R.G do sul Getúlio Vargas * Queda da Bolsa de Valores de Nova York. * Industrialização Mão-de-obra especializada: * Reforma Francisco Campos. CNE 11 Abril 1930 – Estatuto das Universidades brasileiras – Organização do ensino secundário – Ensino comercial – Profissão de Contador. * Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova * 1934 – criação da Universidade de São Paulo.

25 Estado Novo: (1937 – 45) Orientação Político Educacional Preparação de Mão de –obra trabalho – Vocacional Profissional. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos – INEP 1942 – SENAI 5 anos curso primário 4 anos para o Ginasial. 3 anos para o colegial - clássico cientifico * SENAC

26 Nova República ( ) L.D.B – Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Centro de Educação Popular Anísio Teixeira(Escola Classe/escola parque). Método Psicogenético – Lauro de Oliviera Lima. 1 – Situação Problema: Contínuo desafio, a pesquisa,as descobertas e a invenção. 2 – Dinâmica de Grupo: O grupo é o ambiente estimulador, desenvolvendo a solidariedade, preservando a individualidade. 3 – Tomada de consciência: Mecanismos que utiliza para realizar uma atividade é a sua forma de construir a realidade social. 4 – Avaliação: Processo diagnóstico, conduz ao desenvolvimento. * 1943 – Criação do Ministério da Cultura.

27 C F E P N E - Ministério da cultura. * 1964 – 1985 – Regime Militar. MOBRAL – Lei – Formação Profissionalizante. Abertura Política: 1986 – 2001 Nova Redação da L D B – Aprovada CIACs - CIEPs - Fundef( Fundo de Manutenção do ensino fundamental e valorização do magistério).

28 PAIUB – Programa de Avaliação Institucional SAEB – Sistema Nacional de avaliação básica. ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. PCNs – Parâmetros curriculares Nacional. ENC – Exame Nacional de Cursos.

29 Educação Indígena no Brasil: Manter os costumes e ensinar suas linguas junto com outras matérias. Questões de cada povo. Diversidade Lingüística línguas. Educação Afro-brasileiro

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