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- Lógica Trivium - Gramática - Retórica Sete Artes Liberais - Aritmética Quadrivium - Música - Geometria - Astronomia Escolástica Linha Filosófica IX/XVI.

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3 - Lógica Trivium - Gramática - Retórica Sete Artes Liberais - Aritmética Quadrivium - Música - Geometria - Astronomia Escolástica Linha Filosófica IX/XVI. Anselmo de Canteburry – Pedro Abelardo – Tómas de Aquino.

4 Transformações da vida humana Renascimento Séc. XII/XVII Fim da Idade Média,início da Idade Moderna. Transição Feudalismo para Capitalismo. Ruptura com as estruturas Medievais. Humanistas - Humanos como primordiais, numa escala de importância Crescimento da matemática – Clássicos. Petrarca – Erasmo de Roterdã. Universidades Americanas - São Domingos México Lima

5 - Ler e escrever Reforma Religiosa - Aritmética - Ensino Religioso (Catolicismo) - Cultura Clássica - Matemática – ciência. Francis Bacon René Descartes Jonh Locke Método Indutivo Raciocínio Lógico Empirismo

6 Séc. XVIII – Revolução Francesa Natureza Jean Jaques Rousseau - Observação Sociedade

7 Séc. XIX / XX – Organização Sistemas Educativos. Bertrand Russel – Filosofia Analítica(Analise dos significados dos enunciados ). Maria Montessori – Atividade, Individualidade, Liberdade, Jonh Dewey – Desenvolvimento capacidade de raciocínio e espírito crítico Técnica Nações Industrializadas - Educação Básica obrigatória Mercado de trabalho Atividade criadora: Família e Escola Educação : Conhecimentos Gerais Científicos Artísticos Técnicos DESENVOLVER. Especializados

8 Ramificações Especiais: Educação Artística: Fator indispensável ao desenvolvimento dos aspectos da personalidade – Séc.XX – Augusto Rodrigues. Ordem Social Educação Cívica: Direitos e deveres do cidadão Liberdade Justiça Educação Física: Desenvolvimento das capacidades físicas para o equilíbrio da personalidade. Educação de adultos: Atingir pessoas numa idade avançada para o ensino, em alguns países – Universidade Aberta. Educação Especial – Excepcionais. Ensino Religioso: Art. 7 Lei 5.692 – Facultativo.

9 Ciências da Educação: Filosofia da Educação: Significado e fins da educação,ética e valores; Educação Comparada: ( Prospectiva) Sistemas Educacionais de cada cultura. Biologia da educação:Fatores naturais do Processo Educativo Rendimento – Organização – Anormalidades anatômicas * Economia da Educação – Recursos econômicos influem/contribuem para o ensino eficiente.

10 Psicologia da Educação:Comportamento humano, processo Educador X Educando - Relacionamentos intelectuais,afetivos,sociais. * Sociologia da Educação: Educação como processo social – Instituição escola – Relações – Comunidades que influem – Didática,métodos e técnicas de ensino.

11 História da Educação no Mundo; Antiguidade clássica: Preparar o educando relação cidade x estado Obrigatória – Regulamentada- Homens livres. Platão:Representar o estado sem direito a vida doméstica. Aristóteles: Representar o estado, a educação familiar era prejudicial. * Romanos: Conquistadores dos Gregos ( Importação/assimilação da educação Grega). Educação Patriarcal – Família/Vida social – Não havia escolas filosofia * Cultura Helênica:Escola de Gramática retórica Estado. Quintiliano Ano 95- Orador é a síntese do homem culto Institutio Oratorium.

12 Educação na Idade Média Trivium ( Gramática,dialética,retórica) Artes Liberais Quadrivium ( Geometria,música,Astronomia). Filosofia: Doutrinas da Igreja – Escrituras –Aritmética. Gramáticas: Literaturas. Abelardo Dialética: Raciocínio Lógico. Tómas de Aquino Oratória: Leis, prosa e verso. SUMMA TEOLÓGICA(1265/73) Geometria: Geografia/História Natureza de DEUS,questões Aritmética: Cálculos. Morais,e da natureza de Jesus. Música: Canções Sacras.

13 Humanismo: Filosofia Moral que coloca os humanos como primordiais,numa escala de importância – Racionalidade – Razão. Intelectualidade Livre – Afirmação liberdade individual, artes e literatura. Reforma Protestante. Concílio de Trento. Companhia de Jesus.

14 Educação Séc. XVIII E XIX. Aristocráticos – Enciclopedistas: Confeccionaram e apoiaram a confecção da enciclopédia (França 1751-1780) 35 vol. Artes/Ciências. Concepções Individualistas: Jean-Jacques Rousseau Estado Natural Immanuel Kant Jonham H.Pestalozzi Generalização do Ensino Émile Durkheim Declaração dos direitos da infância. Prússia – França – Reino Unido – Séc. XIX interesse na educação das classes pobres.

15 Educação Contemporânea: Movimentos e Conceitos sobre teorias educacionais – Renovação no Ensino tradicional. Nova escola/ ativa: Método Globalizador Ovide Decroly: Princípios de interesse da criança. * Método de Formação do Educando – Trabalho em equipe – Ensino simultâneo. * Educação Funcional ou individualização:Valorização da auto-educação ( Maria Montessori). * A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente, previamente organizado, e depois abster-se do interferir. O potencial de aprender está em cada um de nós.

16 Educação em liberdade: Alexander Sneill. Aboliram a hierarquia professor aluno - Educando – auto-educação. Jean Piaget:Etapas do desenvolvimento do educando. * Educação Socialista: Escolas da comunidade – Sistema dominante de Valores socialistas – Teoria das desigualdades sociais, educação politécnica, voltada para o trabalho, especialização na industria e na agricultura. * Educação Libertadora: Transformar a realidade social em nossa volta mediante a conscientização. Paulo Freire. Alfabetização de Jovens e Adultos. * Educação em uma sociedade sem escolas – Descolarização – Fim do monopólio dispendioso e sem razão do ensino – educação somente para aqueles que desejassem, sem a autoridade docente. Renovação da escola – Mudança Social.

17 Educação Permanente: UNESCO( Organização das Nações Unidas para a educação e a ciência e cultura) – 1965 Educação Contínua planejada X Processo de integração Social,cultural. Ampliação de conhecimentos – cursos de reciclagem extra profissional Adaptar-se as novas tecnologias. Avanço da Informática Educação e tecnologia – Sociedade Pós-industrial Meios de Comunicação Novos conhecimentos e técnicas Educação Cientifica X Educação Humanista. Erradicar analfabetismo UNESCO – Escritório internacional da educação EJA Atualização dos programas educacionais.

18 História da Educação no Brasil. Portugueses: Padrões Europeus de educação X Educação Indígena. 210 anos 1549 – 1759. Período Jesuítico: 1549-1759 – Companhia de Jesus Padre Manoel da Nóbrega – Vicente Rodrigues – 1º Professor – 1ª escola em Salvador. José de Anchieta – Colégio Piratininga – São Vicente. Ensinar a escrever – Cursos de Letras – Filosofia – Secundários Teologia e ciências Sagradas – Superior Ratio Studiorum: Proselista Noviciado

19 Período Pombalino – Sebastião José de Carvalho. Aulas régias: Filosofia Racional,Grego e retórica (1759). Subsidio Literário: Seminário de Olinda – Pernambuco Seminário Episcopal – Pará Escolas Militares – Bahia e Rio de Janeiro.

20 Família Real – Período Joanino. 1808 – Artes Liberais Marinha do Brasil Medicina Economia 1ª Biblioteca Jornais: Correio Brasiliense – Gazeta do Rio de Janeiro. * 1812 – Cursos de Agricultura – Bahia Escola de Serralheiros, oficiais de lima. Espingardeiros – Minas Gerais. * 1816 – Escola real de ofícios. * 1818 - Museu Nacional do Rio de Janeiro. * 1820 - Academia de Artes.

21 Período Imperial Revolução Constitucionalista – Portugal. 1820 – Retorno de João VI. * D.Pedro I – 1822 -/1824-Constituição de 1824. Art. 179 –Instrução primária gratuita para todos os cidadãos. * Método Lancaster – Ensino mútuo. Pedagogias Primárias * 1826 – Graus de instrução Liceus, Ginásios e academias. * Seleção de professores * 1837 – Colégio Pedro II.

22 1ª República – 1889 – 1929. Sistema Presidencialista Positivismo Liberdade Programa Benjamim Constant Laicidade Gratuidade Preparar os alunos – Superior Substituir Literário X Cientifico. Percentual de Analfabetos 75%.

23 Reforma Rivadávia Correia – Liberdade de ensino Carlos Maximiliano – Ensino em estabelecimentos privados. Reforma João Luiz Alves – Educação Moral e Cívica 1922 18 do forte Semana de arte moderna Mov. Tenentista Coluna Prestes 1927

24 2ª República Minas Gerais Revolução de 1930( mov.armado Paraíba Washington Luis R.G do sul Getúlio Vargas * Queda da Bolsa de Valores de Nova York. * Industrialização Mão-de-obra especializada: * Reforma Francisco Campos. CNE 11 Abril 1930 – Estatuto das Universidades brasileiras – Organização do ensino secundário – Ensino comercial – Profissão de Contador. * Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova * 1934 – criação da Universidade de São Paulo.

25 Estado Novo: (1937 – 45) Orientação Político Educacional Preparação de Mão de –obra trabalho – Vocacional Profissional. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos – INEP 1942 – SENAI 5 anos curso primário 4 anos para o Ginasial. 3 anos para o colegial - clássico cientifico * 1943 - SENAC

26 Nova República ( 1946-63) L.D.B – Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Centro de Educação Popular Anísio Teixeira(Escola Classe/escola parque). Método Psicogenético – Lauro de Oliviera Lima. 1 – Situação Problema: Contínuo desafio, a pesquisa,as descobertas e a invenção. 2 – Dinâmica de Grupo: O grupo é o ambiente estimulador, desenvolvendo a solidariedade, preservando a individualidade. 3 – Tomada de consciência: Mecanismos que utiliza para realizar uma atividade é a sua forma de construir a realidade social. 4 – Avaliação: Processo diagnóstico, conduz ao desenvolvimento. * 1943 – Criação do Ministério da Cultura.

27 C F E P N E - Ministério da cultura. * 1964 – 1985 – Regime Militar. MOBRAL – Lei 4.24 1971 – Formação Profissionalizante. Abertura Política: 1986 – 2001 Nova Redação da L D B – Aprovada 1996. CIACs - CIEPs - Fundef( Fundo de Manutenção do ensino fundamental e valorização do magistério).

28 PAIUB – Programa de Avaliação Institucional SAEB – Sistema Nacional de avaliação básica. ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. PCNs – Parâmetros curriculares Nacional. ENC – Exame Nacional de Cursos.

29 Educação Indígena no Brasil: Manter os costumes e ensinar suas linguas junto com outras matérias. Questões de cada povo. Diversidade Lingüística - 180 línguas. Educação Afro-brasileiro

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