A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lobby Ambiental Na Montanha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lobby Ambiental Na Montanha"— Transcrição da apresentação:

1 Lobby Ambiental Na Montanha

2 A poder de influir nas políticas públicas.

3 O primeiro lugar para procurar o poder é dentro de si.

4

5 O paradigma da águia e a galinha
“_ Uma águia é sempre águia. Ela possui uma natureza singular. Tem as alturas dentro de si. O Sol habita seus olhos. O infinito dos espaços anima suas asas para enfrentar os ventos mais velozes. Ela é feita para o céu aberto. Não pode ficar aqui embaixo, na terra, presa ao terreiro como as galinhas.” Leonardo Boff, A águia e a galinha, Uma metáfora da condição humana, Edit. Vozes

6  O interesse transforma nossa realidade, pois somente alcançamos o que buscamos, assim para influenciar no interesse coletivo precisamos de ATITUDE e CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO. Zé-pisca e sua ante-sala.

7 O cenário político.

8

9 Conhecendo as esferas do Poder Público Brasileiro
Poder Executivo; Poder Legislativo; Poder Judiciário.

10 Porque influenciar nas Políticas Públicas?
Aumentar o acesso as montanhas; Preservar ambientes de montanha; Melhorar a opinião pública sobre a práticas desportivas de montanha; Criar Leis de Incentivo a cultura da montanha; Difundir o conhecimento sobre práticas de Mínimo Impacto na montanha; Implementar políticas interministeriais:cultura, desporto, meio ambiente, educação e turismo; Auto-regulamentar o esporte, permitindo a evolução das técnicas e equipamentos; Capacitar gestores ambientais para os desafios ambientais de ambientes de montanha.

11

12 Podemos nos comunicar por diversos meios e instrumentos para sermos compreendidos e termos nossas idéias aceitas. A PRÁTICA DO CONVENCIMENTO. Todas as formas de expressão são reflexos de nossa maneira de interagir com o meio ambiente, nossa cultura. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO. Nossa organização social nos fazem seres políticos por natureza. CONSTRUINDO AS REGRAS. A realização de nossos interesses está na capacidade de influir nas decisões políticas. ALCANÇANDO O RESULTADO.

13 O uso da ferramenta certa é necessário para alcançar os objetivos políticos em cada cenário.

14 A Paisagem como patrimônio cultural.
O CENÁRIO A Paisagem como patrimônio cultural.

15

16 Constituição da República – A Cultura da Montanha Art. 216
Constituição da República – A Cultura da Montanha Art Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expressão; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. § 1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação. § 2º - Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem. § 3º - A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais. § 4º - Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei. § 5º - Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos. § 6 º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de: I - despesas com pessoal e encargos sociais; II - serviço da dívida; III - qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados.

17

18

19

20 Respeitando pontos de vistas.

21 Evitando conflitos

22 Conflitos de Uso

23

24 PRÁTICA DO CONVENCIMENTO
Estudando o cenário; Criando laços de identidade; Escolhendo o discurso; Apresentando seu interesse;

25

26 O momento ideal: Oportunidade.

27 ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO.
Escolhendo a forma de apresentação; Conhecendo os conflitos de interesse; Mapeando os possíveis parceiros, articulação; Influindo na opinião pública; Criando Organizações Associativas;

28 Campanhas Ambientais

29

30 Mobilização Social

31

32 CONSTRUINDO AS REGRAS Faça da prática os costumes;
Faça do costumes a Lei; Tenha a Lei como ferramenta de segurança social; Faça do tempo um aliado para mudar os costumes; Tenha estratégia para mudar a Lei.

33 ALCANÇANDO O RESULTADO

34

35

36

37 Todos nós somos responsáveis pelo futuro ambiental!
A política sua ferramenta para melhoria da qualidade ambiental.

38 Fotos:


Carregar ppt "Lobby Ambiental Na Montanha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google