A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deixe de ser o seu maior problema Dr. Belisário Marques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deixe de ser o seu maior problema Dr. Belisário Marques."— Transcrição da apresentação:

1 Deixe de ser o seu maior problema Dr. Belisário Marques

2 Quando você cria um padrão de pensamento sobre si mesmo desfavorável. Um padrão que você não gosta mas insiste nele para ter algum tipo de ganho secundário, que na maioria das vezes é a aprovação dos outros. Você cria este padrão com a experiência, com o relacionamento com as outras pessoas primárias de sua vida. Ele é mantido pela interação com elas. Pela repetição vira um hábito.

3 Um vez criado o hábito, o padrão de auto- concepção positivo ou negativo, vai influenciar os eventos nos quais você presta atenção, o tipo de percepção que você vai tomar consciência, as memórias que você vai lembrar e o que você vai pensar. O padrão mental afeta até as respostas que você vai dar.

4 Este padrão pode ser amplo ou estreito, abrangente ou limitado, includente ou excludente. Quanto mais exposição às experiências, aos relacionamentos, mais abrangente será o padrão de pensamento sobre si mesmo. Logo maior será a variedade de eventos que vamos focalizar, prestar atenção, simbolizar. Consequentemente haverá mais adaptação, mais ajustamento, maior adequação à sobrevivência.

5 As novas informações, respostas, experiências vão ser congruentes ou não com o padrão de auto- concepção. Se forem compatíveis serão incorporadas ao auto-conceito, se não, não serão incorporadas. Serão repudiadas, não lembradas, não pensadas. Serão negadas. É assim que você nega tanto seus sentimentos positivos ou negativos como seus pensamentos e comportamentos.

6 É assim que você se torna aquilo que você é. Você aprova ou desaprova seu comportamento e avalia o seu auto-conceito, julga o seu ser. O processo é assim: Se você tem uma resposta, uma ação, um comportamento e o desaprova, você perde auto-estima, sente-se vulnerável e cai na defensividade.

7 ENFRENTAMENTO NEGATIVODEFENSIVIDADE ESCAPE - FUGA MECANISMOS DE DEFESA VÍCIOS E/OU DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS NEGAR BEBE RACIONALIZAR COME PROJETAR USA DROGA COMPENSAR COMPRA CHAMA ATENÇÃO ENTRA NA INTERNET JOGA AUTO - AGRESSÃO AUTO- DESTRUIÇÃO ASSOCIAÇÃO A PESSOAS AUTO-DESTRUTIVAS SUICÍDIO

8 Para mudar você precisa querer e melhorar fazendo alterações no comportamento, na percepção de si mesmo, no que pensa e no que sente. Em seguida mudar as circunstâncias, o ambiente, o meio, o contexto. Se você não mudar a visão negativa quando fracassar vai boicotar sua habilidade de enfrentamento e contribuir para piorar o trauma, prejudicar a motivação e provocar mais ansiedade do que necessário.

9 Uma pessoa defensiva vive de experiências negativas expõe-se aos traumas acumula situações inacabadas cultiva a procrastinação está sempre se escondendo nutre o medo sofre de insegurança sente-se inferior é inibida e tímida

10 Por causa de sua baixa auto-estima ela é passível de apresentar mais depressão mais ansiedade mais condenação criminal mais abandono da escola mais problemas de trabalho mais problemas de dinheiro mais superficialidade nos relacionamentos

11 Para você deixar de ser o seu maior problema, você precisa ser livre - libertar-se. Que é ser livre: Ser livre é saber sentir para saber informar. É saber pensar para saber escolher. É saber agir para saber simplificar.

12 Ser livre é ser capaz de se cuidar satisfazendo suas necessidades, onde quer que você esteja, sem prejudicar os outros nem trazer problemas para si mesmo Ser livre é ter elasticidade, resiliência para se adaptar as frustrações, falhas, erros, fracassos, empecilhos, barreiras, contrariedades, tragédias, doenças, traições.

13 Ser livre é poder se auto-regular para não entrar em descontrole emocional, racional e comportamental. Para não cometer loucuras Ser livre é ter um poder de enfrentamento que oriente para o crescimento e o amor Ser livre é poder inibir os pensamentos, ruminações e ações.

14 Ser livre é poder reagir conforme o apropriado ao contexto Ser livre é ser cordato Ser livre é ser o executivo da própria ação Ser livre é poder modular a sua resposta conforme as circunstâncias exigem.

15 Ser livre é conseguir pospor a satisfação dos impulsos Ser livre é usufruir da espontaneidade do Ser porque nada tem para esconder Ser livre é perceber e respeitar a realidade de si mesmo e do outro Ser livre é fazer a escolha para obediência as leis.

16 PARA SER LIVRE VOCÊ PRECISA BUSCAR: Buscar melhorar a auto-estima criando situações de sucesso amor próprio valor pessoal competência eficácia

17 Buscar um ajustamento interior mais adequado harmonizando o auto-conceito com a experiência: Pensar e Agir Falar e Fazer Acreditar e Praticar

18 Buscar cultivar atributos positivos de personalidade: Sendo mais otimista mais esperançoso mais confiante mais positivo mais cooperador

19 Buscar se esforçar para crescer, se é isto que você quer Buscar acreditar nos recursos pessoais e colocá- los em uso, em funcionamento. Energia Tempo Afeto

20 Buscar vivenciar os sentimentos para iluminar os pensamentos Buscar cuidar dos pensamentos para governar suas palavras Buscar controlar as suas palavras para administrar os seus comportamentos Buscar vigiar seus comportamentos para definir seus hábitos.

21 Buscar aperfeiçoar os seus hábitos para alimentar os seus traços Buscar nutrir os seus traços para apurar o seu caráter Buscar apurar o caráter para determinar o seu destino Buscar procurar ser limpo na aparência e puro na essência de seu ser.

22 Buscar viver o presente, abandonado os demônios do passado e evitando as angústias do futuro Buscar ser empreendedor, construtivo, trabalhador para se realizar na vida Buscar agir por princípios e não por impulsos para ter autonomia.

23 Buscar saber que você existe em relação consigo mesmo e com o outro. Numa influência mútua. Só assim você se libertará de si mesmo. Só assim você deixará de ser o seu próprio problema. Qualquer outra alternativa será uma desculpa, uma racionalização digna dos inertes e indolentes.

24 Liberte-se de si mesmo! Deixando de ser o seu próprio problema! Deixando de ser o seu próprio problema! Sucesso na tarefa. Você merece, porque você é lindo! Sucesso na tarefa. Você merece, porque você é lindo!


Carregar ppt "Deixe de ser o seu maior problema Dr. Belisário Marques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google