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AMANA-KEY Di á logo em duplas/trios Planos nota 10 e resultados nota 5… Possível até nas melhores organizações do mundo? Causas disso?

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Apresentação em tema: "AMANA-KEY Di á logo em duplas/trios Planos nota 10 e resultados nota 5… Possível até nas melhores organizações do mundo? Causas disso?"— Transcrição da apresentação:

1 AMANA-KEY Di á logo em duplas/trios Planos nota 10 e resultados nota 5… Possível até nas melhores organizações do mundo? Causas disso?

2 AMANA-KEY Plano 100 / Resultado 50 Causas? 1.Não sabe do Plano 2.Sabe, mas ignora 3.Conhece só superfície 4.Conhece/não concorda/não faz 5.Não concorda, mas faz 6.Concorda, mas não faz 7.Concorda e faz

3 AMANA-KEY Concorda, faz, mas resultados 50… 1.Padrão nota 5 2.Falta de persistência 3.Inconstância 4.Baixa criatividade no agora 5.Problemas éticos 6.Competências padrão 5 7.Barreiras culturais

4 AMANA-KEY GESTÃO SEM LACUNAS Princípios

5 AMANA-KEY I. Coloque a vida sempre em primeiro lugar A cada momento de seu dia-a-dia e em todas as decisões que você vier a tomar, valorize a vida em todas as suas formas, a curto, médio e longo prazos. I. Coloque a vida sempre em primeiro lugar A cada momento de seu dia-a-dia e em todas as decisões que você vier a tomar, valorize a vida em todas as suas formas, a curto, médio e longo prazos.

6 AMANA-KEY II. Esteja sempre no seu melhor eu É sua responsabilidade atuar sempre em seu melhor estado físico, mental, emocional e espiritual. O seu melhor eu atua sempre pelo bem-estar de todos. II. Esteja sempre no seu melhor eu É sua responsabilidade atuar sempre em seu melhor estado físico, mental, emocional e espiritual. O seu melhor eu atua sempre pelo bem-estar de todos.

7 AMANA-KEY III. Busque a perfeição em tudo que fizer Sua responsabilidade é de sempre buscar o melhor, o excelente, a perfeição em tudo que fizer. III. Busque a perfeição em tudo que fizer Sua responsabilidade é de sempre buscar o melhor, o excelente, a perfeição em tudo que fizer.

8 AMANA-KEY IV. Atue sempre com foco na verdade Sua responsabilidade é trazer sempre as verdades à mesa de decisões, assegurando o melhor para a vida e para o todo, evitando ilusões e percepções distorcidas da realidade. IV. Atue sempre com foco na verdade Sua responsabilidade é trazer sempre as verdades à mesa de decisões, assegurando o melhor para a vida e para o todo, evitando ilusões e percepções distorcidas da realidade.

9 AMANA-KEY V. Atue com maestria e profissionalismo Não desperdice energia em atividades que podem ser desenvolvidas por pessoas que se reportam a você. É sua responsabilidade usar suas competências plenamente, todo o tempo, e se reportar ao seu superior quando se deparar com trabalhos para os quais você não se sinta preparado ou capacitado. V. Atue com maestria e profissionalismo Não desperdice energia em atividades que podem ser desenvolvidas por pessoas que se reportam a você. É sua responsabilidade usar suas competências plenamente, todo o tempo, e se reportar ao seu superior quando se deparar com trabalhos para os quais você não se sinta preparado ou capacitado.

10 AMANA-KEY VI. Seja sempre pró-soluções Canalize sua energia para o construtivo, o antecipativo e o preventivo. Evite desperdiçar energia e talento em diagnósticos após o fato. Saia das causas aparentes. Vá sempre à causa das causas. Planejar não é correção. É antecipação. VI. Seja sempre pró-soluções Canalize sua energia para o construtivo, o antecipativo e o preventivo. Evite desperdiçar energia e talento em diagnósticos após o fato. Saia das causas aparentes. Vá sempre à causa das causas. Planejar não é correção. É antecipação.

11 AMANA-KEY VII. Compreenda a influência do humano em tudo Esteja o tempo todo atento à influência do humano em todas as dimensões da vida organizacional. Procure compreender cada vez melhor o fator humano presente, tanto no processo de geração de lacunas como na superação delas. Lacunas são geradas, por exemplo, pelo desrespeito a valores estabelecidos, quebra de princípios éticos, negligência e arrogância. VII. Compreenda a influência do humano em tudo Esteja o tempo todo atento à influência do humano em todas as dimensões da vida organizacional. Procure compreender cada vez melhor o fator humano presente, tanto no processo de geração de lacunas como na superação delas. Lacunas são geradas, por exemplo, pelo desrespeito a valores estabelecidos, quebra de princípios éticos, negligência e arrogância.

12 AMANA-KEY VIII. Assuma responsabilidade pelo todo É sua responsabilidade estar conectado, envolvido, participante e ativo junto ao todo da organização. O Sem Lacunas é comunicação direta, muito diálogo e ações integradas. O espírito é de responsabilidade compartilhada em seu nível máximo: 100% eu e 100% os outros. VIII. Assuma responsabilidade pelo todo É sua responsabilidade estar conectado, envolvido, participante e ativo junto ao todo da organização. O Sem Lacunas é comunicação direta, muito diálogo e ações integradas. O espírito é de responsabilidade compartilhada em seu nível máximo: 100% eu e 100% os outros.

13 AMANA-KEY IX. Busque perfeita harmonia na organização como um todo Elimine os conflitos e a competição predatória que causam lacunas através das quais os bons resultados se perdem. Seja sempre muito criativo na busca de soluções ganha-ganha nas suas relações no trabalho e em todas as partes envolvidas. IX. Busque perfeita harmonia na organização como um todo Elimine os conflitos e a competição predatória que causam lacunas através das quais os bons resultados se perdem. Seja sempre muito criativo na busca de soluções ganha-ganha nas suas relações no trabalho e em todas as partes envolvidas.

14 AMANA-KEY X. Atue também nos espaços vazios da organização É sua responsabilidade estar preparado para identificar vazios entre áreas, processos, programas e ações e agir sobre eles. Isto requer excelência na visão do todo e nas iniciativas. X. Atue também nos espaços vazios da organização É sua responsabilidade estar preparado para identificar vazios entre áreas, processos, programas e ações e agir sobre eles. Isto requer excelência na visão do todo e nas iniciativas.

15 AMANA-KEY XI. Aja sempre com foco no bem comum Aja sempre motivado pelo propósito maior, que é o bem-estar da sociedade, e nunca pelo medo ou egoísmo, que paralisam ou nos levam a distorções em nosso próprio modo de ser. A auto-proteção e isolamento geram lacunas e nos impedem de honrar a vida em nós e em tudo ao nosso redor. XI. Aja sempre com foco no bem comum Aja sempre motivado pelo propósito maior, que é o bem-estar da sociedade, e nunca pelo medo ou egoísmo, que paralisam ou nos levam a distorções em nosso próprio modo de ser. A auto-proteção e isolamento geram lacunas e nos impedem de honrar a vida em nós e em tudo ao nosso redor.

16 AMANA-KEY XII. Seja Consciência em Ação Seja um exemplo vivo do que há de melhor no ser humano. Sua consciência é seu melhor guia nos momentos decisivos. Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. XII. Seja Consciência em Ação Seja um exemplo vivo do que há de melhor no ser humano. Sua consciência é seu melhor guia nos momentos decisivos. Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.

17 AMANA-KEY Di á logo em duplas/trios Como estão os sindicatos, as federações, a CNC no Brasil em comparação com os melhores do mundo?

18 AMANA-KEY FUTUROS EMERGENTES NA GESTÃO DE ENTIDADES DE REPRESENTAÇÃO Participação no evento da American Society for Association Executives e pesquisas adicionais

19 AMANA-KEY Principais fontes

20 AMANA-KEY Focos de atenção da gestão

21 AMANA-KEY Gestão do propósito Propósito absolutamente claro para todos os envolvidos? Propósito dá direção e significado ao engajamento de todos e os transforma em defensores apaixonados da causa? Propósito puxa a organização para o futuro, muito além da correção de distorções passadas e da obtenção de resultados imediatos? Propósito conduz à harmonização interna e externa?

22 AMANA-KEY Gestão da representatividade Representamos distintamente o segmento? Nossos membros representam parte significativa do segmento (massa crítica)? Nossos membros representam a variedade de negócios existentes no setor? A composição da diretoria reflete a diversidade do setor? Temos representatividade suficiente para articular-se com outras entidades transversais?

23 AMANA-KEY Gestão de interesses Equilibramos interesses da categoria representada com interesses da sociedade? Equilibramos interesses dos diferentes níveis (geográficos) de representação? Equilibramos interesses da categoria com os de outros elos da cadeia de valor? Equilibramos interesses dos diferentes participantes da categoria? Equilibramos os diferentes interesses genuínos dos diferentes componentes da diretoria?

24 AMANA-KEY Gestão do conhecimento Buscamos proativamente capturar, criar e disseminar conhecimento relevante ao setor? Investimos na criação e aperfeiçoamento da infraestrutura tecnológica e social para criação e disseminação de conhecimento? Estamos provendo oportunidades e experiências que permitam aos membros compartilhar seu conhecimento e aprender uns com os outros? Estamos facilitando a entrada dos membros na era do conhecimento?

25 AMANA-KEY Gestão do mercado Compreendemos com profundidade os negócios dos associados e somos capazes de descobrir e especificar corretamente suas necessidades? Desenvolvemos e implantamos estratégias para conquistar novos associados e reter os existentes? Desenvolvemos e implantamos estratégias para participação e engajamento 100% dos membros? Demonstramos regular e eficazmente aos membros o valor que estamos adicionando aos seus negócios por meio de nossas atividades?

26 AMANA-KEY Gestão dos serviços Os produtos e serviços desenvolvidos e ofertados estão em perfeita sintonia com o propósito? Os produtos e serviços são auto-sustentáveis a longo prazo? O portfólio é auto-sustentável? É revisto e atualizado com freqüência? Oferecemos os produtos, serviços e processos mais relevantes ao desenvolvimento da categoria e dos seus membros? Os produtos e serviços honram a diversidade de membros existente dentro da categoria?

27 AMANA-KEY Gestão do desempenho Medimos adequadamente o valor adicionado pelas diferentes ações e atividades que realizamos? Usamos a avaliação para a aprendizagem como um processo de feedback que provê orientação e apoio? Desenvolvemos e implantamos estratégias para assegurar níveis ótimos na relação custo- benefício e otimizar a eficácia/produtividade (usar bem os recursos disponíveis/baixo custo etc.)?

28 AMANA-KEY Gestão do futuro Investigamos continuamente os sinais de mudança e os futuros emergentes mais relevantes para a categoria? Desenvolvemos e implantamos estratégias com objetivo de captar os associados do futuro? Buscamos identificar precocemente novos ramos de atividade e preparar-se para atender suas demandas? Lidamos com a questão da sucessão e ajudamos os associados a também fazê-lo?

29 AMANA-KEY Em que direção caminham as entidades de representação empresarial inovadoras, com respeito aos oito focos de atenção da gestão? Premissas emergentes

30 AMANA-KEY Gestão do propósito: obsolescente versus emergente Defesa de interesses. Buscar o que é melhor para si. Lobby. Negociação direta com governo. Negociação coletiva distributiva. Busca do bem comum. Buscar o que é melhor para si e para o todo. Mobilização digital. Catalisação de iniciativas coletivas. Negociação baseada em interesses. DePara

31 AMANA-KEY Gestão da representatividade: obsolescente versus emergente Homogeneidade. Associados muito parecidos. Interlocução limitada. Governo, trabalhadores; local. Diversidade. Grande variedade de associados. Interlocução ampla. Múltiplas instituições; global. DePara

32 AMANA-KEY Gestão de interesses: obsolescente versus emergente Comando. Poder impositivo, legalista. Lealdade à categoria representada. Baixa visibilidade. Desvios ocultos, pouca pressão externa. Stewardship. Co- responsabilidade, descentralização Lealdade ao bem comum. Alta visibilidade. Desvios rapidamente revelados, reação. DePara

33 AMANA-KEY Gestão do conhecimento: obsolescente versus emergente Conhecimento como poder. Tecnologia na periferia. Interação presencial. Produtos/serviços focados em informação. Conhecimento como alimento. Tecnologia no centro do negócio. Interação virtual. Produtos/ serviços focados em conhecimento. DePara

34 AMANA-KEY Gestão do mercado: obsolescente versus emergente Mercado de massa. Padronização. Marketing baseado em benefícios. Exclusividade/ Monopólio. Atender demandas dos clientes. Desmassificação. Customização. Marketing baseado na causa/propósito. Variedade/ Concorrência. Maximizar valor adicionado. DePara

35 AMANA-KEY Gestão dos serviços: obsolescente versus emergente Constância. Tamanho único. Pacote único; contribuições obrigatórias (dues). Preço. Isolamento. Dinamicidade. Pacote sob medida. Pacotes diferenciados receita pelos serviços utilizados. Valor. Parcerias. DePara

36 AMANA-KEY Gestão do desempenho: obsolescente versus emergente Terceirização para reduzir custos. Maximização de contribuições. Resultados para os clientes. Foco em resultados tangíveis. Terceirização para formar alianças. Maximização de valor adicionado. Resultados para a sociedade. Resultados tangíveis e intangíveis. DePara

37 AMANA-KEY Gestão do futuro: obsolescente versus emergente Atender demandas atuais de cliente atuais. Planejamento episódico, incremental e engessador. Foco no futuro da categoria. Antecipar necessidades futuras de clientes futuros. Pensamento estratégico, contínuo e flexível. Foco no futuro da sociedade. DePara

38 AMANA-KEY Di á logo em duplas/trios Como os sindicatos, as federações, a CNC fazem diferença na sociedade? Como contribuem para a construção de um mundo melhor?

39 AMANA-KEY FELICIDADE INTERNA BRUTA Subsistência Proteção Afeto/Amor Compreensão Participação Ócio De Criar Identidade Liberdade Oportunidades econômicas eqüitativas, educação sobre saúde e preservação da Natureza Educação 360º Educação para todos Governo responsável e Justiça para todos Contexto apropriado e preservação da Natureza Desenvolvimento econômico equilibrado Preservação da essência da cultura e do valor da tolerância Promoção da liberdade como valor essencial Promoção de evolução espiritual Alimentação e saúde Abrigo, cultura de paz Senso de comunidade/ oportunidades de relacionamento Conhecimento sobre o todo Oportunidade de influenciar e ser ouvido Oportunidades de recreação e parceria com a Natureza Trabalho com significância para todos Oportunidades de viver/valorizar cultura e senso de pertencimento Eliminar todas as formas de opressão Oportunidades de estudo/prática espiritual Transcendência TEMAS DE GOVERNOCOMO SATISFAZÊ-LASNECESSIDADE Estudos sobre o Butão

40 AMANA-KEY O Sistêmico da Carta da Terra A importância de macroestratégias que busquem trabalhar todas as esferas de forma integrada (honrando a interdependência entre elas), mesmo que comecem numa delas. I Respeitar e cuidar da comunidade da vida II Integridade ecológica III Justiça social e econômica IV Democracia, não-violência e paz


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