A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Industrialização brasileira Prof. Jeferson C. de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Industrialização brasileira Prof. Jeferson C. de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Industrialização brasileira Prof. Jeferson C. de Souza

2 Se você fosse montar uma fábrica, que fatores levaria em consideração? Por quê?

3 Brasil Colônia Com a decadência da Cana de açúcar, qual foi bem de consumo que passou a ser produzido no Brasil para exportação? Onde passou a ser produzido?

4 Mas, sobrevivemos sem beber café? Com isto, por que a crise da bolsa de Nova York, interferiu na industrialização brasileira? E se não tivesse acontecido a crise?

5 Tarsila do Amaral: Operários

6 Crise da bolsa de Nova York 1929 Crise do café - principal produto exportado do Brasil - São Paulo - 2/3 das exportações de café no mundo. - a saca caiu na bolsa de Nova York, em torno de 60%, de 4,70 libras para 1,80.

7 Redução das exportações... Se você fosse um Barão do café, investiria em uma nova plantação de café, ou não? "socializar os prejuízos: comprando e queimando ou jogando em alto-mar - café

8 Infraestrutura deixada pelo café Sistemas ferroviário e hidroviários; Capital: deixaram de investir no café; Mercado consumidor; Mão de obra: imigrantes, principalmente italianos; Energia elétrica; muitos rios de planaltos.

9 ...a empresa Ford decide em 1919 trazer a empresa ao Brasil. O próprio Henry Ford sentencia: O automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação...

10 Fábrica da GM São Caetano do Sul Em inaugura oficialmente sua primeira fábrica. Hoje produzem nesta mesma fábrica as linhas Astra, Vectra, Classic e Corsa.

11 Segunda Guerra Mundial - proíbe a importação de veículos montados e cria obstáculos à importação de peças. - o governo investindo na indústria de base: – a C.S.N. em a Petrobrás em a FNM Cenário!!! - dificuldades de comércio internacional - as fábricas só montavam seus automóveis aqui e não produziam suas peças Reação do governo Getúlio Vargas é preciso desenvolver o parque automotivo brasileiro Qual é a diferença para a industrialização chinesa atual???

12 atraindo o capital estrangeiro estimulou o capital nacional implantou a indústria de bens de consumo duráreis ampliou os serviços de infraestruturas, como transporte e fornecimento de energia elétrica diversificação da economia nacional criou o G.E.I.A - Grupo Executivo da Indústria Automobilística - para coordenar os planos de produção da indústria automobilística, de auto-peças e produtos básicos Nacionalismo - Vargas Desenvolvimentismo - JK

13 Década de 60 até 90 Isto sem contar os caminhões da brasileiríssima FNM, os carros da Vemag e a Romi-Isetta, o 1º carro brasileiro Quatro fábricas de automóveis Três no ABCD GM; Ford e Volkswagen Uma em Betim/MG Fiat Três fábricas de caminhões Duas no ABC, Scania Vabis do Brasil e a Mercedes-Benz Uma em Curitiba Volvo Candango

14 Capitalismo Financeiro Desafio!!!

15 O F18 é a melhor proposta de jato para o Brasil O pacote de tecnologia é semelhante aos pacotes oferecidos aos parceiros e aliados do mundo Obama 21/03/2011 E se...calma, somos Amigos!!! F-18 RafaeleCapitalismo Informacional! Por quê?

16 Muito Obrigado pela atenção!!!


Carregar ppt "Industrialização brasileira Prof. Jeferson C. de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google