A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Industrialização brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Industrialização brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Industrialização brasileira
Prof. Jeferson C. de Souza

2 Se você fosse montar uma fábrica, que fatores levaria em consideração
Se você fosse montar uma fábrica, que fatores levaria em consideração? Por quê?

3 Brasil Colônia Com a decadência da Cana de açúcar, qual foi bem de consumo que passou a ser produzido no Brasil para exportação? Onde passou a ser produzido?

4 Mas, sobrevivemos sem beber café?
Com isto, por que a crise da bolsa de Nova York, interferiu na industrialização brasileira? E se não tivesse acontecido a crise?

5 Tarsila do Amaral: Operários

6 Crise da bolsa de Nova York 1929
Crise do café - principal produto exportado do Brasil - São Paulo - 2/3 das exportações de café no mundo. - a saca caiu na bolsa de Nova York, em torno de 60%, de 4,70 libras para 1,80.

7 Redução das exportações...
"socializar” os prejuízos: comprando e queimando ou jogando em alto-mar - café Se você fosse um “Barão do café”, investiria em uma nova plantação de café, ou não?

8 Infraestrutura deixada pelo café
Sistemas ferroviário e hidroviários; Capital: deixaram de investir no café; Mercado consumidor; Mão de obra: imigrantes, principalmente italianos; Energia elétrica; muitos rios de planaltos.

9 ”. a empresa Ford decide em 1919 trazer a empresa ao Brasil
”...a empresa Ford decide em 1919 trazer a empresa ao Brasil. O próprio Henry Ford sentencia: “O automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação”...

10 Fábrica da GM São Caetano do Sul
Em inaugura oficialmente sua primeira fábrica. Hoje produzem nesta mesma fábrica as linhas Astra, Vectra, Classic e Corsa.

11 Segunda Guerra Mundial
Cenário!!! - dificuldades de comércio internacional - as fábricas só montavam seus automóveis aqui e não produziam suas peças Segunda Guerra Mundial - proíbe a importação de veículos montados e cria obstáculos à importação de peças. - o governo investindo na indústria de base: – a C.S.N. em 1946 - a Petrobrás em 1953 - a FNM Reação do governo Getúlio Vargas “ é preciso desenvolver o parque automotivo brasileiro” Qual é a diferença para a industrialização chinesa atual???

12 Desenvolvimentismo - JK
Nacionalismo - Vargas Desenvolvimentismo - JK atraindo o capital estrangeiro estimulou o capital nacional implantou a indústria de bens de consumo duráreis ampliou os serviços de infraestruturas, como transporte e fornecimento de energia elétrica diversificação da economia nacional criou o G.E.I.A - Grupo Executivo da Indústria Automobilística - para coordenar os planos de produção da indústria automobilística, de auto-peças e produtos básicos

13 Três fábricas de caminhões
Década de 60 até 90 Quatro fábricas de automóveis Três no ABCD GM; Ford e Volkswagen Uma em Betim/MG Fiat Três fábricas de caminhões Duas no ABC, Scania Vabis do Brasil e a Mercedes-Benz Uma em Curitiba Volvo Candango Isto sem contar os caminhões da brasileiríssima FNM, os carros da Vemag e a Romi-Isetta, o 1º carro brasileiro

14 Capitalismo Financeiro Desafio!!!

15 “O F18 é a melhor proposta de jato para o Brasil” “O pacote de tecnologia é semelhante aos pacotes oferecidos aos parceiros e aliados do mundo” Obama 21/03/2011 F-18 Rafaele Capitalismo Informacional! Por quê? E se...calma, somos Amigos!!!

16 Muito Obrigado pela atenção!!!


Carregar ppt "Industrialização brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google