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PROJETO EXECUTIVO DE ENGENHARIA PARA RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO DE RODOVIAS COM MELHORAMENTOS FÍSICOS E OPERACIONAIS DE BAIXO CUSTO - C.R.E.M.A. 2ª ETAPA.

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1 PROJETO EXECUTIVO DE ENGENHARIA PARA RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO DE RODOVIAS COM MELHORAMENTOS FÍSICOS E OPERACIONAIS DE BAIXO CUSTO - C.R.E.M.A. 2ª ETAPA LOTE: 3 RODOVIA: BR-316/MA TRECHO: Div. PA/MA (Boa Vista do Gurupi) - Entr. BR-226/343(A) (Div. MA/PI) SUBTRECHO: Entr. MA-008 (Zé Chicão) - Entr. BR-135(B)/MA-020 (Peritoró) SEGMENTO: km 320,20 - km 423,49 EXTENSÃO: 103,29 km CÓDIGO PNV: 316BMA0310 a 316BMA0340 LOTE: 02 RECIFE / PE MARÇO / 2011

2 O Projeto Executivo de Engenharia para Restauração da Rodovia: BR- 316/MA, trecho: Div. PA/MA - Entr. BR-226/343(A) (Div. MA/PI), subtrecho: Entr. MA-008 (Zé Chicão) - Entr. BR-135(B)/MA-020 (Peritoró), segmento: km 320,20 - km 423,49, Lote 2, com extensão de 103,29km, no estado do Maranhão. Os instrumentos legais que caracterizam a elaboração deste projeto são os seguintes: Concorrência Pública : Nº 637/06 Data da Licitação: 24/06/2008 Data da Assinatura do Contrato: 15/07/2008 Nº do Contrato: PP / Nº do Processo Administrativo: /08-83 Data da Publicação no D.O.U.: 17/07/2008 PNV: 316BMA 0310 a 0340 Extensão Contratada: 104,40km

3 A BR-316 é uma Rodovia Diagonal, que apresenta orientação Nordeste - Sudeste. Começa na cidade de Belém no estado do Pará, passa pelos estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco e termina na cidade de Maceió no estado do Alagoas.

4 Tem seu início na cidade de Belém no Estado do Pará e termina na cidade de Maceió no Estado de Alagoas, passando pelos estados do Maranhão, Piauí e Pernambuco, totalizando 2059,90km de extensão. A estaca 0 (zero), do segmento em questão, foi materializada no bordo esquerdo da rodovia BR-316/MA, no entroncamento com a MA-008 (km 320,20), localidade de Zé Chicão e o término da locação ocorreu na estaca ,00, localizada no entroncamento com a MA-020 (km 423,49), área urbana da cidade de Peritoró.

5 MAPA DE SITUAÇÃO

6 MUNICÍPIOS ATRAVESSADOS Olho DÁgua das Cunhãs Bacabal Alto Alegre do Maranhão Peritoró

7 POPULAÇÃO Olho DÁgua das Cunhãs hab. Bacabal hab. Alto Alegre do Maranhão hab. Peritoró hab. Total= hab

8 DADOS DE TRÁFEGO POSTO 01 ZÉ CHICÃO - ALTO ALEGRE AUTO2CB3CB2CS2C3C4C2S12S22S33S13S23S32C23D43T6MotosVRSOMA

9 DADOS DE TRÁFEGO POSTO 02 BACABAL - ALTO ALEGRE AUTO2CB3CB2CS2C3C4C2S12S22S33S13S23S32C23D43T6MotosVRSOMA

10 DADOS DE TRÁFEGO POSTO 03 CAXUXA - BACABAL AUTO2CB3CB2CS2C3C4C2S12S22S33S13S23S32C23D43T6MotosVRSOMA

11 DADOS DE TRÁFEGO POSTO 04 CAXUXA - TERESINA AUTO2CB3CB2CS2C3C4C2S12S22S33S13S23S32C23D43T6MotosVRSOMA

12 PROJETO DE RESTAURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE RODOVIAS - CREMA 2ª ETAPA EstudosProjetos TopográficosGeométrico Geológicos e GeotécnicosInterseções HidrológicosDrenagem TráfegoRestauração do Pavimento Vistoria de OAEObras Complementares AmbientaisSinalização Proteção Ambiental

13 SEÇÃO TRANSVERSAL TIPO

14 INTERSEÇÕES ENTR. MA -008 (VITORINO FREIRE) ENTR. MA-328 (LAGO VERDE)

15 INTERSEÇÕES ENTR. MA-245 (LAGO DA PEDRA) ENTR. MA-247 (SÃO LUIS GONZAGA)

16 INTERSEÇÕES ENTR. BR-135 (A) (CAXUXA)

17 INTERSEÇÕES ENTR. BR-135 (B) (PERITORÓ) ENTR. MA-020 (PERITORÓ)

18 SOLUÇÕES ADOTADAS DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO As soluções de reabilitação do pavimento da pista de rolamento contemplam as seguintes intervenções: FX(X%) + TSDpol + Hx - Fresagem localizada do revestimento + reposição em CBUQ faixa C na porcentagem de área indicada + camada de bloqueio de trinca em TSD c/ polímero + camada de reforço em CBUQ. FX(X%) + Hx - Fresagem localizada do revestimento + reposição em CBUQ faixa C na porcentagem de área + camada de reforço em CBUQ. FRX(X%) + REP + TSDpol + Hx - Fresagem contínua do revestimento + camada de reperfilagem com massa fina de CBUQ + camada de bloqueio de trinca em TSD c/ polímero + camada de reforço em CBUQ. REC8 - REC9 - REC10 - Reconstrução do pavimento através da reciclagem da base, com incorporação do revestimento existente e adição de 3,0% de cimento + camada de CBUQ. FX(X%) + REP + Hx - Fresagem localizada do revestimento + reposição em CBUQ faixa C na porcentagem de área indicada + camada de reperfilagem com massa fina de CBUQ + camada de reforço em CBUQ.

19 SOLUÇÕES ADOTADAS DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO

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26 LOCALIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS

27 OCORRÊNCIAS DE MATERIAIS Jazida Urucabal Esta ocorrência será explorada pela Construtora para emprego nos serviços de remendos localizados e melhorias das interseções. Após exploração, deverá ser realizada a recuperação ambiental da área, através do plantio de vegetação nativa por hidrossemeadura.

28 Jazida Canaã Esta ocorrência será explorada pela Construtora para emprego nos serviços de remendos localizados e melhorias das interseções. Após exploração, deverá ser realizada a recuperação ambiental da área, através do plantio de vegetação nativa por hidrossemeadura.

29 Areal Alto Alegre Esta ocorrência será explorada pela Construtora para emprego nos serviços de remendos localizados e melhorias das interseções. Após exploração, deverá ser realizada a recuperação ambiental da área, através do plantio de vegetação nativa por hidrossemeadura.

30 Pedreira Rosário Esta ocorrência encontra-se em exploração comercial e possui Licença de Exploração.

31 PROJETO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS Os projetos estruturais foram elaborados de acordo com as normas técnicas vigentes, sendo adotado para o carregamento móvel o trem-tipo Classe 450KN da NBR-7188 da ABNT, prevendo os seguintes serviços: Alargamento As pontes deverão ser ampliadas para terem largura final em 12,80m conforme solicitado. Foram projetadas em concreto armado e/ou propendido, com fundações em estaca raiz dispostas simetricamente em relação ao eixo de cada ponte e solidarizadas à estrutura existente conforme projeto. Recuperação Estrutural As recuperações e reforços estruturais deverão ser específicos para cada ponte conforme prevêem os projetos, em função dos levantamentos cadastrais, das patologias de cada elemento estrutural da ponte.

32 Curso dÁgua Localização (km) Comprimento (m) Largura (m) Recomendação Valor da Obra (R$) Rio Lombada328,0830,0010,00Reforço e Alargamento ,71 Rio Sítio Novo347,5030,2010,00Reforço e Alargamento ,38 Rio Bambu353,6243,0010,00Reforço e Alargamento ,52 Rio Estiva357,1420,0010,00Reforço e Alargamento ,39 Canal de Bacabal359,046,008,20Reforço e Alargamento83.049,65 Rio Mearim361,19129,4010,40Reforço e Alargamento ,75 Igarapé de Santo Antônio375,7712,008,20Reforço e Alargamento ,68 Igarapé Canaã384,246,608,20Reforço e Alargamento ,84 Igarapé Colonjão388,926,308,20Reforço e Alargamento ,39 Igarapé do Meio398,8411,208,20Reforço e Alargamento ,56 Riacho Andiroba403,8617,108,20Reforço e Alargamento ,72 Riacho Águas Grande419,887,008,20Reforço e Alargamento ,51 Rio Peritoró423,4124,808,90Reconstruir ,39 Total ,49 Obs: Todas as Pontes deverão ficar com largura de 12,80 m após ampliação PROJETO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS

33 LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 320,20 Canteiros da Interseção Entr. MA-008 Plantio de mudas em leivas. PASSIVOS AMBIENTAIS LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 328,08 Reflorestamento compensatório as margens do Rio Lombada Plantio de mudas de árvores nativas

34 LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 337,00 Canteiro da Interseção Entr. MA-328 Plantio de mudas em leivas. PASSIVOS AMBIENTAIS LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 347,50 Reflorestamento compensatório as margens do Rio Sítio Novo Plantio de mudas de árvores nativas

35 LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 353,62 Reflorestamento compensatório as margens do Rio Bambu Plantio de mudas de árvores nativas PASSIVOS AMBIENTAIS LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 357,14 Reflorestamento compensatório as margens do Rio Estiva Plantio de mudas de árvores nativas

36 LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 361,18 Reflorestamento compensatório as margens do Rio Mearim Plantio de mudas de árvores nativas PASSIVOS AMBIENTAIS LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 361,30 Canteiros da Interseção Entr. MA-245 Plantio de mudas em leivas

37 LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 375,20 Canteiros da Interseção Entr. MA-247 Plantio de mudas em leivas PASSIVOS AMBIENTAIS LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 375,76 Reflorestamento compensatório as margens do Igarapé de Santo Antônio Plantio de mudas de árvores nativas

38 LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 384,23 Reflorestamento compensatório as margens do Igarapé Canaã Plantio de mudas de árvores nativas PASSIVOS AMBIENTAIS LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 387,52 Jazida - J.1 Plantio de vegetação nativa em mudas e por hidrossemeadura LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 388,92 Reflorestamento compensatório as margens do Igarapé Colonjão Plantio de mudas de árvores nativas

39 PASSIVOS AMBIENTAIS LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 397,40 Canteiros da Interseção Entr. BR-135 (A) Plantio de mudas em leivas. LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 397,40Canteiro de ObraPlantio de mudas em leivas LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 391,54Jazida - J.2 Plantio de vegetação nativa em mudas e por hidrossemeadura.

40 PASSIVOS AMBIENTAIS LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 402,26Areal Plantio de mudas de árvores nativas. LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 400,78Jazida - J.3 Plantio de vegetação nativa em mudas e por hidrossemeadura. LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 398,84 Reflorestamento compensatório as margens do Igarapé do Meio Plantio de mudas de árvores nativas

41 LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 403,86 Reflorestamento compensatório as margens do Riacho Andiroba Plantio de mudas de árvores nativas PASSIVOS AMBIENTAIS LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 419,88 Reflorestamento compensatório as margens do Riacho Águas Grande Plantio de mudas de árvores nativas

42 LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 422,40 Canteiros da Interseção Entr. BR-135 (B) Plantio de mudas em leivas. PASSIVOS AMBIENTAIS LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 423,40 Reflorestamento compensatório as margens do Rio Peritoró Plantio de mudas de árvores nativas.

43 LocalizaçãoFotoDescriçãoSolução 423,49 Canteiros da Interseção Entr. MA-020 Plantio de mudas em leivas. PASSIVOS AMBIENTAIS

44 ORÇAMENTO RESTAURAÇÃO ITEMDISCRIMINAÇÃO%VALORES (R$) 1MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO0, ,89 2IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS1, ,89 3RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO60, ,25 4FORNECIMENTO DE MATERIAIS BETUMINOSOS24, ,64 5TRANSPORTE DE MATERIAIS BETUMINOSOS8, ,99 SUBTOTAL (1)95, ,65 6MANUTENÇÃO2, ,60 7CONSERVAÇÃO1, ,06 SUBTOTAL (2)4, ,66 CUSTO TOTAL (1+2) ,31 CUSTO TOTAL (1+2) POR km ,90

45 ORÇAMENTO MELHORIAS ITEMDISCRIMINAÇÃO%VALORES (R$) 1MELHORAMENTOS DAS INTERSEÇÕES10, ,36 2DRENAGEM E OBRAS DE ARTE CORRENTES8, ,52 3OBRAS DE ARTE ESPECIAIS53, ,49 4SINALIZAÇÃO E SEGURANÇA8, ,87 5OBRAS COMPLEMENTARES10, ,80 6SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO AMBIENTAL8, ,52 CUSTO TOTAL100, ,56 CUSTO TOTAL POR km ,33


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