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PROJETO EXECUTIVO DE ENGENHARIA PARA RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO

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Apresentação em tema: "PROJETO EXECUTIVO DE ENGENHARIA PARA RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO EXECUTIVO DE ENGENHARIA PARA RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO
DE RODOVIAS COM MELHORAMENTOS FÍSICOS E OPERACIONAIS DE BAIXO CUSTO - C.R.E.M.A. 2ª ETAPA LOTE : 3 RODOVIA : BR-316/MA TRECHO : Div. PA/MA (Boa Vista do Gurupi) - Entr. BR-226/343(A) (Div. MA/PI) SUBTRECHO : Entr. MA-008 (Zé Chicão) - Entr. BR-135(B)/MA-020 (Peritoró) SEGMENTO : km 320,20 - km 423,49 EXTENSÃO : 103,29 km CÓDIGO PNV : 316BMA0310 a 316BMA0340 LOTE : 02 RECIFE / PE MARÇO / 2011

2 O Projeto Executivo de Engenharia para Restauração da Rodovia: BR-316/MA, trecho: Div. PA/MA - Entr. BR-226/343(A) (Div. MA/PI), subtrecho: Entr. MA-008 (Zé Chicão) - Entr. BR-135(B)/MA-020 (Peritoró), segmento: km 320,20 - km 423,49, Lote 2, com extensão de 103,29km, no estado do Maranhão. Os instrumentos legais que caracterizam a elaboração deste projeto são os seguintes: Concorrência Pública : Nº 637/06 Data da Licitação : 24/06/2008 Data da Assinatura do Contrato : 15/07/2008 Nº do Contrato : PP / Nº do Processo Administrativo : /08-83 Data da Publicação no D.O.U. : 17/07/2008 PNV : 316BMA 0310 a 0340 Extensão Contratada : 104,40km

3 A BR-316 é uma Rodovia Diagonal, que apresenta orientação Nordeste - Sudeste. Começa na cidade de Belém no estado do Pará, passa pelos estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco e termina na cidade de Maceió no estado do Alagoas.

4 Tem seu início na cidade de Belém no Estado do Pará e termina na cidade de Maceió no Estado de Alagoas, passando pelos estados do Maranhão, Piauí e Pernambuco, totalizando 2059,90km de extensão. A estaca 0 (zero), do segmento em questão, foi materializada no bordo esquerdo da rodovia BR-316/MA, no entroncamento com a MA-008 (km 320,20), localidade de Zé Chicão e o término da locação ocorreu na estaca ,00, localizada no entroncamento com a MA-020 (km 423,49), área urbana da cidade de Peritoró.

5 MAPA DE SITUAÇÃO

6 MUNICÍPIOS ATRAVESSADOS
Olho D’Água das Cunhãs Bacabal Alto Alegre do Maranhão Peritoró

7 POPULAÇÃO Olho D’Água das Cunhãs hab. Bacabal hab. Alto Alegre do Maranhão hab. Peritoró hab. Total= hab

8 DADOS DE TRÁFEGO POSTO 01 ZÉ CHICÃO - ALTO ALEGRE AUTO 2CB 3CB 2CS 2C
Motos VR SOMA 1102 69 34 113 169 380 3 22 17 129 2 9 76 1 62 16 246 4 2451

9 DADOS DE TRÁFEGO POSTO 02 BACABAL - ALTO ALEGRE AUTO 2CB 3CB 2CS 2C 3C
Motos VR SOMA 874 42 36 208 205 264 4 18 13 81 3 9 68 62 41 223 2157

10 DADOS DE TRÁFEGO POSTO 03 CAXUXA - BACABAL AUTO 2CB 3CB 2CS 2C 3C 4C
Motos VR SOMA 848 82 58 189 190 193 32 34 31 102 17 19 106 14 117 75 290 2429

11 DADOS DE TRÁFEGO POSTO 04 CAXUXA - TERESINA AUTO 2CB 3CB 2CS 2C 3C 4C
Motos VR SOMA 1730 185 61 427 280 774 10 116 411 145 1 265 25 388 4829

12 PROJETO DE RESTAURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE RODOVIAS - CREMA 2ª ETAPA
Estudos Projetos Topográficos Geométrico Geológicos e Geotécnicos Interseções Hidrológicos Drenagem Tráfego Restauração do Pavimento Vistoria de OAE Obras Complementares Ambientais Sinalização Proteção Ambiental

13 SEÇÃO TRANSVERSAL TIPO

14 INTERSEÇÕES ENTR. MA -008 (VITORINO FREIRE) ENTR. MA-328 (LAGO VERDE)

15 INTERSEÇÕES ENTR. MA-245 (LAGO DA PEDRA)
ENTR. MA-247 (SÃO LUIS GONZAGA)

16 INTERSEÇÕES ENTR. BR-135 (A) (CAXUXA)

17 INTERSEÇÕES ENTR. BR-135 (B) (PERITORÓ) ENTR. MA-020 (PERITORÓ)

18 SOLUÇÕES ADOTADAS DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO
As soluções de reabilitação do pavimento da pista de rolamento contemplam as seguintes intervenções: FX(X%) + TSDpol + Hx - Fresagem localizada do revestimento + reposição em CBUQ faixa “C” na porcentagem de área indicada + camada de bloqueio de trinca em TSD c/ polímero + camada de reforço em CBUQ. FX(X%) + Hx - Fresagem localizada do revestimento + reposição em CBUQ faixa “C” na porcentagem de área + camada de reforço em CBUQ. FRX(X%) + REP + TSDpol + Hx - Fresagem contínua do revestimento + camada de reperfilagem com massa fina de CBUQ + camada de bloqueio de trinca em TSD c/ polímero + camada de reforço em CBUQ . REC8 - REC9 - REC10 - Reconstrução do pavimento através da reciclagem da base, com incorporação do revestimento existente e adição de 3,0% de cimento + camada de CBUQ. FX(X%) + REP + Hx - Fresagem localizada do revestimento + reposição em CBUQ faixa “C” na porcentagem de área indicada + camada de reperfilagem com massa fina de CBUQ + camada de reforço em CBUQ.

19 SOLUÇÕES ADOTADAS DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO

20 SOLUÇÕES ADOTADAS DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO

21 SOLUÇÕES ADOTADAS DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO

22 SOLUÇÕES ADOTADAS DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO

23 SOLUÇÕES ADOTADAS DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO

24 SOLUÇÕES ADOTADAS DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO

25 SOLUÇÕES ADOTADAS DE RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO

26 LOCALIZAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS

27 OCORRÊNCIAS DE MATERIAIS Jazida Urucabal
Esta ocorrência será explorada pela Construtora para emprego nos serviços de remendos localizados e melhorias das interseções. Após exploração, deverá ser realizada a recuperação ambiental da área, através do plantio de vegetação nativa por hidrossemeadura .

28 Jazida Canaã Esta ocorrência será explorada pela Construtora para emprego nos serviços de remendos localizados e melhorias das interseções. Após exploração, deverá ser realizada a recuperação ambiental da área, através do plantio de vegetação nativa por hidrossemeadura .

29 Areal Alto Alegre Esta ocorrência será explorada pela Construtora para emprego nos serviços de remendos localizados e melhorias das interseções. Após exploração, deverá ser realizada a recuperação ambiental da área, através do plantio de vegetação nativa por hidrossemeadura .

30 Pedreira Rosário Esta ocorrência encontra-se em exploração comercial e possui Licença de Exploração.

31 PROJETO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS
Os projetos estruturais foram elaborados de acordo com as normas técnicas vigentes, sendo adotado para o carregamento móvel o trem-tipo Classe 450KN da NBR-7188 da ABNT, prevendo os seguintes serviços: Alargamento As pontes deverão ser ampliadas para terem largura final em 12,80m conforme solicitado. Foram projetadas em concreto armado e/ou propendido, com fundações em estaca raiz dispostas simetricamente em relação ao eixo de cada ponte e solidarizadas à estrutura existente conforme projeto. Recuperação Estrutural As recuperações e reforços estruturais deverão ser específicos para cada ponte conforme prevêem os projetos, em função dos levantamentos cadastrais, das patologias de cada elemento estrutural da ponte.

32 PROJETO DE OBRAS DE ARTE ESPECIAIS
Curso d’Água Localização (km) Comprimento (m) Largura Recomendação Valor da Obra (R$) Rio Lombada 328,08 30,00 10,00 Reforço e Alargamento ,71 Rio Sítio Novo 347,50 30,20 ,38 Rio Bambu 353,62 43,00 ,52 Rio Estiva 357,14 20,00 ,39 Canal de Bacabal 359,04 6,00 8,20 83.049,65 Rio Mearim 361,19 129,40 10,40 ,75 Igarapé de Santo Antônio 375,77 12,00 ,68 Igarapé Canaã 384,24 6,60 ,84 Igarapé Colonjão 388,92 6,30 ,39 Igarapé do Meio 398,84 11,20 ,56 Riacho Andiroba 403,86 17,10 ,72 Riacho Águas Grande 419,88 7,00 ,51 Rio Peritoró 423,41 24,80 8,90 Reconstruir ,39 Total ,49 Obs: Todas as Pontes deverão ficar com largura de 12,80 m após ampliação

33 PASSIVOS AMBIENTAIS Localização Foto Descrição Solução 320,20
Canteiros da Interseção Entr. MA-008 Plantio de mudas em leivas. Localização Foto Descrição Solução 328,08 Reflorestamento compensatório as margens do Rio Lombada Plantio de mudas de árvores nativas

34 PASSIVOS AMBIENTAIS Localização Foto Descrição Solução 337,00
Canteiro da Interseção Entr. MA-328 Plantio de mudas em leivas. Localização Foto Descrição Solução 347,50 Reflorestamento compensatório as margens do Rio Sítio Novo Plantio de mudas de árvores nativas

35 PASSIVOS AMBIENTAIS Localização Foto Descrição Solução 353,62
Reflorestamento compensatório as margens do Rio Bambu Plantio de mudas de árvores nativas Localização Foto Descrição Solução 357,14 Reflorestamento compensatório as margens do Rio Estiva Plantio de mudas de árvores nativas

36 PASSIVOS AMBIENTAIS Localização Foto Descrição Solução 361,18
Reflorestamento compensatório as margens do Rio Mearim Plantio de mudas de árvores nativas Localização Foto Descrição Solução 361,30 Canteiros da Interseção Entr. MA-245 Plantio de mudas em leivas

37 PASSIVOS AMBIENTAIS Localização Foto Descrição Solução 375,20
Canteiros da Interseção Entr. MA-247 Plantio de mudas em leivas Localização Foto Descrição Solução 375,76 Reflorestamento compensatório as margens do Igarapé de Santo Antônio Plantio de mudas de árvores nativas

38 PASSIVOS AMBIENTAIS Localização Foto Descrição Solução 384,23
Reflorestamento compensatório as margens do Igarapé Canaã Plantio de mudas de árvores nativas Localização Foto Descrição Solução 387,52    Jazida - J.1 Plantio de vegetação nativa em mudas e por hidrossemeadura Localização Foto Descrição Solução 388,92 Reflorestamento compensatório as margens do Igarapé Colonjão Plantio de mudas de árvores nativas

39 PASSIVOS AMBIENTAIS Localização Foto Descrição Solução 391,54
Jazida - J.2 Plantio de vegetação nativa em mudas e por hidrossemeadura. Localização Foto Descrição Solução 397,40 Canteiros da Interseção Entr. BR-135 (A) Plantio de mudas em leivas. Localização Foto Descrição Solução 397,40 Canteiro de Obra Plantio de mudas em leivas

40 PASSIVOS AMBIENTAIS Localização Foto Descrição Solução 398,84
Reflorestamento compensatório as margens do Igarapé do Meio Plantio de mudas de árvores nativas Localização Foto Descrição Solução 400,78 Jazida - J.3 Plantio de vegetação nativa em mudas e por hidrossemeadura. Localização Foto Descrição Solução 402,26 Areal Plantio de mudas de árvores nativas.

41 PASSIVOS AMBIENTAIS Localização Foto Descrição Solução 403,86
Reflorestamento compensatório as margens do Riacho Andiroba Plantio de mudas de árvores nativas Localização Foto Descrição Solução 419,88 Reflorestamento compensatório as margens do Riacho Águas Grande Plantio de mudas de árvores nativas

42 PASSIVOS AMBIENTAIS Localização Foto Descrição Solução 422,40
Canteiros da Interseção Entr. BR-135 (B) Plantio de mudas em leivas. Localização Foto Descrição Solução 423,40 Reflorestamento compensatório as margens do Rio Peritoró Plantio de mudas de árvores nativas.

43 PASSIVOS AMBIENTAIS Localização Foto Descrição Solução 423,49
Canteiros da Interseção Entr. MA-020 Plantio de mudas em leivas.

44 ORÇAMENTO RESTAURAÇÃO ITEM DISCRIMINAÇÃO % VALORES (R$) 1
MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO 0,64 ,89 2 IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS 1,83 ,89 3 RESTAURAÇÃO DO PAVIMENTO 60,70 ,25 4 FORNECIMENTO DE MATERIAIS BETUMINOSOS 24,11 ,64 5 TRANSPORTE DE MATERIAIS BETUMINOSOS 8,48 ,99 SUBTOTAL (1) 95,76 ,65 6 MANUTENÇÃO 2,44 ,60 7 CONSERVAÇÃO 1,80 ,06 SUBTOTAL (2) 4,24 ,66 CUSTO TOTAL (1+2) ,31 CUSTO TOTAL (1+2) POR km ,90

45 ORÇAMENTO MELHORIAS ITEM DISCRIMINAÇÃO % VALORES (R$) 1
MELHORAMENTOS DAS INTERSEÇÕES 10,29 ,36 2 DRENAGEM E OBRAS DE ARTE CORRENTES 8,93 ,52 3 OBRAS DE ARTE ESPECIAIS 53,75 ,49 4 SINALIZAÇÃO E SEGURANÇA 8,34 ,87 5 OBRAS COMPLEMENTARES 10,54 ,80 6 SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO AMBIENTAL 8,15 ,52 CUSTO TOTAL 100,00 ,56 CUSTO TOTAL POR km ,33


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