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Processos de qualificação da Atenção Primária à Saúde por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (Telessaúde) Carlos André Aita Schmitz Médico.

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1 Processos de qualificação da Atenção Primária à Saúde por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (Telessaúde) Carlos André Aita Schmitz Médico de Família e Comunidade Coordenador Executivo - TelessaúdeRS

2 Por que qualificar APS?

3 Por que qualificar APS? Decreto 7.508/2011 => Regulamenta a Lei 8.080/1990 Define a assistência à saúde baseada em RAS coordenadas pela APS e tendo como principais portas de entrada os serviços de APS e os serviços de Urgência e Emergência.

4 Atenção Primária à Saúde
A atenção terciária se materializa através do atendimento hospitalar, e a atenção secundária através dos ambulatórios e clínicas de especialidades. Integralidade: promoção da saúde, de prevenção, de diagnóstico, de tratamento, de reabilitação ou de paliação

5 Atenção Primária à Saúde
Anos Potenciais de Vida Perdidos Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico

6 APS no Brasil A reorganização do Sistema Único de Saúde - SUS a partir da ampliação de sua rede de serviços de APS por meio da Estratégia Saúde da Família - ESF trouxe avanços importantes na saúde e condição de vida da população brasileira. Hoje mais de equipes (Figura 6) atuam em todo o país, sendo responsáveis pelo cuidado em APS de mais da metade da população. Estudos demonstraram que a ESF teve impacto positivo sobre a mortalidade infantil, sobre a redução de internações por condições sensíveis à APS, sobre a qualidade da atenção pré-natal e de puericultura, assim como ampliação do acesso a serviços de saúde para população vulnerável do ponto de vista sociossanitário (FACHINNI et al 2006 ; MACINKO et al, 2006 ; BEZERRA et al, 2007 ; MACINKO et al, 2007 ; PICCINI et al, 2007 ; AQUINO et al, 2008 ; FACHINNI et al 2008 ). equipes

7 Programa Telessaúde Brasil Redes
Telessaúde é o uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para atividades à distância relacionadas à saúde em seus diversos níveis (primário, secundário e terciário), possibilitando a interação entre profissionais de saúde, bem como o acesso remoto a recursos diagnósticos ou até mesmo terapêuticos (através da robótica).  

8 Teleconsultoria e Segunda Opinião Formativa (SOF): principais serviços oferecidos
Atividade de apoio assistencial e/ou de consultoria com caráter educacional, portanto com o objetivo de ampliar a capacidade resolutiva de quem a solicita; Baseada na melhor evidência científica disponível, adaptada para as realidades locais e seguindo os princípios do SUS e da APS; OBJETO discussão de um caso clínico (paciente concreto); situações ou problemas que envolvam toda uma família ou comunidade; tema geral de saúde; processo de trabalho das equipes da ESF; FORMATO Síncrono => (webconferência) <= Assíncrono (formulário eletrônico)

9 Resultados – TelessaúdeRS Mais de 10.000 teleconsultorias respondidas
Evitação de encaminhamento Médico considerando todas as solicitações 1:2 Um encaminhamento evitado a cada duas teleconsultorias solicitadas

10 Por que empregar BPM em Telessaúde para APS?
Incipiência conceitual: inexistência de referencial científico consolidado em Telessaúde, considerando a experiência nacional; Incipiência processual: inexistência de expertise prática nacional em Telessaúde; Incipiência tecnológica: inexistência de oferta de produtos baseados em referenciais científicos consolidados e em expertises práticas de longa data.

11 BPM e evolução de processos
Evolução dos processos de solicitação, regulação e resposta de teleconsultorias. Conforme se vê na Figura (2007 e 2008), os primeiros fluxos eram simplórios e dependentes de operador, deixando muita margem para interpretações diversas. Com o uso de BPM, já na primeira abordagem ( ), foram identificados 30 processos somando 80 atividades, dentro de três fluxos básicos (solicitações síncronas, solicitações assíncronas de texto e assíncronas de material). Na segunda versão da aplicação da metodologia BPM ao negócio Telessaúde ( ), conseguiu-se uma refinamento de processos com redução para 20 processos e 60 atividades dentro dos três fluxos básicos. A versão atual atingiu o melhor resultado, com apenas um fluxo geral básico, com dois processos e apenas 4 atividades mútuas a todos os processos.

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13 BPM e evolução de processos
O modelo de negócio escolhido foi o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio). Nesse sentido entende-se processo de negócio (ou simplesmente processo) como um conjunto definido de atividades executados por humanos ou máquinas (atividades disparadoras, atividades meio e atividades fim) dentro de uma noção de trabalho de ponta-a-ponta, envolvendo todo o trabalho e todos os cruzamentos de limites funcionais, necessários para entregar valor (no caso, telessaúde) ao cliente final. O BMP, por sua vez, é uma abordagem que permite identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar processos automatizados e não automatizados (ABPMP, 2009). Conforme se vê na Figura (2007 e 2008), os primeiros fluxos eram simplórios e dependentes de operador, deixando muita margem para interpretações diversas. Com o uso de BPM, já na primeira abordagem ( ), foram identificados 35 processos somando 88 atividades, dentro de três fluxos básicos (solicitações síncronas, solicitações assíncronas de texto e assíncronas de material). Na segunda versão da aplicação da metodologia BPM ao negócio Telessaúde ( ), conseguiu-se uma refinamento de processos com redução para 23 processos e 66 atividades dentro dos três fluxos básicos. A versão atual atingiu o melhor resultado, com apenas um fluxo geral básico, com dois processos e apenas 5 atividades mútuas a todos os processos. Evolução dos processos de solicitação, regulação e resposta de teleconsultorias.

14 Obrigado! telessauders@ufrgs.br http://www.ufrgs.br/telessauders
BPM e evolução de processos Gisele Bündchen Homo superioris Obrigado! O modelo de negócio escolhido foi o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio). Nesse sentido entende-se processo de negócio (ou simplesmente processo) como um conjunto definido de atividades executados por humanos ou máquinas (atividades disparadoras, atividades meio e atividades fim) dentro de uma noção de trabalho de ponta-a-ponta, envolvendo todo o trabalho e todos os cruzamentos de limites funcionais, necessários para entregar valor (no caso, telessaúde) ao cliente final. O BMP, por sua vez, é uma abordagem que permite identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar e controlar processos automatizados e não automatizados (ABPMP, 2009). Conforme se vê na Figura (2007 e 2008), os primeiros fluxos eram simplórios e dependentes de operador, deixando muita margem para interpretações diversas. Com o uso de BPM, já na primeira abordagem ( ), foram identificados 35 processos somando 88 atividades, dentro de três fluxos básicos (solicitações síncronas, solicitações assíncronas de texto e assíncronas de material). Na segunda versão da aplicação da metodologia BPM ao negócio Telessaúde ( ), conseguiu-se uma refinamento de processos com redução para 23 processos e 66 atividades dentro dos três fluxos básicos. A versão atual atingiu o melhor resultado, com apenas um fluxo geral básico, com dois processos e apenas 5 atividades mútuas a todos os processos.


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