A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMPORADA 2013. Abrindo um parêntesis – o que é uma corrente elétrica? Um corrente elétrica é um FLUXO ORDENADO DE ELÉTRONS e, simplificadamente, ocorre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMPORADA 2013. Abrindo um parêntesis – o que é uma corrente elétrica? Um corrente elétrica é um FLUXO ORDENADO DE ELÉTRONS e, simplificadamente, ocorre."— Transcrição da apresentação:

1 TEMPORADA 2013

2

3 Abrindo um parêntesis – o que é uma corrente elétrica? Um corrente elétrica é um FLUXO ORDENADO DE ELÉTRONS e, simplificadamente, ocorre quando conectamos as extremidades de uma fonte de tensão usando um condutor (fio).

4

5 EFEITO FOTOELÉTRICO Um feixe de luz, ao incidir sobre um metal, pode arrancar os elétrons livres desse metal Esse efeito só pode ser explicado considerando a luz como uma partícula (fóton), e não como uma propagação ondulatória. fotoelétron radiação

6 Experimento da dupla fenda de Young (difração e interferência da onda)

7 A energia é uma grandeza quantizada! -O que isto significa? Os valores de energia só podem ter assumir quantidades bem delimitadas (discretas). Por exemplo, assim como uma mulher não pode ter um número fracionário de filhos, a energia também não pode assumir qualquer valor.

8 E = h. f E – é a energia (J ou eV). h – é a constante de Planck h=6, J.s h=4, eV.s f – é a frequência da onda (Hz)., Marx Planck ( )

9 A Energia Cinética dos elétrons arrancados de uma placa metálica depende somente da FREQUÊNCIA da luz incidente, e não da sua intensidade!!! E C máx = hf – W E Cmáx - é a energia cinética máxima dos elétrons; W – é chamado função trabalho e representa a energia mínima necessária para arrancar os elétrons de determinado metal. Cada metal apresenta sua função trabalho.

10 EXEMPLO Para que o silício apresente o efeito fotoelétrico é necessária uma frequência mínima de 5, Hz (frequência de corte). Considerando esse metal, calcule: a) a energia mínima (função-trabalho), em eV, para arrancar um elétron de uma placa de silício; b) quando a placa é atingida por uma luz cuja frequência é 6, Hz, qual é a energia cinética máxima, em eV, dos elétrons emitidos?

11

12 O Efeito Fotoelétrico foi estudado por Albert Einstein, conseguindo, por esses estudos, um Prêmio Nobel. Uma das aplicações mais comuns desse efeito está nos sensores de portas automáticas e elevadores.

13 Vamos fazer alguns exercícios do livro? PÁGINA: 684 (Todos) SEM PREGUIÇA


Carregar ppt "TEMPORADA 2013. Abrindo um parêntesis – o que é uma corrente elétrica? Um corrente elétrica é um FLUXO ORDENADO DE ELÉTRONS e, simplificadamente, ocorre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google