A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9. Como estudar a Palavra Nesta lição você vai aprender:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9. Como estudar a Palavra Nesta lição você vai aprender:"— Transcrição da apresentação:

1 9. Como estudar a Palavra Nesta lição você vai aprender:
A importância de ouvir a Palavra de Deus. Como estudar e memorizar a Palavra. Como meditar na Palavra para receber as suas riquezas.

2 As pessoas de fora sempre associam os crentes com a Bíblia
As pessoas de fora sempre associam os crentes com a Bíblia. Isso na verdade é muito bom. Mas alguns também dizem que a Bíblia é apenas “desodorante de crente”. E por quê? Simplesmente porque alguns apenas a carregam debaixo do braço, mas nunca a leram e a usam como se fosse uma espécie de amuleto. Se você deseja crescer em Deus, você precisa tomar a Palavra de Deus de maneira prática, porque “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (II Tm. 3;16-17). Mas para isso você precisa conhecê-la. Nós conhecemos a Palavra de cinco formas: Ouvindo Lendo Estudando Memorizando Meditando

3 1. Como ouvir a Palavra de Deus.
A maneira como recebemos fé é ouvindo a Palavra de Deus: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Jesus disse várias vezes: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mt. 11:15). Portanto, ouvir a Palavra de Deus é vital. É por isso que você precisa ir ao culto todas as semanas. Quando você vai ao culto e ouve a Palavra, esta Palavra gera fé em você para vencer o mundo e capacitá-lo a servir a Deus no seu dia-a-dia. Existem muitas formas de se ouvir a Palavra: A) A Bíblia em fita cassete ou CD. B) Pregações na igreja, Estudos Bíblicos e Curso que a Igreja disponibiliza. C) Pregações gravadas. D) Pelo rádio ou televisão. O problema de ouvir é que retemos apenas de 5 a 10% do que ouvimos. Mas você pode melhorar o seu ouvir. Eis aqui algumas dicas: Desenvolva fome e desejo de ouvir a Deus. Quando temos um desejo profundo, retemos muito mais do que nos é falado. Abra a sua mente e coração. Uma pessoa de mente fechada com medo ou orgulho pode ouvir, mas não reterá a Palavra de Deus. Concentre-se em ouvir. Não deixe que as preocupações ou ocupações tirem a sua atenção quando estiver ouvindo a Palavra. Anote aquilo que você está ouvindo. Tenha consigo sempre uma agenda para anotar as pregações. Hebreus 2:1 diz: “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”. Pratique o que você ouve. “Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg. 1:22).

4 2. Como ler a Palavra de Deus.
Quando ouvimos a Palavra, retemos de 5 a 10%, mas retemos até 30% quando lemos. A ordem de Deus é que você leia a Palavra todos os dias da sua vida. Você deve ter a Bíblia “Consigo e nela lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir” (Dt. 17:19). Deuteronômio 17:19 dá três razões para lermos a Palavra: para aprender a temer o Senhor, para guardar a Palavra e para praticá-la. Muitos crentes nunca leram a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Isto mostra o lugar que a Palavra de Deus ocupa na vida deles. Eis algumas sugestões para você ler e reter a Palavra de Deus: Se você ler três capítulos por dia e quatro aos domingos, você lerá toda a Bíblia em um ano. Leia sistematicamente. Tenha a sua própria Bíblia e sublinhe os textos que mais falarem com você. Leia num lugar tranqüilo. Tenha um plano de leitura bíblica e siga-o.

5 3. Como estudar a Palavra de Deus.
Se desejamos reter mais da Palavra, precisamos estudá-la. Quando estudamos, retemos de 30 a 50%. Muitos, porém, sentem um arrepio quando ouvem a palavra “estudar”. A Palavra de Deus diz que os nobres estudam e investigam a Palavra. “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At. 17:11). Além disso, o objetivo do estudo da Palavra é que você possa “apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm. 2:15). Um homem de Deus chamado George Müller desenvolveu algumas perguntas que ele usava para estudar a Palavra de Deus. Estas perguntas vão ajudá-lo a entender completamente o que Deus está dizendo na Bíblia. Você pode fazer a si mesmo todas ou algumas dessas perguntas, a respeito do texto que estiver estudando: Há algum exemplo para que eu siga? Há algum mandamento para que eu obedeça? Há algum erro que eu precise deixar? Há algum pecado para que eu peça perdão? Há algum pensamento sobre o próprio Deus? Há alguma promessa de Deus para mim?

6 4. Como memorizar a Palavra de Deus.
Você vai acabar memorizando espontaneamente uma série de versículos apenas por ouvi-los repetidas vezes nos cultos da igreja. Mas a vontade de Deus é que a memorização seja algo constante em sua vida. Deus nos ordena a memorizar a Palavra: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Escrevei-as nos umbrais de vossa casa e nas vossas portas” (Dt. 11:18 e 20). A Palavra de Deus escondida em nossos corações é capaz de guardar-nos do pecado. “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Sl. 119:11). O grande valor da memorização é que retemos 100% daquilo que memorizamos. Quando você enche assim a sua mente com a Palavra de Deus, o seu modo de pensar começa a mudar. Ninguém cai no pecado se a sua mente estiver cheia da Palavra de Deus. “No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão” (Sl. 37:31). Dicas para memorizar: Aproveite algumas ocasiões em que você tenha que ficar parado esperando. Por exemplo, como enquanto estiver fazendo ginástica ou estiver esperando em um consultório, ou num ponto de ônibus. Escolha um versículo que fale ao seu coração. Escreva o versículo em um cartão. Repita lendo-o em voz alta muitas vezes. Divida o versículo em frases completas. Carregue o cartão consigo para revisão. Sempre memorize o versículo como está escrito. Vá apagando no cartão as palavras, uma de cada vez. Se existe um cântico com a letra do versículo que você está memorizando, tudo ficará mais fácil. A maneira mais fácil de memorizar é cantando.

7 5. Como meditar na Palavra de Deus.
A Palavra de Deus diz no Salmo 1:2-3 que o homem bem aventurado tem “o seu prazer... na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” Por isso “ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” Deus também ordenou a Josué dizendo: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Js. 1:8) Você está sendo convidado por Deus a meditar na sua Lei todo o tempo, de dia e de noite. Mas, o que é meditar? Meditar não é ficar com a mente vazia, sem pensar em nada, como ensinam as seitas orientais. Meditar é um pensamento prolongado, dirigido para um único objetivo. A ilustração bíblica é do ruminar da vaca. Ela come e depois traz de volta a comida para ser mastigada novamente, extraindo, assim, o máximo possível de nutrientes do alimento. De maneira prática, meditar envolve três coisas: visualizar, personalizar e aplicar.

8 5. Como meditar na Palavra de Deus.
a. Visualizar Se você ler ou ouvir uma história sem usar a imaginação para visualizá-la, você não sentirá as emoções envolvidas ali. O mesmo se aplica à Palavra de Deus. Meditar é visualizar, imaginar. Você lê no salmo 23: “O Senhor é meu pastor”. Isso é bem frio, mas se você imaginar-se como um cordeiro indefeso nas mãos protetoras do pastor, a imagem envolverá você e gerará mais fé. b. Personalizar Personalizar é colocar o texto na primeira pessoa, ou seja, referindo-se a si mesmo. A maior parte dos textos bíblicos podem ser personalizados. Você, por exemplo, lê no Salmo 91: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” Personalizando você dirá: “Eu habito no esconderijo do altíssimo e eu descanso à sombra do Onipotente”.

9 5. Como meditar na Palavra de Deus.
c. Aplicar Todo texto bíblico possui um único significado, mas inúmeras aplicações. Sempre tome o texto bíblico como sendo direcionado a você. Como sendo uma palavra de Deus direcionada para a sua vida. d. Confessar Todo texto bíblico pode ser usado como se fosse uma oração. Usando as suas próprias palavras, repita o texto que você leu como uma oração a Deus. Esta palavra será definitivamente gravada no seu coração e o Espírito Santo o fará lembrar-se dela quando for necessário. A Palavra de Deus diz em Hebreus 12:1: “Corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta.” A vida cristã é como uma corrida.


Carregar ppt "9. Como estudar a Palavra Nesta lição você vai aprender:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google