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1 GV-PEC Competitividade: Inovação, Organização e Pessoas GESTÃO DA INOVAÇÃO Material adaptado de Marcos A. Vasconcellos, Fórum de.

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1 1 GV-PEC Competitividade: Inovação, Organização e Pessoas GESTÃO DA INOVAÇÃO Material adaptado de Marcos A. Vasconcellos, Fórum de Inovação da FGV-EAESP

2 Os empreendedores precisam aprender a praticar a inovação sistemática, e não esperar a idéia brilhante. A Inovação Sistemática consiste na busca deliberada e organizada de mudanças, e na análise sistemática das oportunidades que tais mudanças podem oferecer para a inovação econômica e social. Inovação Sistemática Drucker: Inovação e Espírito Empreendedor

3 É a que pratica a Inovação Sistemática. A Organização Inovadora é, portanto, permeada por um processo contínuo e permanente de produção de inovações, inovações essas de qualquer natureza – de produto, processo, gestão ou de negócios – e de qualquer magnitude. Marcos Vasconcellos Organização Inovadora

4 Meio Inovador Interno Barbieri et al.: Organizações Inovadoras Contexto que envolve e dá suporte às Pessoas e ao Processo de Inovação. Resultante das sinergias internas que operam de modo efetivo para gerar continuamente inovações.

5 Processo de Inovação MEIO INOVADOR INTERNO MEIO INOVADOR INTERNO As Pessoas são os Agentes da Inovação Recursos Recursos : Resultados: Planejados ou Encontrados Capital Conheci mento

6 Capital para Inovação Capital para Inovação Goffin & Mitchell: Innovation Management Recompensa Risco | Pão com Manteiga Ostras Elefantes Brancos Pérolas

7 Conhecimento para Inovação Conhecimento para Inovação Nonaka & Takeushi: The Knowledge-Creating Company Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Conhecimento Tácito Conhecimento ExplícitoConhecimentoCompartilhado(Socialização) ConhecimentoOperacional(Internalização) ConhecimentoConceitual(Externalização) ConhecimentoSistêmico(Combinação) 4 modos de Conversão DE PARA

8 Processo de Inovação: Funil ou Stage Gates Processo de Inovação: Funil ou Stage Gates Marcos Vasconcellos Etapas Idéias Implementação Priorização

9 Pessoas As Pessoas não são recursos. São, sim, os efetivos agentes de mudança e inovação. Fórum de Inovação da FGV-EAESP

10 Pessoas Margareth J. Wheatley: We are All Innovators Não há substituto para a criatividade, a atenção e a vontade humanas. Os líderes devem reconhecer a capacidade inata das pessoas para adaptar e criar – para inovar.

11 Trabalho em Equipe Tom Kelley: The Art of Innovation (Lessons in Creativity from Ideo) Os gênios solitários não têm muito a dizer sobre aplicar processo criativo a negócios e não estão dispostos a compartilhar o que sabem Grandes projetos resultam de grandes times Grupos são irreverentes e sem hierarquia, valorizam a diversidade e colaboram com recursos externos.

12 Motivação Tom Peters: Prosperando no Caos Não há limites para o que uma pessoa média pode realizar, se estiver totalmente envolvida.

13 Resultados Resultados Econômico- Financeiros Crescimento Rentabilidade Criação de Valor por empregado Resultados do Processo de Produção de Inovações Inovações implementadas nas 4 categorias GestãoNegócio ProcessoProduto Cumprimento dos Objetivos de Inovação Cumprimento dos Objetivos Estratégicos de Inovação

14 Avaliação da Inovação Giffin & Mitchell: Innovation Management Processo de Inovação OutputsInputs Medidas de InputMedidas de ProcessoMedidas de Output EX.: % Receita p/ P&D EX.: % de vendas de novos produtos EX.: time-to-market Tempo Recursos Investimentos Efetividade Eficiência Produtos Serviços Processos

15 Modelo de Gestão Processo de Inovação MEIO INOVADOR INTERNO MEIO INOVADOR INTERNO

16 Modelo de Gestão TOP MGMT MIDDLE MGMT FRONT LINE CUSTOMERS PARADIGMA DA ADMINISTRAÇÃO

17 Modelo de Gestão TOP MGMT MIDDLE MGMT FRONT LINE CUSTOMERS PARADIGMA DA LIDERANÇA

18 Canais de Comunicação Prof. Antonio Carlos TeixeiraGundling: The 3M Way to Innovation O papel do Administrador frente à inovação é ecológico cuidar do ambiente adequado para que as pessoas tenham ideias e as expressem. Para tanto é necessário: Abrir os canais de comunicação da Organização. Habilidades gerenciais em comunicação exigidas pela 3M: Mentoring Visão Clara Metas ambiciosas Planejamento Portas abertas Interface com Consumidores Recompensas

19 Aprendizagem Ari de Geus: A Empresa Viva / Tidd et al.: Gestão de inovação Organização bem-sucedida é aquela que pode efetivamente aprender. Organizações não aprendem, e sim as pessoas que estão dentro delas. Afinal, o conhecimento está na mente das pessoas.

20 Modelo de Gestão Processo de Inovação Liderança e Intenção Estratégica MEIO INOVADOR INTERNO MEIO INOVADOR INTERNO

21 Liderança e Intenção Estratégica Collins & Lazier Catalisar uma visão clara e compartilhada por todos os membros da organização Assegurar comprometimento e vigorosa perseguição dessa visão

22 Liderança Transformadora Bennis & Nanus: Líderes UNIDADE através da VISÃO SIGNIFICADO através da COMUNICAÇÃO CONFIANÇA através do POSICIONAMENTO AUTOCONSIDERAÇÃOPOSITIVA através da APRENDIZAGEM

23 Modelo de Gestão Processo de Inovação Liderança e Intenção Estratégica CULTURA PARA INOVAÇÃO MEIO INOVADOR INTERNO MEIO INOVADOR INTERNO

24 Cultura para Inovação Barbieri et al.: Organizações Inovadoras Os líderes encorajam a iniciativas. O reconhecimento pelo trabalho é coletivo. Alto nível de equilíbrio e comprometimento. Alto astral: as pessoas se sentem participantes. Algumas Características da Cultura que facilita a Inovação As pessoas enfrentam problemas abertamente. Liberdade para expressar dúvidas. A aprendizagem é encorajada Erros não intencionais vistos como aprendizado.

25 Modelo de Gestão Processo De Inovação Liderança e Intenção Estratégica Percepção das Fronteiras Percepção das Fronteiras CULTURA PARA INOVAÇÃO

26 RESULTADOS PENSAFALAFAZ COMOVOCÊ VÊ O MUNDO O Mundo Premissas: Romper Padrões

27 Modelo de Gestão Processo De Inovação Liderança e Intenção Estratégica Percepção das Fronteiras Percepção das Fronteiras CULTURA PARA INOVAÇÃO

28 Alianças para Inovação Alianças para Inovação Prof. Luiz Carlos Moraes Rego Open Innovation

29 Modelo de Gestão Processo De Inovação Liderança e Intenção Estratégica Econômico Tecnológico Político-Legal MacroambienteSocial CULTURA PARA INOVAÇÃO

30 PESSOAS PROCESSO DE INOVAÇÃO RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO MEIO INOVADOR INTERNO 1 Liderança 2 Estratégia Roda da Inovação* (*) Fórum de Inovação


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