A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FESTAS DE ISRAEL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FESTAS DE ISRAEL."— Transcrição da apresentação:

1 FESTAS DE ISRAEL

2 FESTAS DE ISRAEL Yom Tov ou Festival LÚACH
É um dia, ou vários dias observados pelos judeus como uma comemoração sagrada ou secular de um importante evento da história judaica. Em hebraico, os feriados judaicos, dependendo da sua natureza, são chamados de: yom tov ("dia bom"), chag ("festival") taanit ("jejum"). As origens das várias festas judaicas geralmente encontra-se nas mitzvot (mandamentos bíblicos), decreto rabínico, ou na moderna história de Israel. LÚACH

3 CALENDÁRIO JUDAICO

4 Festa das Trombetas – Toque do shofar
Rosh Hashaná O ano novo judaico é um período de reflexão, em que D'us inicia o julgamento de cada ser humano conforme suas ações. A data celebra o aniversário da criação do homem, no 6º dia da Criação do Mundo. Festa das Trombetas – Toque do shofar Segue-se 10 dias conhecidos como Aseret Yemei Teshuva – dias de arrependimento, culminando no dia de Yom Kipur. Início: 1 de Tishrei/ Início em 2010: 9/setembro Festa das Trombetas – Toque do shofar Segue-se 10 dias conhecidos como Aseret Yemei Teshuva – dias de arrependimento, culminando no dia de Yom Kipur.

5 10 de Tishrei/5771 Início em 2010: 18/setembro
Yom Kipur Início: 10 de Tishrei/ Início em 2010: 18/setembro É considerado pelos judeus como o mais santo e solene dia do ano. Nele, é dado especial ênfase ao perdão e à reconciliação. É um dia em que as pessoas jejuam desde o pôr-do-sol e termina ao anoitecer do dia seguinte. Usa-se o Talit para as rezas à noite. Quando existia o Templo, o Sumo Sacerdote apresentava o sangue de um cordeiro para a expiação dos pecados do povo.

6 15/Tishrei/5771 Início em 2010: 23/setembro
Festa dos Tabernáculos Sucot Início: 15/Tishrei/ Início em 2010: 23/setembro A festa é caracterizada principalmente pela obrigação do povo judeu de habitar em cabanas. A sucá lembra as tendas que serviram como moradias durante os 40 anos que os hebreus viveram no deserto do Sinai, após o Êxodo do Egito. Os judeus se alegram diante do Muro das Lamentações com feixes de Lulav em agradecimento pela colheita. Sucá

7 AS QUATRO ESPÉCIES DE PLANTAS
Aravá Folha de salgueiro Etrog Cidra Lulav Folha de palmeira Hadassim Mirto

8 25 de Kislev/5771 Início em 2010: 2/Dezembro
Chanucá Início: 25 de Kislev/ Início em 2010: 2/Dezembro Marca a derrota dessas forças que tentaram evitar que o povo de Israel praticasse o judaísmo. Judas Macabeu e os seus irmãos destruíram essas forças e fizeram a rededicação do Templo de Jerusalém. Na ocasião aconteceu o milagre das luzes em que a Menorá ficou acesa por 8 dias com uma porção de azeite que era suficiente apenas para um dia. Desde a histórica vitória dos macabeus sobre os assírios, ocorrida em 165 a.E.C., os judeus celebram Chanucá durante oito dias.

9 14 de Adar 1 /5771 Início em 2011: 18/fevereiro
Purim Início: 14 de Adar 1 / Início em 2011: 18/fevereiro Origina-se da palavra “Pur”, sorteio. Referente a data em que Haman sorteou e marcou para o aniquilamento do povo judeu. Transformou-se num data de sorte do povo judeu, quando então foi salvo pela revelação da rainha Ester ao rei Assuero o plano de Haman. Comemora-se com grande alegria e muitas fantasias.

10 15 de Nissan/5771 Início em 2011: 19 de abril
PÁSCOA Início: 15 de Nissan/ Início em 2011: 19 de abril Pessach (פסח), que significa passagem ou passar por cima, também conhecida como Páscoa judaica, é o nome do sacríficio executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos, pães sem fermento (Chag haMatzot). Também celebra e recorda a libertação do povo hebreu que era escravo no Egito, conforme narração no livro de Êxodo.

11 Páscoa Mandamento divino: Aplicar sangue de um cordeiro nos umbrais das portas como sinal da proteção de D´us quando o anjo da morte passasse para matar os primogênitos dos egípcios.

12 Cada componente da mesa judaica tem um significado específico.
Páscoa Seder da Páscoa Cada componente da mesa judaica tem um significado específico.

13 6 de Sivan Início em 2011: 8 /Junho
Shavuot Início: 6 de Sivan Início em 2011: 8 /Junho Shavuot, significa “semanas”. Este feriado é conhecido por “Festa das Primícias” (Chag HaBikurim) que era o término da colheita de cereais. Também como “Pentecostes” e “Festa do Recebimento da Torá” (Matan Torá). Nessa data, Moisés recebe de D´us Os Dez Mandamentos, no Monte Sinai.

14 Shabat Shabbat — O Sábado — שבת        Os Judeus celebram o Shabbat, um dia de descanso, no sétimo dia de cada semana. A Lei Judaica define que o término do dia ocorre ao anoitecer, que é quando o dia seguinte começa. Assim, o Shabbat começa ao pôr-do-sol de sexta-feira, e termina ao início da noite de Sábado. Em muitos aspectos, a Halachá (Lei Judaica) atribui ao Shabbat o nível do dia sagrado mais importante do calendário judaico. É o primeiro dia santo mencionado no Tanach (Bíblia Hebraica), e Deus foi o primeiro a observá-lo, através da finalização da Obra da Criação do Mundo.

15 Dia da Memória do Holocausto
Yom HaShoá השואה Yon HaShoá Início: 27 de Nissan Início em 2010: 11/Abril Dia da Memória do Holocausto     O Yom HaShoá é também conhecido como o Dia da Memória do Holocausto, e tem lugar no dia 27 de Nissan. Em Israel, por todo o país, tocam as sirenes durante dois minutos, em memória dos seis milhões de judeus mortos pelos nazistas durante a II Guerra Mundial.

16 Yom HaAtzmaut (יום העצמאות‎)
Dia da Independência de Israel Foi declarado no dia 5 do mês de Iyar, ano de 5708 ( 14/05/1948) por David Ben Gurion, o primeiro chefe de estado, em Tel Aviv e marca também o fim do Mandato Britânico da Palestina

17 Dia de Jerusalém Início: 28 de Iyar/ Início em 2011: 1/Junho Em 2010: 19/abril Yom Yerushalaim (יום ירושלים‎) Dia de Jerusalém O Dia de Jerusalém marca a reunificação de Jerusalém e o Monte do Templo sob o domínio judaico, durante a Guerra dos Seis Dias em 1967.

18 Esperança (Hatikva) Enquanto dentro
do coração De cada alma judia palpitar E na direção do oriente Os olhos se dirigirem Ainda não passou nossa Esperança Esperança que tem dois mil anos De ser um povo livre em nossa terra A Terra de Sião e Jerusalém. (Sarit Haddad)

19 FONTES http://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto
Elaboração: Iara Maia

20


Carregar ppt "FESTAS DE ISRAEL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google