A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Evaristo Marzabal Neves Apoio didático: Eliane de C. Afonso/Bolsista PET-GAEA Daniel Oyan/Bolsista PET-GAEA Fevereiro 2011 Escola Superior de Agricultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Evaristo Marzabal Neves Apoio didático: Eliane de C. Afonso/Bolsista PET-GAEA Daniel Oyan/Bolsista PET-GAEA Fevereiro 2011 Escola Superior de Agricultura."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Evaristo Marzabal Neves Apoio didático: Eliane de C. Afonso/Bolsista PET-GAEA Daniel Oyan/Bolsista PET-GAEA Fevereiro 2011 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Economia, Administração e Sociologia LES 0180 – Introdução à Administração

2 Reflexão Inicial Entre vocês, não residentes em Piracicaba, se sua casa familiar é próxima retornará nos fins de semana; outros, dependendo da distância, a cada 15 dias; uns, uma vez por mês e, aqueles vindos de outros estados ou cidade bem distante, somente nas férias. E, olhe lá? Nossa! Agora preciso aprender a me autogerenciar. Será que tenho esta capacidade? Até agora, total dependência de meus pais ou responsáveis, pura moleza.

3 Leitura Inicial Transcrição de parágrafos de Rito de passagem: sonho x realidade – Aula Investimento social na Universidade Pública: formação de um cidadão. de nossa autoria - 2ª aula/ingressante na Disciplina : Introdução a Engenharia Agronômica. A partir de agora, leitura e reflexão.

4 Uns sofrem mais, outros conseguem um tanto de serenidade, mas é inegável que esta fase da vida do jovem (adolescência) é especial e difícil. Afinal é a hora de decidir o futuro profissional. E aí entram a expectativa da família, de si mesmo, a mudança de cidade, o receio de escolher mal e depois se arrepender, o pouco conhecimento da personalidade, etc.

5 Tudo isso pode formar um quadro bem assustador na vida de alguém que, até então, cumprira o padrão: primeiro e segundo graus, com a familia, com os tios e tias, com a turma, com a brincadeira e o estudo específico para as provas, para passar de ano. Doce período juvenil.

6 A perda deste mundo adolescente é marcante. Mas, pera ai? Quanta felicidade! Ingressei na faculdade, estou livre das amarras do vestibular, das perturbações e da marcação cerrada de meus pais ou responsáveis, da correria, da loucura. Daqui pra frente, na ESALQ, 4 ou mais anos (dependendo da carreira) só sossego, tranqüilidade, festas, nova turma, e, pelo jeito, é só estudar (não vou dar moleza ao professor), passar, ficar todo o tempo só na faculdade (espera ai?... 4 meses de férias, praia, carnaval, etc... Pô! Ninguém é de ferro – Aí está o perigo: cuidado com a desorganização).

7 Há, também, a fase de adaptação. O calouro deixa para trás a escola ou cursinho em que estudava, os tios e amigos do dia-a-dia e até sua antiga rotina. Tudo isso será substituído por novas relações na faculdade. Por um lado, o calouro tem a perda do velho, do habitual, e, de outro, ele tem de entrar em contato com o novo, o que pode criar ansiedade e, às vezes, uma angústia. A gente sai do habitual porque tem um projeto de ser alguma coisa. Se o calouro se centrar nesta idéia, o que aparecer de ruim no caminho será uma dificuldade a ser ultrapassada em nome de um objetivo. Caso contrário, a dificuldade vira impossibilidade. (Psicólogo M. A. Y. Perosa)

8 Chega de leitura: agora, reflexões Em qualquer local que venha a morar em Piracicaba (república, apartamento, Casa do Estudante, pensionato, casa de família, etc.) vale a pena, para iniciar sua vida em novo lar, seguir algumas dicas da Personal Organizer Elizabeth Ruiz (Beth Organizer, Piracicaba ).

9 Quais dicas? Entre outras, destacam-se: 1. ROUPAS e OBJETOS: Organize roupas e objetos de forma prática e funcional, utilizando caixinhas para separar objetos pequenos (artigos para higiene pessoal, roupas íntimas, bijouterias, maquiagem, etc.) e pastas para separar papéis (documentos, contas a pagar, contas pagas, etc.) IMPORTANTE: quando usar alguma coisa, crie o hábito de retorná-la sempre para o seu lugar. Crie casinhas/compartimentos para cada coisa. Esse hábito ajuda a manter tudo arrumado, evitando o stress e a perda de tempo (olha aí a administração do tempo) ao procurar por algo que não sabe onde colocou.

10 2.Tempo: Divida seu dia para aproveitar melhor o tempo. Marque horários para suas atividades (estudar, academia, atividades físicas, dormir, acordar, cuidar da casa e da roupa, etc.) e cumpra-os rigorosamente. Caso não tenha um profissional para ajudar, mantenha tudo limpo e arrumado. O dia da faxina será mais fácil e rápido. Adiante todos os seus relógios em 5 minutos e viva em função desse horário. Crie o hábito de não se atrasar (disciplina é fundamental).

11 3. Alimentação: Cuide da alimentação e lembre-se de que qualquer refeição simples feita em casa é muito mais saudável e econômica do que comer fora. Em casa, não se esqueça das verduras, legumes e frutas.

12 4. Dinheiro: Evite os cartões de crédito, prefira os de débito automático. Você terá mais controle sobre as despesas. Separe o dinheiro na seguinte ordem: despesas mensais fixas – não deixe acumular nenhuma conta para o mês seguinte e evite pagar com atraso e multa; poupança para eventualidades e emergências, ou dias de chuva – por menos que se poupe, essa graninha será muito bem-vinda em caso de necessidade; despesas pessoais (passeios, artigos pessoais, etc.) – pense bem antes de gastar (questione): você está realmente precisando?

13 Com respeito ao item 4 (dinheiro - organização financeira) são apresentadas algumas dicas de consultores para quem deixou a casa e ingressou na universidade em outra cidade. (reportagem de Caroline Matos, Folha de São Paulo, cad. Folhainvest, 05/03/2012, p.B1 – Título: Universitário deve organizar as finanças – Jovens que saem da casa dos pais para estudar tem dificuldade para montar e cumprir o orçamento doméstico).

14 Vida longe dos pais Dicas para manter as finanças em dia na faculdade: Faça um orçamento mensal, ainda que simples; Itens básicos de um orçamento: gastos com habitação, estudo, transporte, lazer, vestuário, alimentação; Siga o orçamento à risca: gastos extras, só com o que sobrar. Se já trabalha, poupe 10% do salário todo mês;

15 Fuja de altos limites de cheque especial e cartão de crédito; não parcele essas dívidas; Se houver, a ajuda financeira dos pais dever ser encarada como salário; o valor é finito; Fuja de financiamento de longo prazo; carro e casa própria podem vir depois da faculdade.

16 Como administrar meu tempo e minha nova vida?? Dicas a seguir nos arquivos e aulas sobre administração do tempo (e de sua vida). Prá começo: cadê sua agenda ?

17 Obrigado!


Carregar ppt "Prof. Evaristo Marzabal Neves Apoio didático: Eliane de C. Afonso/Bolsista PET-GAEA Daniel Oyan/Bolsista PET-GAEA Fevereiro 2011 Escola Superior de Agricultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google