A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O NASCIMENTO DA CLASSE OPERÁRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O NASCIMENTO DA CLASSE OPERÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 O NASCIMENTO DA CLASSE OPERÁRIA
NO BRASIL

2 INDÚSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL 100 ANOS APÓS OS PAÍSES EUROPEUS:
mil Trabalhadores urbanos mil operários no RJ mil operários em SP Na Europa neste período havia milhões de operários

3 INDÚSTRIALIZAÇÃO A PASSOS DE TARTARUGA
TIPO DE COLONIZAÇÃO RIQUEZA NATURAL DO BRASIL (algodão, madeira, minérios,borracha, café) IMPORTAVA PRODUTOS INDÚSTRIALIZADOS DA INGLATERRA SURGIMENTO DA BURGUESIA CAFEIRA – CAPITAL NASCENTE INDÚSTRIA AS PRIMEIRAS FÁBRICAS FORAM DO SETOR TEXTIL, ENTRE , NOVE TECELAGEM (05 NA BA) TECELAGENS (13 MG,12 BA,11 RJ,10 MA,09 SP) E 55 MIL TRAB. -FÁBRICA DE BEBIDAS: BOHEMIA 1853 (PETROPÓLIS) E BRAHMA EM 1888(RJ)

4 DA ESCRAVIDÃO À IMIGRAÇÃO EUROPÉIA
PÓLOS DE INDÚSTRIALIZAÇÃO: RJ, JUIZ DE FORA E SP SP FOI QUEM MAIS INVESTIU NA IMIGRAÇÃO EUROPÉIA, MAIORIA ITALIANOS RJ 1/3 DA POPULAÇÃO COMPOSTA DE IMIGRANTES, MAIORIA PORTUGUESES ESPANHÓIS -1890 A MILHÃO DE IMIGRANTES, 90% ITALIANOS 1875 A 1914 CHEGARAM NO BRASIL 4,5 MILHÕES DE IMIGRANTES (Italianos, Portugueses, espanhóis, alemães, sírio – libaneses, japoneses, poloneses e ucranianos). -OS EUA RECEBERAM NESTA ÉPOCA 45 MILHÕES IMIGRANTES -NOVAS INDÚSTRIAS APARECEM EM RECIFE, PORTO ALEGRE, CURITIBA E BELÉM. EM MENOR ESCALA INCIPIENTE INDÚSTRIA TEXTIL EM MACÉIO, ARACAJU E CIDADES DO INTERIOR E CAPITAL DO MARANHÃO.

5 DA ESCRAVIDÃO À IMIGRAÇÃO EUROPÉIA
-EM 1900 O BRASIL TINHA 26 MILHÕES DE HABITANTES -RJ COM 600 MIL, SP 240 MIL E CIDADES COM MAIS DE CEM MIL HABITANTES SÓ SALVADOR E BELÉM. -BASE DA PRODUÇÃO ERA AGRÍCOLA, OS PORTOS COM GRANDE NÚMERO DE ESTIVADORES, ERAM PÓLOS DE CRESCIMENTO E FOCO DE LUTA DOS TRABALHADORES – CELEBRES GREVES DOS PRTUÁRIOS DE SANTOS, RECIFE E RIO DE JANEIRO. QUEM CONTINUAVA A TRABALHAR NO CAMPO ERAM OS EX-ESCRAVOS. 1850 LEI DE TERRAS E NADA DE REFORMA AGRÁRIA – FORMAÇÃO EXÉRCITO DE MISERÁVEIS. -APOSTAVA-SE NO BRANQUEAMENTO DO BRASIL, POR MEIO DA IMIGRAÇÃO EUROPÉIA.

6 DA ESCRAVIDÃO À IMIGRAÇÃO EUROPÉIA
-AS PRIMEIRAS FÁBRICAS SÓ SELEIONAVAM PARA O TRABALHO IMIGRANTES EUROPEUS, OS EX ESCRAVOS FICAVAM COM OS PIORES SERVIÇOS E PEQUENOS BISCATES. -AS CONDIÇÕES DE TRABALHO ERAM EXATAMENTE IGUAIS AS DE CEM ANOS ATRÁS NA IGLATERRA: JORNADA SEM LIMITE(16h), NENHUM DESCANSO SEMANAL OU FÉRIAS. O AMBIENTE A SAÚDE ERAM PÉSSIMOS EM 1910 NAS FÁBRICAS DE SP A IDADE MÉDIA DE VIDA DO TRABALHADOR URBANO CHEGAVA A 19 ANOS EM SP E RJ TAMBÉM HAVIAM CRIANÇAS DE 7, 6 E ATÉ DE 5 ANOS TRABALHANDO NAS FÁBRICAS.

7 A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES NA EUROPA E O LIBERALISMO
90% DOS TRABALHADORES URBANOS ERAM IMIGRANTES COM ALGUMA EXPERIÊNCIA/CONTATO COM A INDÚSTRIA TAMBÉM HAVIAM TIDO CONTATO/PARTICIPADO DAS LUTAS SINDICAIS, POR ISSO REPETIRAM AQUI OS MESMOS PASSOS DA CLASSE OPERÁRIA DA EUROPA. -MAS, DO MESMO JEITO, OS PATRÔES REPRIMIAM OS TRABALHADORES -VISÃO POLÍTICO – ECONÔMICA DA BURGUESIA : LIBERALISMO = LIBERDADE = LIBERDADE TOTAL PARA AS CHAMADAS “FORÇAS PRODUTIVAS” CAPITAL E TRABALHO. -CONSIDERA QUE O ESTADO NÃO DEVE SE INTROMETER NA ECONOMIA E NOS ASSUNTOS DO CAPITAL E DO TRABALHO -NA PRÁTICA OS OPERÁRIOS ERAM PROIBIDOS DE CRIAR ORGANIZAÇÕES, CADA OPERÁRIO SÓ PODIA SE RELACIONAR C/ O SEU PATRÃO

8 A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES NA EUROPA E O LIBERALISMO
-AS PRIMEIRAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO ENTRE 1880 E 1900 FORAM AS CAIXAS BENEFICIENTES, DE SOCORRO MÚTUO E ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO -LOGO COMEÇA A SURGIR NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÕES ATÉ CHEGAR A ESTRUTURA ORGANIZATIVA DE SINDICATO (INÍCIO DO SEC. XX) LIGAS OPERÁRIAS SOCIEDADE DE RESISTÊNCIA UNIÃO DOS TRABALHADORES -NESTE PERÍODO SURGEM TAMBÉM INICIATIVA/CRIAÇÃO DE VÁRIOS PARTIDOS POLÍTICOS (RJ EM 1890 CRIA O PARTIDO OPERÁRIO)

9 AS PRIMEIRAS GREVES E OS PRIMEIROS JORNAIS OPERÁRIOS NO BRASIL
-GRÁFICOS RJ EM 1858 (GREVE ORGANIZADA) -EXISTEM RELATOS A RESPEITO DE UMA GREVE DOS TRABALHADORES DAS OFICINAS DA CASA DAS ARMAS DA MARINHA IMPERIAL NO RJ EM 1791 -EM SABE-SE DE UMA GREVE DE PESCADORES NO RECIFE -EM 1854 GREVE DOS FERROVIÁRIOS DA PRIMEIRA ESTRADA DE FERRO -1863 FERROVIÁRIOS DO RJ -1877 PORTUÁRIOS DE SANTOS -1881 NO CEARÁ GREVE DOS JANGADEIROS QUE SE RECUSAVAM A TRANS PORTAR ESCRAVOS (LÍDER FOI DRAGÃO DO MAR) -RAZÕES PARA AS GREVES: SALÁRIO. JORNADA TRAB. E CONDIÇÕES VIDA. -EM 1889 NOVA CONSTITUIÇÃO, FOI CONSTITUI´DO VOTO UNIVERSAL SÓ ALFABETIZADOS (8% POPULAÇÃO)

10 COMEÇAM A APARECER ALGUMAS LEIS DE PROTEÇÃO
-1890 DECRETO CONCEDE DIREITO DE APOSENTADORIA AOS EMPREGADOS DAS ESTRADAS DE FERRO (NÃO FOI CUMPRIDO) EM 1891 NA ASSEMBLÉIS LEGISLATIVA DE PERNAMBUCO, FOI APRESENTADO UM PROJETO, QUE NÃO FOI APROVADO, QUE ESTABELECIA JORNADA DE TRABALHO DE 8h.

11 IMPRENSA OPERÁRIA -HISTORIADORES ENCONTRARAM REGISTROS DE MAIS DE 500 JORNAIS DE CUNHO SOCIALISTA OU ANARQUISTA. ALGUNS EXEMPLOS: O SOCIALISTA – NITERÓI O PROLETÁRIO 1847 – RECIFE O PERÍODICO DOS POBRES 1850 – RJ O BRADO DA MISÉRIA 1853 – RECIFE O OPERÁRIO 1864 – SP O CLERIM SOCIALISTA 1898 – PERNAMBUCO EL GRITO DEL PUEBLO – 1899 – SP O OPERÁRIO 1892 – CEARÁ O SOCIALISTA SALVADOR


Carregar ppt "O NASCIMENTO DA CLASSE OPERÁRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google