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EmpreendedorismoEmpreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos Todo o material de aula estará : na sala virtual.

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1 EmpreendedorismoEmpreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos Todo o material de aula estará : na sala virtual Anhanguera no site :

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3 Faz-se necessário identificar corretamente o público-alvo do seu produto ou serviço. Uma idéia não pode ser considerada de forma isolada, é preciso adequá-la às características do empreendedor. Por vezes, confundimos idéia com oportunidade. Concepção da Oportunidade

4 Nem toda idéia identifica uma oportunidade, contudo uma oportunidade sempre traz consigo uma idéia; ou seja, ao identificar uma oportunidade de negócio, concebe-se uma idéia. O êxito de um empreendimento está na identificação da oportunidade; na identificação da oportunidade segundo as características do empreendedor; nas características do empreendedor de acordo com as exigências do negócio: habilidades, conhecimentos, prazer. Concepção da Oportunidade

5 O empreendedor de sucesso é aquele que não se cansa de observar negócios, na constante procura por oportunidades, seja no caminho de casa, do trabalho, nas compras,nas férias, lendo revistas, jornais ou vendo televisão. Busca de Oportunidades:

6 É através da criatividade que o empreendedor começa associar as observações dos mais diversos tipos e formas de empreendimentos. A criatividade vai fazer que ele adote a fórmula de sucesso de um tipo de negócio em um outro. Criatividade

7 A pesquisa é indispensável para que a oportunidade se torne um negócio viável; Pesquisa de Mercado

8 Conceito de Mercado Mercado traz em si a relação existente entre oferta e procura. Aliás o princípio fundamental da economia. Para se estruturar uma empresa, oferecendo bens e/ou serviços, é preciso que se observe a existência de mercado, isto é, se existem pessoas interessadas em adquirir tais bens e/ou serviços.

9 Fatores de Mercado Não basta identificar os consumidores, é necessário verificar a existência de empresas que já confeccionam e oferecem os produtos/serviços que se está pensando em ofertar. Por isso, o empresário tem necessidade de buscar informações que possam lhe ajudar a enxergar e a compreender melhor os seguintes mercados:

10 Compreende as pessoas ou organizações que estão interessadas em adquirir bens e/ou serviços para satisfazerem suas necessidades. É fundamental que o empresário consiga identificar corretamente o mercado consumidor, caracterizando-o segundo: Mercado Consumidor

11 a) Descrição Demográfica: Pessoa Física – faixa etária, faixa de renda, sexo, profissão, estado civil, tamanho da família, grupo étnico, nível de escolaridade, etc. Pessoa Jurídica – setor, ramo de atividade, tempo de existência, faturamento, número de empregados, filiais, etc. Mercado Consumidor

12 b) Descrição Geográfica: Localização do público-alvo. c) Descrição Psicológica: Atividades – quais atividades são de interesse do público-alvo (aproveitamento do tempo livre). Interesses – o quê consideram importante. Opiniões – o que pensam, como se comportam.

13 d) Fatores Decisivos para a Compra: Quais fatores interferem na decisão de compra do consumidor? Preço? Condições de pagamento? Qualidade? Marca? Embalagem? Local de distribuição? Garantia e outros serviços?

14 É formado por pessoas ou empresas que ofertam bens ou serviços iguais aos que serão colocados no mercado consumidor pelo empresário. Mercado Concorrente

15 É constituído de empresas ou pessoas que abastece a empresa de matéria-prima, equipamentos, mercadorias e tantos outros materiais necessários para o funcionamento do negócio. Mercado Fornecedor

16 Fórmula para identificar oportunidades: Identificação de necessidades Procurar necessidades que não estão sendo satisfeitas e desenvolver os produtos ou serviços para satisfaze-las, a um custo que os consumidores estejam dispostos a pagar. Fórmula para Identificar Oportunidades:

17 Observação de deficiências Quase todo negócio pode ser aperfeiçoado, e é isso que motiva muitos empreendedores a montar negócios semelhantes aos já existentes, embora mais aperfeiçoados. Fórmula para Identificar Oportunidades:

18 Observação de tendências Todo empreendedor bem sucedido acompanha atentamente as tendências e os ciclos de negócios que influenciam sua empresa, para aproveitar ao máximo e evitar surpresas. Fórmula para Identificar Oportunidades:

19 Exploração de hobbies Se gostamos de fazer algo, é muito provável que outros também gostem.A oportunidade de negócio está no desenvolvimento de um serviço ou produto que satisfaça este gosto. Fórmula para Identificar Oportunidades:

20 Lançamento de Moda Lançar moda, requer bem mais do empreendedor do que uma idéia original; requer grande perseverança para continuar, apenas de ouvir muito de amigos e familiares, as seguintes opiniões: Desista, a idéia é maluca,não vai funcionar Fórmula para Identificar Oportunidades:

21 Imitação do sucesso alheio Para ter êxito em imitar o sucesso alheio, o empreendedor deve observar e analisar muito bem o negócio, para identificar as razões do sucesso, e na medida do possível, introduzir melhoria no empreendimento original, a fim de se diferenciar no mercado. Fórmula para Identificar Oportunidades:

22 Uma idéia na cabeça e uma oportunidade no mercado: Uma idéia que não se põe em prática é um sonho. Duque de Saint-Simon Uma idéia que não se põe em prática é um sonho. Duque de Saint-Simon


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