A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

U NIVERSIDADE DE T RÁS - OS -M ONTES E A LTO D OURO Licenciatura em Gestão Departamento de Economia, Gestão e Sociologia Unidade Curricular: Gestão e Desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "U NIVERSIDADE DE T RÁS - OS -M ONTES E A LTO D OURO Licenciatura em Gestão Departamento de Economia, Gestão e Sociologia Unidade Curricular: Gestão e Desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 U NIVERSIDADE DE T RÁS - OS -M ONTES E A LTO D OURO Licenciatura em Gestão Departamento de Economia, Gestão e Sociologia Unidade Curricular: Gestão e Desenvolvimento Local Ano Letivo 2011/2012

2 ESTUDO DE CASO Associação dos Amigos da Cultura de Fonte Arcada

3 Metodologia do trabalho

4 Sobre a Associação dos Amigos da Cultura de Fonte Arcada História A Associação dos Amigos da Cultura de Fonte Arcada foi fundada em 1983, na freguesia de Fonte Arcada, concelho de Penafiel, distrito do Porto. Dos registos de 1983 constam os seguintes nomes, da mesa de Assembleia: Presidente: Manuel Luís Ataíde de Sousa Andrade Vice-Presidente: Adriano Augusto Fonseca da Silva Secretário: José António de Sousa Coelho

5 Missão ACFA, a Associação Cultural dos Amigos de Fonte Arcada, promove desenvolvimento social e cultural da freguesia de Fonte Arcada através da promoção de atividades culturais, desportivas e de formação. Visão ACFA, enquanto associação, visa a promoção do desenvolvimento integrado do Concelho de Penafiel, designadamente nas vertentes cultural e social.

6 Gestão Organizacional Nome Quanto ao logótipo, o desenho, remete à ideia de um livro aberto, a esfolhear. Logótipo O nome, ACFA – Associação dos A migos da C ultura de F onte A rcada, é simples, remete à ideia inicial da associação: um grupo de pessoas e de amigos que pretende garantir a evolução, divulgação e sobrevivência da cultura de Fonte Arcada.

7 Estrutura organizacional Mesa de Assembleia, constituída pelo Presidente, Vice-Presidente e Secretário. Direção, contempla 7 elementos: Presidente, Secretário, Tesoureiro e quatro vogais. CARGONOME Presidente:Emanuel da Costa Moreira Vice-PresidenteIdalina Oliveira da Mota Secretário:Madalena Alexandra Ferreira Soares CARGONOME Presidente:César Ricardo Lopes Coelho Ferreira Tesoureiro:Joana Carina da Costa Moreira Secretário:Ana Catarina Maia Campos 1.º Vogal:Marina Maria Lopes da Silva 2.º Vogal:Carla Maria Vieira Nogueira 3.º Vogal:Emanuel dos Santos Coelho 4.º Vogal:Samuel Augusto Teixeira

8 Sócios A ACFA possui, atualmente, cerca de 500 sócios. Quem pode ser sócio? No Regulamento Interno da associação, podemos ler: Art.º 4 – Têm capacidade de ser sócios todas as pessoas de ambos os sexos com idade superior a 15 anos. Art.º 5 – As pessoas com idade inferior à prevista no artigo anterior, adquirem a qualidade de sócio eventual (…)

9 Localização e funcionamento A ACFA está atualmente, sediada na Rua da Quintela, nº20 freguesia de Fonte Arcada concelho de Penafiel distrito do Porto

10 Estratégia organizacional Principais Objetivos Defender a cultura local, regional e nacional; Proporcionar atividades culturais que possam contribuir para o desenvolvimento e preencher os tempos livres dos seus associados; Fomentar o desenvolvimento e prática do desporto; Desenvolver as ações inscritas no seu plano de atividades anual, isoladamente ou em colaboração com outras entidades. Incentivar a visão participativa dos associados e da população em geral. Ter em atenção as ideias dos associados para futuras atividades e eventos. Promover a sustentabilidade da organização: - pela via da diversificação das fontes de financiamento; - através da racionalização dos custos de funcionamento; - e pela otimização da utilização dos recursos disponíveis.

11 Principais áreas de intervenção Ação Social: Valorização das pessoas e das entidades locais; Divulgação das iniciativas sociais do concelho de Penafiel; Formação: Formação inicial de música e instrumentos musicais (projeto em fase de elaboração); Formação contínua em Bombons (Zés Pereiras - música popular); Prestação de serviços à comunidade: Exposições de arte e cultura; Espaço biblioteca; Cortejo e animação de Carnaval; Fim-de-semana Radical; Noitada de S.João; Colónias de Férias; Festa de Natal (em parceria com o Grupo de Jovens de Fonte Arcada);

12 Público-alvo O Público-alvo é a população, em geral, da Freguesia de Fonte Arcada, Penafiel. Comunicação e Imagem A ACFA preocupa-se em acompanhar a evolução tecnológica e as novas formas de divulgação, através da internet. Possui então uma conta de e um blog. Está presente também nas redes socias Twitter e Facebook, e no Youtube. Já foi notícia várias vezes no Jornal Notícias de Penafiel e ainda recentemente (2011) fruto de uma reportagem emitida no Jornal da Noite, da SIC.

13 Visão ativa da ACFA Atividades planeadas para 2012: - Cortejo de Carnaval Toda a organização do cortejo passa pela ACFA. A associação planeia, faz os cartazes de divulgação, marca horários, reúne todos os meios necessários para a sua realização e ainda compra os prémios para as melhores máscaras e carros de desfile. É feito o convite a toda a população e esta responde de forma positiva, com entusiasmo, desde as crianças aos idosos.

14 - Inauguração das Novas Instalações Estão planeadas para breve (possivelmente Junho de 2012). São os membros da direção que limpam, organizam e melhoram as instalações. Dada a criatividade e espirito inovador constroem sofás e mesas (usando materiais recicláveis), decoram as paredes, pintam as madeiras, etc.

15 - Noitada de S. João Mantida a tradição ao longo dos anos, a noite de S.João soa a festa, música, pessoas na rua, sardinha assada, convívio… Pois bem, a ACFA, organiza também a noitada de S.João, incluindo todos os festejos tradicionais.

16 - Fim-de-semana Radical É realizado em parceria com uma companhia de desportos. A ACFA publicita o evento, recolhe as inscrições e transporta os participantes até ao Gerês (local de realização das atividades). A companhia de desportos radicais assume o restante – o realizar das atividades, o material, os técnicos, etc.

17 -Colónias de férias

18 - Festa de Natal A festa de Natal é realizada em parceria com o Grupo de Jovens de Fonte Arcada. Este último fica encarregue de ensaiar as crianças e adolescentes em canto, dança, peças de teatro e excertos de humor. Toda a envolvente de ensaios, coordenação e estruturação do programa fica à responsabilidade do Grupo de Jovens. A ACFA disponibiliza os equipamentos que possui, administra o bar e a venda de produtos (existente no local de atuação), financia os presentes para todas as crianças e publicita o evento.

19 Projetos em desenvolvimento - Espaço biblioteca Neste momento, está a organizar um espaço privilegiado de consulta e leitura na sede da associação. -Escola de Música Este é um projeto ainda pouco maduro. Faz parte dos planos, mas ainda está na fase inicial de desenvolvimento da ideia. -Exposições culturais e artísticas Este projeto passa por aproveitar os espaços existentes e dar oportunidade aos artistas da região de expor/divulgar os seus trabalhos e talento.

20 Impacto na Sociedade A população tem ótima ideia da ACFA. Fonte Arcada gosta da ACFA, e confia nela. As pessoas vêm nos membros da ACFA um exemplo, por serem jovens, por serem ativos e por se preocuparem com o desenvolvimento «da nossa terra». Segundo palavras de moradores, «eles são o exemplo de que os jovens não estão perdidos. E que estas gerações ainda têm futuro e podem mudar o mundo». A ACFA procura gerir bem os seus recursos, mas também sensibilizar e educar as pessoas. Em todas as atividades esta organização transmite valores importantíssimos.

21 Análise SWOT Pontos fracos -Está presente na internet e nas redes sociais, mas virtualmente não se encontra muita informação condensada sobre a associação; Pontos fortes - Membros jovens, ativos, desenrascados e motivados; - População compreensível e amável; - Incubadora de ideias; -É um grande estímulo ao desenvolvimento local;

22 Ameaças -Reduções graduais nos apoios financeiros; Oportunidades - As atuais instalações são como um trampolim para oportunidades. Agora podem desenvolver mais atividades e projetos que antes era muito difícil (o espaço biblioteca é um exemplo); - Os membros da associação são jovens empreendedores e com visão inovadora; - Inexistência de outra associação semelhante, em Fonte Arcada;

23 Gestão financeira Quotas de sócios O valor é de 5 anuais. É um valor simbólico. A ACFA dispõe atualmente de aproximadamente 500 sócios. Apoios financeiros A ACFA está inscrita no Instituto Português da Juventude e na Federação de Associações Juvenis do distrito do Porto. Conta com o apoio monetário da Câmara Municipal de Penafiel. Patrocínios Nestlé, comerciantes de Fonte Arcada – Colónias de Férias Drogaria Dacerina, Confeções Moreira, Junta de Freguesia – disponibiliza transporte, etc. Parceiros Grupo de Jovens Companhia de Desportos Radicais.

24 Obrigado pela atenção! Grupo: Os Exploradores Ana Marisa Fernandes | Carina Monteiro | Davide Alves | Samuel Cruz | Susana Castro | Vera Silva | 34084


Carregar ppt "U NIVERSIDADE DE T RÁS - OS -M ONTES E A LTO D OURO Licenciatura em Gestão Departamento de Economia, Gestão e Sociologia Unidade Curricular: Gestão e Desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google