A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na gramática tradicional são classificados como simples conectivos, alguns não se enquadrando em nenhuma das dez classes gramaticais estabelecidas pela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na gramática tradicional são classificados como simples conectivos, alguns não se enquadrando em nenhuma das dez classes gramaticais estabelecidas pela."— Transcrição da apresentação:

1

2 Na gramática tradicional são classificados como simples conectivos, alguns não se enquadrando em nenhuma das dez classes gramaticais estabelecidas pela Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB)

3 São termos empregados para realizar, entre enunciados, a relação ser argumento para, orientando o discurso para determinadas conclusões. Principais operadores argumentativos

4 1. Conectivos: mas, porém, embora, já que, pois, não só...mas também etc. 2.Advérbios: ainda, quase, pouco etc. 3.Denotadores de inclusão: até, até mesmo, também, inclusive etc. 4.Denotadores de exclusão: só, somente, apenas, senão etc 5. Denotadores de retificação: aliás, ou melhor, isto é etc.

5 Escala argumentativa quando vários enunciados contêm diversos argumentos, tendentes a levar o receptor/leitor a uma determinada conclusão, dizemos que esses argumentos pertencem à mesma escala argumentativa.

6 Alguns operadores argumentativos estabelecem a hierarquia dos elementos, em determinada escala, assinalando o argumento mais forte para a conclusão

7 Ex. Após a ocorrência do acidente, o Sr. Silva desceu do seu veículo, prestou socorro à vítima, chamou o resgate e até acompanhou a vítima ao hospital. até acompanhou a vítima ao hospital chamou o resgate Ele prestou socorro à vítima desceu do seu veículo

8 Outros operadores têm a mesma função: Mesmo Até mesmo Inclusive

9 Outros operadores argumentativos indicam o argumento mais fraco, como: Ao menos Pelo menos No mínimo

10 E pode funcionar somando duas escalas orientadas para a mesma conclusão Não só... Mas também com a mesma finalidade, é muito mais argumentativo aindaexcesso temporal (Ele ainda não se considera realizado) introduz mais um argumento a favor de determinada conclusão (Convém observar ainda que o réu deixou transcorrer o prazo e não se manifestou a respeito da decisão)

11 Aliás, além do mais introduzem um argumento definitivo, um golpe final, mas com a aparência de algo a mais, quase desnecessário. Mas, porém, contudo, emboramarcadores argumentativos de oposição. Masfaz a relação entre dois argumentos contrários para a mesma conclusão, prevalecendo o argumento iniciado por mas

12 Ex. Ele é desatento, mas é inteligente. Embora ( concessiva) permite duas estratégias discursivas diferentes: Antecipação : Embora ele seja desatento, é inteligente Suspense: Ele é desatento, embora seja inteligente

13 Afirmação plena e negação plena Os operadores argumentativos são quase e apenas Muitos empresários estão descontentes com os rumos da economia: quase 80% Poucos empresários estão descontentes com os rumos da economia: apenas 20%

14 Ou (disjunção) possui dois significados diferentes, embora relacionados Ou inclusivo (um ou outro, e/ou): Os empregados podem apresentar-se de uniforme ou portando crachá. Ou exclusivo (só uma alternativa é verdadeira; impossível ambas): Ele pretende passar as férias no litoral ou no campo.

15 Discurso jurídico faz uso, em larga escala, dos operadores argumentativos para indicar a orientação discursiva em direção a determinada conclusão almejada pelo produtor do texto.


Carregar ppt "Na gramática tradicional são classificados como simples conectivos, alguns não se enquadrando em nenhuma das dez classes gramaticais estabelecidas pela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google