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Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO

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Apresentação em tema: "Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Profissional e Tecnológica: Uma panorâmica acerca das características gerais e ofertas
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO Miriam Brasil ASSESSORIA PEDAGÓGICA DA REITORIA

2 Educação Profissional e Tecnológica: o que é?
“A educação profissional tecnológica, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, a ciência e à tecnologia, tem como objetivo a garantia aos cidadãos do direito à apropriação de competências profissionais que os tornem aptos para a inserção em setores profissionais nos quais se faça a necessária utilização de tecnologias.” (SETEC, MEC) © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Educação Profissional e Tecnológica: o que é?

3 Objetivos da EPT Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos; Incentivar a produção a inovação científico- tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho; Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços; Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias; © 2017 Pró-Reitoria de Ensino

4 Objetivos da EPT © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação; †Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos; †Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

5 Critérios para o planejamento de EPT
O atendimento às demandas coletivas do mercado de trabalho, do mundo do trabalho e dos cidadãos; A sintonia entre as demandas identificadas com a vocação da instituição de ensino e as suas reais condições de viabilização; A identificação de perfis profissionais de cada curso e sua função ativa no desenvolvimento das políticas de promoção do desenvolvimento sustentável no âmbito regional e nacional. Critérios para o planejamento de EPT © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Quais seguir?

6 Como se dá a oferta de educação profissional?
Cursos EPT Qualificação Profissional Sem requisitos de escolaridade Técnica Para quem concluiu o ensino médio Articulada Duas formas distintas Integrada Matrícula Única Concomitante Matrículas Distintas Subsequente Graduação e Pós-Graduação © 2017 Pró-Reitoria de Ensino

7 De olho na LDB: o que somos?

8 A educação brasileira está dividida em dois níveis de
Ensino, conforme artigo 21 da Lei de Diretrizes e bases da Educação, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996: “Art. 21. A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II - educação superior.”

9 No caso da Educação Profissional, ela se caracteriza como modalidade?
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino O que isso significa, em termos práticos?

10 Aspectos Legais da Educação Profissional, de acordo com a LDB 9.394/96
• Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Seção IV – A) ; • Educação Profissional e Tecnológica (Capítulo III).

11 Enquanto IFCE, quais níveis de ensino podemos atender?
FIC Ensino Médio: • Integrado • Concomitante • Subsequente Graduação • Licenciatura • Tecnologia

12 Enquanto IFCE, quais níveis de ensino podemos atender?
Bacharelado/Engenharia (Observar o artigo 28, no § 6o do Decreto nº 8.754, de 10 de maio de para os IFs.)

13 Enquanto IFCE, quais níveis de ensino podemos atender?
Pós-Graduação Especialização Mestrado Doutorado Extensão

14 E como dar conta desta complexidade?

15 Em primeiro lugar, se fundamentar nos ditames legais. Eis alguns:
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino Decreto nº5.154, de 23 Julho ; Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores de Tecnologia; Referenciais para Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos Superiores de Graduação; Normatizações internas - ROD, PDI, PPI, Regimento interno, resoluções e portarias.

16 Em segundo, ter a ação em rede como um norte...sempre!

17 O saber é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido.
© 2017 Pró-Reitoria de Ensino O saber é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido.

18 Contatos Ana Uchoa Ricardo Liarth Miriam Brasil ana@ifce.edu.br
Miriam Brasil Contatos


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