A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO EM ESTATÍSTICA E ATUÁRIA. Objetivo do Seminário Apresentar aos alunos diferentes áreas de atuação dos profissionais nas áreas de Atuária e Estatística.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO EM ESTATÍSTICA E ATUÁRIA. Objetivo do Seminário Apresentar aos alunos diferentes áreas de atuação dos profissionais nas áreas de Atuária e Estatística."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO EM ESTATÍSTICA E ATUÁRIA

2 Objetivo do Seminário Apresentar aos alunos diferentes áreas de atuação dos profissionais nas áreas de Atuária e Estatística.

3 Agenda: Por que Estatística? Quem sou eu? Onde trabalhar? Minha empresa! o Trajetória o Área de Atuação o Trabalhos Dicas! Agradecimentos!

4 Por que Estatística?

5 Operações de contagem populacional para obter informações sobre habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após Idade média, governantes na Europa Ocidental preocupados com difusão de doenças endêmicas, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos. Antiguidade Nossos dias Os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos. Transformações

6 Cresce demanda do Conhecimento Qual a quantidade de cereal a ser produzida no próximo ano? O acusado é culpado ou inocente? O fumo causa câncer? Pode determinado medicamento reduzir o risco de ataque cardíaco? A cotação do dólar deve aumentar na próxima semana? A produção industrial tem influência no aumento dos preços? Qual o melhor investimento a ser feito nas universidades públicas?

7 Típicas questões do dia a dia levam a tomadas de decisão: Nenhuma dessas questões pode ser resolvida de forma absolutamente precisa por quaisquer teorias existentes. Nenhuma dessas questões pode ser resolvida de forma absolutamente precisa por quaisquer teorias existentes. Quaisquer tomadas de decisão estarão sujeitas a erro, significando, com isto, que devemos tentar respondê-las de forma a minimizar o risco envolvido. Quaisquer tomadas de decisão estarão sujeitas a erro, significando, com isto, que devemos tentar respondê-las de forma a minimizar o risco envolvido. A Estatística é a ferramenta que permite extrair dos dados a informação necessária para que possamos trabalhar com o mínimo de risco possível. A Estatística é a ferramenta que permite extrair dos dados a informação necessária para que possamos trabalhar com o mínimo de risco possível.

8 Que caminho seguir?

9

10 Ferramenta Multidisciplinar Satisfação ComércioIndústriaArqueologiaLiteratura Pesquisa Científica Instituto de Pesquisa JustiçaEspaço Instituição Pública Instituição Financeira SeguradoraMedicinaAdministraçãoAgricultura

11 Parece não haver atividade humana cujo valor não possa ser melhorado injetando-se idéias estatísticas no planejamento e usando-se métodos estatísticos para análise eficiente de dados e acesso dos resultados para realimentação e controle. C. R.Rao

12 Quem sou eu?

13 73 telefones

14 Trajetória Universitária Primeira nota foi 1 CR de 4, Não repito mais disciplina Deveria terminar o curso CR de 6,3 Colação Projeto Final Entrar é fácil, o difícil é sair.

15 Projeto Final Investigação do IDH-M dos Municípios do Rio de Janeiro: Uma Análise Exploratória ModeloSignificância Constante0,001970,368 Taxa de Alfabetização0,002660, Renda per Capita0, , Taxa Bruta de Frequência à Escola0,001070, Porcentagem de Pobres- 0, , Esperança de Vida ao Nascer0,005140, Percentual de Pessoas que Vivem em Domicílios Urbanos com Serviço de Coleta de Lixo 0, , Coeficientes

16 Formatura

17

18 Onde trabalhar?

19 Milhões de empresas, lugares e mensagens despertam interesse e curiosidade na cabeça de pessoas a procura de emprego.

20 Amigos Egressos da UFRJ no Mercado Estatística: Concurso público – Empresa privada – Atuária: Concurso público – Empresa privada –

21 Minha empresa!

22 IEL Sistema FIRJAN SENAI SESICIRJFIRJAN Quem somos? Missão – Promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro. Ser Indispensável ao desenvolvimento sustentável do estado do RJ

23 Trajetória

24 7 anos na FIRJAN Aprovada no processo seletivo para estagiário DEC/GPA Inscrição no processo seletivo para estagiário pelo site da Folha Dirigida Efetivada Analista de Educação I DEC/GPA Mudança da DEC para UNOP Tijuca Promovida Analista de Educação II Reestruturação interna Volta para sede DDE/GPE Promovida Analista de Desenvolvimento Econômico III Promovida Especialista de Desenvolvimento Econômico Única estatística do Sistema FIRJAN na área de pesquisa!

25 Área de Atuação

26 DDE DIPLA DICADDECONDAVIC GPE GNIGEL

27 Acompanhar e monitorar os indicadores de desempenho e de qualidade dos produtos e serviços das áreas de Educação, Saúde, Lazer, Tecnologia, Meio-ambiente, entre outras; Subsidiar os Sistemas da Qualidade, levantando informações e indicadores relativos à satisfação dos clientes; Execução de pesquisas primárias e secundárias para geração de relatórios analíticos de planejamentos e negócios para Diretorias, Sindicatos de Indústria e Associados; Disseminar os resultados de levantamentos, pesquisas e avaliações para assessorar áreas da Diretoria e das Unidades Operacionais. Gerência de Estudos e Pesquisas Divisão de Avaliação e Análise da Informação Corporativa

28 Trabalhos

29 Caracterização da Clientela Avaliação de Término de Curso Impacto dos Cursos Regulares Avaliação das Empresas SENAI-RJ Educação Básica – SESI-RJ Avaliações Contínuas Caracterização da Clientela Avaliação de Término de Curso Impacto do Ensino Médio Lazer – SESI-RJ Programa SGE Programa Terceira Idade Colônia de Férias Saúde – SESI-RJ Avaliação Saúde

30 Identificar o impacto na economia com o envolvimento da população ocupada do Rio de Janeiro com a Copa do Mundo. Copa do Mundo Algumas Pesquisas em 2010

31 Impacto das Chuvas Avaliar o impacto das chuvas na semana de 5 a 9 de Abril de 2010 nas atividades das indústrias instaladas no Estado do Rio de Janeiro.

32 Algumas Pesquisas em 2010 Avaliar imagem do Sistema FIRJAN quanto: Imagem ao conhecimento dos serviços oferecidos; às expectativas e fatores de atratividade ; aos graus de satisfação e adequação tecnológica às necessidades da empresa; aos canais de comunicação. Descrever a realidade do ambiente de trabalho do Sistema FIRJAN mediante a percepção / opinião de seus colaboradores; Avaliar a qualidade das relações entre colaboradores e gestores e o nível de confiança dos colaboradores em relação ao Sistema FIRJAN. Clima

33 Investigar a aceitação da nova campanha de comunicação do SESI-RJ voltado para o serviço de odontologia. Campanha Odontologia Algumas Pesquisas em 2009 Diagnóstico Panificação e Confeitaria Avaliar a comunicação interna do Sistema FIRJAN com o objetivo de priorizar os projetos da ASSECI. Comunicação Interna Levantar atuais hábitos de consumo de produtos de Panificação e Confeitaria no Estado do Rio de Janeiro, além de identificar as necessidades e expectativas do consumidor para o setor.

34 Elaboração do Briefing; Construção do Questionário; Realização do Campo; Análise do Banco de Dados; Estudo de Testes e Técnicas Estatísticas; Divulgação da Apresentação ou Relatório. Etapas da Pesquisa

35 Estatísticas Descritivas Média Desvio-padrão Mediana Técnicas Estatísticas Margem de Erro

36 Estatísticas Descritivas Técnicas Estatísticas Situação Ocupacional Atual dos Egressos Relação de Dependência Afinidade da Área de Atuação dos Cursos Realizados X Remuneração Mensal X Teste de Qui-Quadrado de Independência H0: variáveis independentes H1: variáveis dependentes

37 Aumento da capacidade de leitura e interpretação Melhora na capacidade de comunicação escrita e oral Correlação de Pearson Técnicas Estatísticas Desenvolvimento da cidadania e formação ética 0,74 0,70

38 Técnicas Estatísticas ModeloSignificância Constante- 2665,5230,001 Nível Educacional650,5480,000 Sexo dos Empregados- 1525,6180,000 Tempo de Experiência20,3420,352 Idade dos Empregados33,0170,035 Coeficientes Regressão Linear Múltipla Variável Dependente: Salário Inicial

39 Teste T Pareado Diferença entre salários dos egressos antes e depois do curso Técnicas Estatísticas Teste T Diferença entre médias de horas na internet por semana entre os gêneros

40 Diferença entre médias de horas de TV diárias entre níveis de escolaridade e gênero Técnicas Estatísticas ANOVA Um Fator Diferença entre médias de horas de TV diárias entre níveis de escolaridade ANOVA Dois Fatores

41 Dicas!

42 Algumas premissas sobre as quais pensar

43 Estágio após o 5º período Falar outra língua - INGLÊS Sites do CIEE, Mudes e Folha Dirigida Conhecimento de SPSS ou SAS Aprender tudo desde o início, mesmo teoria Fazer curso de pós ou MBA ou mestrado - Participante do projeto estratégico Gestão Integrada de Clientes, sendo a responsável pela integração da base de clientes corporativos – BI demanda FIRJAN

44 Gestão de Pessoas

45 Desafio O que os colaboradores mais querem do trabalho? Informação Crescimento pessoal Aprendizado Respeito Reconhecimento Gerenciamento Eficaz Participação

46 Novo Planejamento do Trabalho Rodízio de tarefas Ampliação de tarefas Enriquecimento de tarefas Horário flexível Emprego compartilhado Escritórios virtuais

47 Agradecimentos!

48 Ontem Semana da Estatística Hoje Alunos da Atuária e da Estatística Alunos no ciclo básico Seminário da Atuária e Estatística

49 Obrigada!

50 Ana Luiza


Carregar ppt "SEMINÁRIO EM ESTATÍSTICA E ATUÁRIA. Objetivo do Seminário Apresentar aos alunos diferentes áreas de atuação dos profissionais nas áreas de Atuária e Estatística."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google