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maestro Para que pessoas e instrumentos sigam rigorosamente o tempo rítmico, a dinâmica e o andamento indicado na partitura, é necessário um chefe que.

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2 maestro Para que pessoas e instrumentos sigam rigorosamente o tempo rítmico, a dinâmica e o andamento indicado na partitura, é necessário um chefe que mantenha a ordem da orquestra, pois do contrário seria fácil cada músico perder a marcação do tempo em relação aos outros. Entra, então, a figura do maestro como regente deste sistema.

3 > Apontar um problema crônico nas organizações: indisciplina na execução dos processos de negócios; > Verificar a aderência da empresa a esse conceito: quanto a empresa perde com duplicação de atividades; atrasos e rupturas nos processos? > Apresentar uma solução de baixo custo, rápida implementação e aplicação de comprovada efecácia. OBJETIVOS

4 O PROBLEMA: Processos manuais; ferramentas inadequadas e fragmentação da operação. > O PROBLEMA: Processos manuais; ferramentas inadequadas e fragmentação da operação. O CUSTO:... Processo de atendimento é responsável por 75% dos custos médicos e hospitalares... (H.C - USP, 2008). O PROBLEMA: Falta de qualidade na comunicação; feedback das atividades inesxistente ou deficiente. > O PROBLEMA: Falta de qualidade na comunicação; feedback das atividades inesxistente ou deficiente. O CUSTO:... Ruptura na comunicação dos processos de negócios é apontada como grande ralo por onde escoam recursos das pequenas e médias empresas... (SEBRAE, 2007). ATENÇÃO

5 BPM - Business Process Manager > É um sistema que padroniza o andamento dos processos dentro de uma empresa, mapeando, redesenhando e monitorando tarefas, permitindo maior otimização e implementações durante o seu uso. SOLUÇÃO TECNOLÓGICA

6 MaestroFluxos de InformaçõesAtividades Maestro é um Software para Gestão de Fluxos de Informações e Atividades

7 Flexibilidade: > Independe do tamanho e complexidade da empresa; > Independe da localização geográfica onde os processos são resolvidos; > Independe da infra-estrutura tecnológica da empresa; > Permite a gestão de atividades cross-empresas; > Aderente a qualquer fluxo processual. Custo x Benefício: > Proporcionais ao nível de utilização do sistema. BENEFÍCIOS

8 > Permite aderência aos padrões da empresa, simulações e modelagem de processos de negócios, armazenagem de documentações extensivas em suas devidas etapas. > Ajuda na gestão de relacionamento com o cliente, pois permite a criação de tarefas que possam envolver a sua participação em alguma etapa do processo. BENEFÍCIOS

9 Agenda eletrônica

10 Calendário Personalizado

11 Notificação de Pendências

12 Configurações Personalizadas de Acesso

13 Configurações Numéricas

14 Validação de Configuração do Processo

15 Relatórios (Performance/Conteúdo)

16 Processos (Simultâneos)

17 Configuração de Períodos (Ausência/Substituto)

18 Padronização de Peso (Ponderação)

19 Mapeamento de Tarefas

20 PROBLEMASOLUÇÃO CUSTOCARACTERÍSTICA Para garantir que suas atividades sejam executadas, as empresas definem seus fluxos de informações e estabelecem os prazos para suas execuções. Em algumas situações, o papel ainda é a forma mais eficiente de agilizar um fluxo de informação, entretanto, na mesma medida do crescimento das empresas, crescem também o volume de documentos que precisam ser administrados. A capilarização das organizações (múltiplos estabelecimentos, linhas de negócios, múltiplos parceiros de negócios e pulverização de recursos), fragmenta os fluxos originais e os multiplica para alcançar a todos os níveis necessário. Chega um momento que o controle acaba atrapalhando o bom andamento do processo, é quando ele deixa de ser uma ferramenta de apoio e torna-se um custo a ser administrado. Este é o cenário propício para uma mudança. A MUDANÇA

21 CENÁRIO >Investimentos em ERP >Investimentos em Infra Estrutura de TI >Investimentos em Processos >Definir, Documentar, Treinar >Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) >Investimentos em Capital Humano >Capacitação, Motivação, Aspectos Sócio-Ambientais

22 SINTOMAS >Excesso de controles >Arquivos mortos >Pilhas de Papel >Planilhas >Pré-Impressos >Aprovações e Atrasos

23 QUAL É O PROBLEMA? Melhor ERP Melhores Processos Melhor Time

24 PRINCIPAIS CAUSAS Automatizar a Sequência de Tarefas.

25 1. MAPEAR PROCESSO Formulário digital Seqüência Tarefas Decisões Prazos/ Responsáveis Acessos

26 2. INICIAR PROCESSO Srta. Sorriso Atendimento Cliente Dna. Confiança Encarregada Mr. Flash Operação Mr. Correto Operação Goleador Comercial

27 CARACTERÍSTICAS >Excesso de Boa Vontade 100% Web, Número Ilimitado de Usuários simultâneos Flexibilidade nos tipos de campos dos Formulários Decisões múltiplas, incluindo retorno a diferentes etapas do processo Notificação ao Gestor sobre Processos Parados Consultas e Relatório de Gestão de Processos e Pessoas Redesenho e imediata aplicação Responsáveis em grupo, substitutos automáticos (expiração de prazos) Opções Restritas às definidas pelo processo > Processos Envolvendo Terceiros / Parceiros > Processos Complexos > Rastreabilidade Gargalo/ Produtividade > Mudanças no Processo / Agilidade > Disponibilidade Equipe / Férias / Ausências

28 CASO REAL – GRUPO SAINT GOBAIN Projeto CSC: Centro de Serviços Compartilhados 30 Empresas do Grupo Compartilhando Serviços de TI, Jurídico, Contabilidade, Viagens, Projetos entre outros 1 ano em operação: 100 usuários 50 processos mapeados Processos Utilizados Interface com SAP

29 Time is Money

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