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Reunião de Análise Crítica Sistema de Gestão da Qualidade MAIO 2010 Departamento de Gestão de Suprimentos.

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Apresentação em tema: "Reunião de Análise Crítica Sistema de Gestão da Qualidade MAIO 2010 Departamento de Gestão de Suprimentos."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião de Análise Crítica Sistema de Gestão da Qualidade MAIO 2010 Departamento de Gestão de Suprimentos

2 AGENDA DA REUNIÃO DE AC HOR Á RIORESPONS Á VELTEMACOMENT Á RIO 09:00-09:05DGS Introdu ç ão O Compromisso com a Qualidade A Pol í tica e Objetivos 09:05-09:30RAUL O Sistema de Gestão da Qualidade 09:30 – 10:00 DVLC INDICADORES SISTEMA DA QUALIDADE AS APRESENTA Ç ÕES DEVEM CONTEMPLAR A SITUA Ç ÃO DOS ROI. 10:00 – 10:15DGCC INDICADORES SISTEMA DA QUALIDADE 10:15 – 10:30 COFFEE-BREAK 10: 30 – 10: 45DGCC INDICADORES SISTEMA DA QUALIDADE 10: :00DVAQ INDICADORES SISTEMA DA QUALIDADE 11:00 – 11:15 DVAQ INDICADORES SISTEMA DA QUALIDADE DATA: 18/06/2010 LOCAL: SALA DO PREGÃO INICIO: 09:00 HORAS

3 Departamento de Gestão de Suprimentos AGENDA RD Mudanças que possam afetar o SGQ 1- Mudanças que possam afetar o SGQ O desenvolvimento e implantação do novo sistema de informação – SIG e as dificuldades com a prestadora do serviço.O desenvolvimento e implantação do novo sistema de informação – SIG e as dificuldades com a prestadora do serviço. O turn-over de empregados.O turn-over de empregados. 2- O Programa de treinamento dos novos empregados no Sistema da qualidade. 3- O Projeto : A Sustentabilidade e os Fornecedores 4- A Reavaliação da Política da Qualidade 5- O Desperdício de papel

4 CRONOGRAMA DE TREINAMENTO PARA QUALIDADE EVENTOCARGA HORÁRIA PERÍODO Formação de Auditores Internos ISO HORAS28 a 30 de Junho Interpretação dos requisitos das Normas ISO e OHSAS HORAS12 a 15 de Julho

5 Para nunca esquecer...

6 Nossa Missão Suprir as necessidades de bens e serviços contribuindo para o desenvolvimento, crescimento e o alcance dos objetivos empresariais

7 Nossa Visão Ser,até 2020, o órgão padrão de excelência no suprimento de bens e serviços entre as empresas do Sistema Eletrobrás

8 Nossa Política Buscar o atendimento das expectativas dos clientes e a melhoria constante dos nossos processos

9 A Alta Direção deve analisar criticamente o Sistema de Gestão da Qualidade, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua pertinência, adequação e eficácia. Essa análise crítica deve incluir: a avaliação de oportunidades para melhoria e a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidade de mudanças do Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo a Política da Qualidade e Objetivos da Qualidade. necessidade de mudanças do Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo a Política da Qualidade e Objetivos da Qualidade. Objetivo da Reunião

10 AGENDA DA REUNIÃO 1.Realimentação de cliente 2.Desempenho de processo e conformidade do produto 3.Situação das ações preventivas e corretivas 4.Acompanhamento das ações oriundas de análises críticas anteriores pela direção 5.Mudanças que possam afetar o SGQ e 6.Recomendações para melhoria.

11 Nosso Processo

12 PENDÊNCIAS DO SGQ

13 PENDÊNCIASRESPONSÁVELAÇÃO Realização do I Seminário de Fornecedores e II Seminário de Representantes para outubro de 2010 – pesquisa para a contratação do evento DGCCApresentar o orçamento básico e o programa a ser contratado. Conclusão do Cronograma de treinamentos do SGQ para os novos empregados DVAQApresentar o cronograma de treinamentos. Relatórios do SIG para agendamento de nova reunião DGSEmitir correspondência formal. Criação de um documento para liberação de Análise Crítica com todas as informações relevantes DVAQElaborar documento modelo. Elaboração de ROI pela DVLC, contendo as informações desejadas para análise crítica DVLCElaboração de ROI de Oportunidade de Melhoria

14 Equipe DGS-Suprimentos DGS/DVAQDGS/DVLC DGS/DGCC DGS/DGCC Indicadores da Qualidade

15 SECAF Maio/2010

16 Atendimento da Meta de 06 dias para análise de processo cadastral Métrica do Indicador: razão entre processos analisados em até 06 dias e total de processos com análise concluída A porcentagem reduzida de processos no prazo em MAIO/2010 deve-se a: Quadro reduzido de pessoal; Férias Regina (de 10/05 a 30/05); Férias Lourival (de 24/05 a 02/06); Ausência Wellington (treinamento e reuniões). Os atrasos ocorreram no momento da Análise Técnica, realizada pelo Wellington, com conferência do Lourival.

17 Monitoramentos

18 Prazo de análise dos processos

19 Cadastros Vencidos X Renovados

20 Fornecedores Cadastrados X Registrados O monitoramento referente ao mês de Março/2010 não foi registrado.

21 Atividades realizadas no mês

22 Pendências e Compromissos

23 ItemIndicador SECAF não atingidoManual do Fornecedor O que? Implantação da Central de Atendimento ao Fornecedor Elaboração do Manual do Fornecedor, para ser enviado para aprovação das áreas envolvidas e instâncias superiores Por que? Quadro de pessoal reduzido e excesso de atividades Facilidade na comunicação com o Fornecedor; atendimento de solicitações elencadas na Pesquisa de Fornecedores Como? Finalizar a minuta com a participação das divisões do DGS envolvidas Onde? Edifício Sede Quem? DGCCDGS Quando? Programada para iniciar as atividades em julho/ Status Pessoal selecionado, ajustes internos de Sistema e Treinamento Aguardando sugestões da DVAQ para enviar às áreas de apoio (ASG, ACS) Compromissos com a Ata anterior

24 Registros de Ocorrência NúmeroOcorrênciaStatus C Não foi atingida a meta de 90% dos processos cadastrais analisados em 06 dias em janeiro e fevereiro/10 FINALIZADO C Não foi atingida a meta de 90% dos processos cadastrais analisados em 06 dias em março/10 Ação Concluída: retorno da funcionária Regina; Ação em Andamento: implantação da CAF c No momento da análise técnica dos fornecedores que solicitam CRC, não está sendo verificado quais os CCMs ou CCSs que aquele fornecedor já possui, nem se há CCMs pendentes, para analisar ou solicitar documento que possa tirar essas pendências. Em Análise de Causa pela DVAQ.

25 Participações no Período

26 Participações no período SEGTERQUAQUISEXSAB 3 de maio4 de maio5 de maio Visita Autêntica (CAF) 6 de maio Pregão Presencial DES (Lívia) 7 de maio Pregão Presencial DES (Lívia e Mariana) Curso Contabilizando com o Direito (Mariana) 8 de maio Curso Contabilizando com o Direito (Mariana) 10 de maio11 de maio12 de maio13 de maio Entrevistas (CAF) 14 de maio Curso Contabilizando com o Direito (Mariana) 15 de maio Curso Contabilizando com o Direito (Mariana) 17 de maio18 de maio19 de maio Reunião SIG 20 de maio21 de maio22 de maio 24 de maio Tomada de Preços DES 25 de maio26 de maio27 de maio Reunião Comissão de Penalização Reunião Comitê Qualidade 28 de maio Entrevistas (CAF) 29 de maio

27 OBRIGADO! Responsável: Lourival da Silva Telefone para contato: (48)

28 Indicadores da Qualidade DVLC Maio/2010 Israel Quint de Souza

29 Objetivo Com esta apresentação os Setores de Contratação da DVLC demonstram a mensuração de seus processos, bem como as ações necessárias para que a Política da Qualidade seja satisfeita. Buscar o atendimento das expectativas dos clientes e a melhoria contínua dos nossos processos

30 Tempo Médio de Processamento Maio/2010 MODALIDADEMETA (DIAS)MAI/ MESES DISP. VLR PREGÃO ELET

31 Evolução Tempo de Processamento

32 Rela ç ão Or ç amento x Contrata ç ão MODALIDADEVLR. CONTRATADOVLR. OR Ç ADOVARIA Ç ÃODESCONTO DISP. VLR.R$ ,13R$ ,6191,11%8,89% P. E.R$ ,52R$ ,3580,43%19,58% TOTALR$ ,65R$ ,9680,67%19,33%

33 Distribui ç ão do Trabalho

34 Licita ç ões não Conclu í das Nº Licitação RCObjeto Area Requisit. Tipo de Processo Motivo SERVIÇOS DE TELEFONIA DGI Pregão Eletrônic o DESERTA SERV. DE RECEPÇÃO NA SEDE DGI Dispensa de Licitação (Valor) REVOGADA Impossibilidade de julgamento da habilitação, no que diz respeito a qualificação econômica-financeira ROUPA IMPERMEÁVEL (Estoque) DTL Dispensa de Licitação (Valor) Revogada = alteração da ET (logotipo) Projeto Micro Central Geradora de ItapirangaDPD Dispensa de Licitação (Valor) Fracassada = Alteração da Especificação Técnica

35 Í ndice de Eficiência Aproveitamento no período foi de 91,15%. De 47 processos iniciados 4 não foram concluídos.

36 Treinamentos Realizados QUANDO?QUEM?ONDE?ASSUNTO?PROMOTORA? DE 03 a 05Luciana Zeni e IsraelFpolis-SC Como licitar e contratar obras e serviços de engenharia, utilizando as regras de sustentabilidade ambiental.Instituto IDEHA 20 E 21Graciela, Jane, Luciana Zeni e ValmirFpolis-SC Planilha de composição de custos e formação de preçosIDEMP

37 Obrigado Divisão de Licitação e Contratos: Rodrigo de Oliveira Fernandes Elaboração: Israel Quint de Souza, Valdemir Rosado Goulart Apresentação: Israel Quint de Souza Telefone para contato: (48)

38

39 Indicadores da Qualidade DVAQ Maio/2010

40 Indicadores da Qualidade SETAM Maio/2010

41 A partir da análise dos Indicadores, relatamos o status do SETAM buscando atingir os Objetivos da Qualidade no mês de maio de 2010.

42 Índice de atendimento IA = n° requisições atendidas nº requisições efetuadas Indica quão eficaz foi a gestão de estoque para atender às solicitações dos usuários.

43 Gráfico Índice Atendimento

44 Ágio nas Alienações Alienação DescriçãoValor AvaliadoValor ArrematadoÁgio Obtido Venda Informal 003/ litros de Óleo isolante usado. R$ 7.000,00 (0,35/litro) R$ 7600,00 (0,38/litro) 8,57%

45 AGENDA SANEAMENTOS-PREVISÃO: RMPR/ABLU – março realizado RMSC/CAPIVARI – maio em andamento RMMS – julho RMRO/SANTO ÂNGELO – agosto RMRS/URUGUAIANA – setembro

46 AGENDAALIENAÇÕES-PREVISÃO: RMSC/CAPIVARI – julho RMPR/ABLU – julho RMMS – agosto RMRO/SANTO ÂNGELO– setembro RMRS/URUGUAIANA – outubro

47 Registros de Ocorrência StatusAutor Data Ocorrência Ocorrência Respons á vel M ó dulo An á lise de Causa Raul Roberto Sabatini Fernandes 15/03/2010 Revisar o procedimento de recebimento de material no AFLO. Rafael Peralta Muniz Moreira,Fernando Kampfert Ação em Execu ç ão Antônio Tadeu de Brito26/11/2009 Não verifica ç ão dos prazos de inspe ç ão constantes no documento contratual, Antônio Tadeu de Brito,Fernando Kampfert Filipe da Silva Piovesan03/05/2010 Atraso na abertura de RM, podendo impactar nos prazos de pagamento. Rafal Peralta Muniz Moreira, Fernando Kampfert Análise Eficácia Ana Lucia Schveitzer12/04/2010 Atraso na assinatura do RM, gerando atraso no pagamento. Rafal Peralta Muniz Moreira, Fernando Kampfert Leandro Beirão de Miranda13/04/2010 Falta de registro de pagamento de faturas da TAMCargo entre 13/08/2008 e 05/03/2010 Rafael Peralta Muniz Moreira, Fernando Kampfert

48 OBRIGADO FERNANDO KAMPFERT RAMAL 7800

49 Indicadores da Qualidade DVAQ/SEQAL Maio/2010

50 Média de Conformidade: Média de Conformidade: Média dos últimos 12 meses Indicador Conformidade Maio de 2010 Indicadores ENTRADASNC Abr372 Índice de Conformidade: Índice de Conformidade: N°de itens conforme/N° de materiais entregues

51 Índices SEQAL Valor e quantidade de materiais analisados pelo SEQAL. Mês 2007 Recebidos Mês 2008 Recebidos Mês 2009 Recebidos Mês 2010 Recebidos jan/0752jan/0869jan/0944jan/1042 fev/0744fev/0850fev/0926fev/1050 mar/0746mar/0858mar/0971mar/1063 abr/0755abr/0884abr/0986abr/1032 mai/0793mai/0845mai/09107mai/1037 jun/0770jun/0830jun/0954jun/10 jul/0785jul/08127jul/0970jul/10 ago/0754ago/0856ago/0928ago/10 set/0789set/0896set/0995set/10 out/0767out/0886out/0952out/010 nov/0768nov/0879nov/0926nov/10 dez/0764dez/08104dez/0966dez/10 TOTAL média mensal65,5873,6760,4244,80 Valor Recebido , , , ,05 Média R$ /item8.008, , , ,21

52 Análise Crítica de Requisição Índices SEQAL Período Número de Requisições Tempo por Requisição (dias) Desvio Padrão (dias)Acima de 3 dias jan/10871,261,2916,09 % fev/10180,440,680,00 % mar/10340,881,278,82 % abr/10390,791,452,56 % mai/10201,352,0815,00 %

53 Compromissos com a Ata Anterior ItemAnálise CríticaTreinamento para Qualidade O que? Criação de um documento para liberação de Análise Crítica com todas as informações relevantes Cronograma de treinamentos Por que? Facilitar a interação com a DVLC Capacitar os novos empregados e reciclar os experientes Como? Elaborar documento padrãoTreinamento in company e externo Onde? Eletrosul/DGSELETROSUL e outros Quem? DVAQDGS/DGP Quando? Junho/2010Junho a Nov/2010 Status ConcluídoTreinamentos contratados

54 Registros de Ocorrência NúmeroOcorrência Responsável Módulo AçãoStatus SO intervalo de medição de satisfação dos clientes pode ser diminuído, pois a última medição foi realizada em Rafael Moreira Roseli da Silva Alterar o procedimento da qualidade incluindo a periodicidade (definimos que será realizada a cada dois anos) Concluído CQuando da análise técnica dos forne- cedores que solicitam RC, não está sendo verificado quais CCM ou CCS que o forne- cedor já possui, nem CCM pendentes. Rafael Moreira Roseli da Silva Incluído na lista de verificação quais os CCM ou CCS que os fornecedores já possuem. Em andamento.

55 SEGTERQUAQUISEX 3 de maio4 de maio5 de maio6 de maio7 de maio 10 de maio Reunião Comissão Sustentabilidade 11 de maio12 de maio Reunião de análise crítica 13 de maio14 de maio 17 de maio Conhecendo a Eletrosul 18 de maio Conhecendo a Eletrosul 19 de maio Conhecendo a Eletrosul Treinamento: Incertezas de medição 20 de maio Treinamento Planilha de formação de preços 21 de maio 24 de maio25 de maio26 de maio Treinamento Planejamento e controle de estoques 27 de maio Reunião Comitê Qualidade 28 de maio PARTICIPAÇÕES NO PERÍODO

56 OBRIGADO! Responsável: Raul Sabatini Telefone para contato: (48)


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