A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCUTISMO É......educação...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCUTISMO É......educação...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo."— Transcrição da apresentação:

1 ESCUTISMO É......educação...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo

2 O Escutismo comporta duas missões: Ajudar a educar pessoas (p/ serem felizes) Melhorar o mundo que nos rodeia Dimensão Individual - PPV Dimensão Comunitária - CC Necessidade de equilíbrio ou Individualismo, isolamento, egoísmo Ditadura do grupo, colectivismo, despersonalização

3 O Caminheirsmo tem de ser um avanço progressivo para a Partida, e como tal, precisa de ser norteado por valores e pequenas regras que pouco a pouco vão ajudar a construir uma grande obra que é o Homem

4 No PPV, cada noviço começa por ser convidado a traçar pequenas metas e tarefas que o levarão a progredir em vários domínios e farão dele melhor pessoa. Com o decorrer do seu tempo no Clã, essas metas serão cada vez mais ambiciosas; quando estiver preparado para a Partida, será por certo portador de um verdadeiro Projecto de Vida, alicerçado nos valores do Homem Novo.

5 A Carta de Clã encerra em si uma vontade colectiva de melhorar o grupo nos aspectos em que está menos bem ou de valorizar outros em especial. É uma carta de intenções (de atitudes e acções) elaborada em termos genéricos, mas precisos e ricos de conteúdo..

6 Carta de Clã ( Projecto Comunitário)

7 Carta de Clã Plano de Actividades CLÃ Carta de ClãPlano do Agrupamento Outros Planos Finalidades do Movimento Caminhadas Objectivos Actividades Objectivos Actividades Objectivos Actividades Pólos Educativos

8 CARTA DE CLA (PROJECTO COMUNITÁRIO DE VIDA E PROGRESSO) (Vamos apresentar um exemplo de CARTA DE CLA tendo por base um Clã que tem elementos em todas as etapas). Os Caminheiros das Equipas Baden-Powell, Jacques Cousteau, Viriato e Camões do Clã n.º 1801 do Agrupamento n.º 001 de Terras de EI-Rei, reunidos em Conselho de Clã no dia , pelas 21h00 na respectiva Base, situada na Sede do Agrupamento, aprovaram por maioria a sua Carta de Clã para o ano de 1995 de onde fazem parte os seguintes pontos: 1 - O lema para este período é o seguinte: "VIDA SÁDIA EM AVENTURA 2 - Trimestralmente cada equipa deve apresentar em Conselho de Clã um relatório da mesma. 3 - Durante 1995 deverão concretizar-se 2 Caminhadas. 4 - Deveremos dar ênfase nas nossas actividades aos seguintes valores: - Partilha - Solidariedade - Não ao individualismo.

9 5 - Desenvolver uma campanha de forma a aumentar o efectivo do Clã em mais 1 equipa. 6 - A vida do Clã e as suas actividades comunitárias e individuais devem privilegiar a qualidade em detrimento da quantidade. 7 -Todos os Caminheiros que não tenham nenhuma especialidade deverão durante o ano de 1995 tirar uma. 8 - Devemos desenvolver campanhas de angariação de fundos de forma a dotar cada equipa do material de campo minimamente indispensável, mas de qualidade. 9 - O nosso Clã vai fazer todo o possível por participar nas actividades do Núcleo. 10- Implementar a nova Metodologia da Secção As férias do Clã serão mo mês X Outros pormenores serão definidos em conselho de Chefes de Equipa. Por ser verdade, vai esta Carta de Clã ser assinada por todos os Caminheiros do Clã, bem como pela respectiva equipa de Animação. Terras de El-Rei, 17/11/1994 Equipa de AnimaçãoCaminheiros (Assinaturas)(Assinaturas)


Carregar ppt "ESCUTISMO É......educação...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google