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Com os exames mesmo aí, é natural que te sintas ansioso, aflito, com medo… em pânico! Uma das condições essenciais para que os exames corram bem é controlares.

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Apresentação em tema: "Com os exames mesmo aí, é natural que te sintas ansioso, aflito, com medo… em pânico! Uma das condições essenciais para que os exames corram bem é controlares."— Transcrição da apresentação:

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2 Com os exames mesmo aí, é natural que te sintas ansioso, aflito, com medo… em pânico! Uma das condições essenciais para que os exames corram bem é controlares a tua ansiedade. Aqui vão algumas dicas para te ajudar a controlar a ansiedade…

3 Apesar de nesta altura parecer, os exames não são a coisa mais importante que vais fazer na vida. Aconteça o que acontecer, tu vales mais do que uma nota ou uma folha de papel e todos aqueles que gostam de ti continuarão a gostar cada vez mais de ti!

4 ACREDITA EM TI MESMO Acredita em ti mesmo e na tua capacidade de trabalho. Não deixes que o medo e os pensamentos negativos te façam perder a auto-confiança. Faz uma lista de cinco pontos positivos sobre ti e pendura sobre a tua secretária! Vai ajudar-te a confiares em ti próprio! SÊ CONFIANTE!

5 SÊ REALISTA É impossível atravessar uma época de exames sem ansiedade. Por isso relaxa. É natural que te sintas stressado. Mas em último caso, existe sempre por aí um Valdispert (ou 2) à mão ;)

6 DESAFIA O TEU MEDO Faz uma lista dos teus medos e preocupações. Rasga-a. E agora que todos foram embora…

7 PENSA POSITIVO Vê os exames como uma oportunidade para a tua vida e não como uma ameaça. O pensamento positivo aumenta as tuas hipóteses de teres boas notas nos exames.. Estuda com Entusiasmo!!!

8 CONCENTRA-TE Esta é a altura em que toda gente se sente confusa e não sabe para onde se virar. Faz uma lista dos teus objectivos pessoais, com tudo aquilo que desejas na vida. Isto ajuda-te a concentrar no estudo, mas também te mostra como existem muitas mais coisas para além destes exames.

9 LIBERTA O STRESS Quando te sentires mais nervoso, vai dar uma voltinha a pé, correr, joga ténis, andar de skate, nada, dança, canta… Se mesmo assim não chegar, grita. GRITA BEM ALTOOOO! Quando voltares ao estudo vais estar muito mais calmo!

10 IGNORA OS PENSAMENTOS NEGATIVOS Em vez de pensares em 10 razões porque podes ter má nota, pensa em 10 razões porque vais ter boa nota! O pensamento positivo ajuda a aumentar a energia. Substitui os teus pensamentos negativos pela frase que tão bem conheces: EU VOU CONSEGUIR! !

11 PLANEIA O TEU TEMPO Faz um horário de estudo e tenta cumpri-lo. Actualiza-o e adapta-o sempre que aches necessário. Propõe uma hora para começar e para acabar. É mais fácil trabalhar com objectivos bem definidos.

12 FAZ UMA PAUSA Pára de vez em quando. Levanta-te, come a tua comida preferida, dá um passeio, telefona. Faz qualquer coisa que te distraia até te sentires melhor.

13 ACALMA-TE PENSANDO Quando te sentires mais enervado, pára o que estás a fazer e pensa em coisas calmas. Nos locais onde te sentes bem e nas pessoas de quem gostas.

14 ESTABELECE PRIORIDADES Começa por fazer primeiro o que é mais difícil e deixa para o fim o que te parece mais fácil.

15 USA A TUA IMAGINAÇÃO Se achas que não te vais lembrar durante o exame de um facto importante, associa-o a uma imagem exagerada. Quanto mais disparatada for a imagem, melhor te vais lembrar dela.

16 COME PARA PENSAR Só com uma alimentação correcta e equilibrada o nosso cérebro funciona a 100%. Já viste algum telemóvel funcionar sem bateria?! Por isso não esquecer: o pequeno-almoço (FUNDAMENTAL), almoço, lanche e jantar. Alimentos como o queijo, carne de vaca, leite e cereais, ajudam a desenvolver a memória, a concentração e os níveis de energia. Enquanto estudas um chocolatinho também dá uma boa ajuda!

17 AR FRESCO, CABEÇA FRESCA Como é Verão e tudo, deixa a janela aberta. O teu cérebro utiliza 20-50% do oxigénio que inspiras, por isso, o ar fresco ajuda a concentrares-te e a não ficares tão cansado.

18 RESPIRA Sempre que te sentires mais ansioso, principalmente durante o exame, controla a tua respiração. Inspira profundamente e expira devagar, pelo menos 3 vezes. Vais-te sentir mais tranquilo.

19 RELACIONA Quando estás a estudar uma matéria, cria relações entre ela. Faz esquemas, mapas, quadros, usa palavras-chave. Utiliza marcadores de cores. Ou pensa em rimas sem sentido para ajudar a tua memória a funcionar.

20 CONVERSA SOBRE O ASSUNTO Não guardes as tuas preocupações só para ti – isso só vai piorar as coisas. Conversa sobre elas com alguém e lembra-te que os teus pais e os teus amigos também fizeram ou fazem exames.

21 APONTAMENTOS À VISTA Escreve palavras-chave em papéis autocolantes e cola-os pelo quarto ou em sítios por onde passes durante o dia. Fazem milagres ;)

22 MOTIVAÇÃO É difícil manter a motivação, especialmente quando já vais a meio da época de exames. Anima-te e pensa que dentro de pouco tempo estás de férias!!!!

23 NUNCA É TARDE DEMAIS Mesmo que sintas que deixaste o estudo para muito tarde, lembra-te que: Nunca é tarde demais para estudar para um exame ou para pedir ajuda! É possível reter alguma informação com um estudo apressado de última hora. Não acredites se te disserem que é tarde demais. Nunca é tarde demais para aprender alguma coisa.

24 NÃO DESISTAS Se um exame não te correu bem, não é o fim do mundo. Quantos testes não correram bem e depois a nota foi boa?! Recupera forças e mãos ao trabalho – pensa positivo e começa a estudar para o próximo exame.

25 FALA COM OS OUTROS Procura os teus amigos e a tua família, para conversares um bocadinho. Quer seja para ouvires uns conselhos, restabelecer certezas, um ombro para chorar ou companhia para rir! ;)

26 PENSA EM TI PRÓPRIO O sucesso do teu exame é teu. A tua mãe, o teu pai, os teus amigos, os teus professores, vão ficar felizes se tudo correr bem. Mas se o fizeres por ti próprio vais sentir-te mais enérgico, mais seguro e com mais vontade de estudar!

27 LEMBRA-TE É expressamente PROIBIDO Dizer ou Pensar NÃO CONSIGO

28 NÃO ESTÁS SOZINHO Todos nós que gostamos de ti, estamos contigo! FORÇA! TU CONSEGUES!!! Beijinho grannnnde GMDT Marina (Pok)


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