A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPOSTAS DE RELATO ENTREGA: 1ºA: 29/08/2011 1ºB: 25/08/2011 Escolha uma das propostas (A ou B).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPOSTAS DE RELATO ENTREGA: 1ºA: 29/08/2011 1ºB: 25/08/2011 Escolha uma das propostas (A ou B)."— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSTAS DE RELATO ENTREGA: 1ºA: 29/08/2011 1ºB: 25/08/2011 Escolha uma das propostas (A ou B).

2 Fim de festa E, quando melhores estão as coisas, surge a vontade antiga: acreditar outra vez. Já nem importa simplesmente acreditar em quê, mas acreditar em si mesmo, no amor, no trabalho, na virtude, no inferno ou no nada. A culpa já não é mais da vida -é nossa. E nisso não há consolo nem glória. Deixamos que as coisas se gastassem e, de tanto evitá-las, de tanto nos guardar para uma oportunidade que nunca veio -e agora sabemos que não adianta vir-, construímos o vácuo que nos conserva monotonamente iguais e frios, como um réptil de duras escamas, a esconder a fragilidade de uma carne virgem e condenada a ser carne. Também não é o caso de desesperar. O desespero é solução da tribo dos traídos ou dos ofendidos -e, à distância em que nos colocamos dos seres e das coisas, ficamos protegidos das traições e das ofensas. "Turris eburnea, ora pro nobis" -nem adianta repetir as ladainhas da infância nem as imprecações e blasfêmias da mocidade. Isto posto, seguir em frente (se ainda há frente), com a certeza de que não vai acontecer nada, nem mesmo a morte. De tanto esperá-la, de tanto temê-la, assimila-se a morte como um acontecimento presente, que está acontecendo a cada minuto, neste momento, espremendo o corpo contra o tempo que ainda falta curtir -igualzinho a um fim de férias, de festa ou de recreio que sabemos que vai acabar daqui a pouco e não adianta iniciarmos nova conversa ou nova brincadeira: não haverá tempo. Sobra então o compromisso com a hora da hora em torno da hora -e qualquer brincadeira ou conversa será sem sentido. E enquanto tudo não acaba, há tempo para pensar em tudo, tempo para pensar no tempo, vontade de ter vontade. Mesmo assim, no corredor final, a vida vale a pena mesmo que a alma seja pequena? CARLOS HEITOR CONY

3 PROPOSTA A No texto motivador, embora o autor expresse seus sentimentos de forma emotiva, não há causa/acontecimento que justifique as impressões descritas. Portanto, sua tarefa será escrever um texto NARRATIVO (Relato) que explicite um fato coerente com as emoções citadas. (25 a 30 linhas)

4 Estudante de 10 anos agride professor em Londrina Sexta-feira, 25 de Março de Um aluno de apenas 10 anos de idade agrediu ontem (24) um professor em sala de aula. A agressão ocorreu na cidade de Londrina, Norte do Paraná, na Escola Oficina Pestalozzi, no Jardim Franciscato. Segundo a coordenadora da escola, professora Helena Vargas, a situação tem saído do controle na instituição. A agressão ocorreu na tarde desta quinta-feira e a professora precisou acionar a polícia militar. O aluno que agrediu o professor em um longo histórico de indisciplina, segundo a professora. O estudante teria chutado as pernas do professor. De acordo com Helena está cada vez mais difícil lidar com os alunos indisciplinados. Não sabemos mais o que fazer com esse menino. Esta não foi a primeira agressão sofrida nos últimos dias pelos professores da instituição. Há alguns dias, uma menina de 14 anos tirou à força o telefone das mãos da coordenadora pedagógica, quando ela iria acionar a Patrulha Escolar por causa de problemas de indisciplina. A escola Pestalozzi é uma entidade filantrópica que oferece oficinas de diversas atividades para as crianças e adolescentes da região onde está localizada.

5 PROPOSTA B Transforma a NOTÍCIA sobre um caso de agressão em RELATO. Utilize como base para escrita o mesmo fato. 25 a 30 linhas BOM TRABALHO!!


Carregar ppt "PROPOSTAS DE RELATO ENTREGA: 1ºA: 29/08/2011 1ºB: 25/08/2011 Escolha uma das propostas (A ou B)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google