A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um pouquinho de história antes de iniciar...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um pouquinho de história antes de iniciar..."— Transcrição da apresentação:

1 Um pouquinho de história antes de iniciar...

2 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Documentos Históricos sobre a Assistência à Infância nos séculos XIX e XX, revelam que as crianças nascidas em situação de pobreza e/ou em famílias com dificuldades de “criá-los”, quando procuravam apoio do Estado, tinham seus filhos encaminhados para instituições como se fossem órfãos ou abandonados. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

3 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Muitas famílias buscavam este apoio, pelo desejo de ver seus filhos educados e pela necessidade de alimentá-los, esta entrega era vista como uma última opção para “salvá-los”. Contudo, não sabiam como eram tratados dentro das Instituições, o regime fechado ocultava a realidade vivida. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

4 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Neste período, o Brasil institui a cultura da Institucionalização, os orfanatos e internatos funcionavam como asilos, mesmo que as crianças, quase em sua totalidade, tivessem famílias. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

5 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
As mudanças ocorrem no período que sucede a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei de 13 de julho de 1990). A partir de então, iniciam-se os avanços no que se refere as práticas de atendimento às crianças e adolescentes. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

6 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Os orfanatos deixam de existir, afinal, a grande maioria das crianças tem FAMÍLIA, portanto não são ÓRFÃS. O serviço passa a ser chamado de Acolhimento Institucional, e as crianças são acolhidas, e não por terem suas famílias incapacitadas de “criá-los”, mas sim, necessitadas de uma política de atendimento e fortalecimento familiar. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

7 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
E quando houver a situação de risco, vulnerabilidade social e violação de direitos, o serviço de Acolhimento Institucional, Abrigo, possa ser utilizado como uma ferramenta na garantia dos direitos para crianças e adolescentes, principalmente em relação ao direito a convivência familiar e comunitária. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

8 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Muitas mudanças ocorrem na área social, em janeiro de 2004 o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cria O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com a missão de promover a inclusão social, a segurança alimentar, a assistência integral e uma renda mínima de cidadania às famílias que vivem em situação de pobreza. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

9 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Os serviços de acolhimento, abrigos, também passam por mudanças, com orientações e diretrizes que normatizam o serviço, tendo como objetivo garantir a proteção integral às crianças e adolescentes acolhidos. ECA - Art. 101 § 1o O acolhimento institucional são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade. (Incluído pela Lei nº , de 2009) ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

10 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Mas em nossa caminhada, verificamos que, ainda hoje, existe diversos abrigos pelo Brasil que oferecem seus serviços como antigamente. Crianças e famílias negligenciadas, e os motivos são vários, em alguns a demanda é muito grande, as doações são poucas e o apoio financeiro do governo não consegue suprir as necessidades. Em outros, não há nem apoio do governo, mas o que nos deixou mais tristes, foi constatar que em muitos a gestão do local é que estava deixando os ali atendidos, abandonados mais uma vez... ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

11 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
E foi pensando em um trabalho diferenciado, que realmente atendesse as necessidades das Crianças, que as vissem como sujeitos de direitos, que precisam de dignidade mesmo estando acolhidas, e em suas famílias que, em grande maioria, são vítimas da realidade social do Brasil, que mesmo com programas de apoio e renda, ainda não consegue atender a demanda. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

12 Nasce o Lar Assistencial
Mãos Pequenas

13 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Criado a partir de um sonho de duas mulheres muito Especiais, Estrela e Andréia, que após experiência frustrada em casa de Acolhimento, em que trabalharam, resolveram convidar amigos para fundar um Lar, no qual, acima de tudo, haveria amor e respeito. Formado por um grupo de profissionais, comerciários, empresários e autônomos, que já sabiam da necessidade no município de um espaço para acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade social, se associaram em 05 de agosto de 2005, para o nascimento do Lar Assistencial Mãos Pequenas. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

14 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
A partir de então, os associados alugaram uma casa térrea que foi adaptada e mobiliada através de diversas doações. Também foi realizado um trabalho de seleção de pessoas e profissionais que pudessem prestar serviços voluntários e colaborar com os trabalhos da Entidade. Neste período não havia condições financeiras para a contratação de profissionais com vínculos trabalhistas. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

15 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Em seguida, O Ministério Público e o Poder Judiciário foram comunicados que a casa estava pronta para o funcionamento. E no dia 11 de Janeiro de 2006 a primeira criança foi recebida pela casa, dando início as atividades assistenciais da Entidade de Acolhimento. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

16 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Em setembro de 2006 o Lar recebeu o registro emitido pelo CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e em dezembro de 2008 recebeu o registro do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

17 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Com o aumento no número de crianças encaminhadas ao lar, a diretoria buscou uma residência que pudesse oferecer espaços externos mais amplos e que possibilitasse um melhor conforto às crianças. Dessa forma, em 15 de julho de 2008 o lar passou a funcionar na região Sul do município. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

18 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Em 2009 conseguimos o registro de Utilidade Pública Municipal, e em 2010 firmamos convênio com a Prefeitura, onde tivemos projetos aprovados pelo o Instituto HSBC Solidariedade e o CMDCA, que nos auxiliou com os trabalhos desenvolvidos às crianças e os adolescentes. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

19 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Com profissionais agora registrados, voluntários e estagiários o Lar busca a qualidade no atendimento, defesa e garantia do direito a convivência familiar e comunitária e ser parte integrante da vida das crianças, adolescentes e suas famílias que passaram pela Entidade, com objetivo de parceria e referência. Hoje nosso quadro de funcionários é composto por 16 profissionais ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

20 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Hoje estamos de sede nova, com ambientes adaptados e confortáveis, para acolher com dignidade as crianças do município. E isto foi possível através da parceria e colaboração de diversos amigos, e em especial da Empresa TRIBOMATIC. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORISA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALEM DE TUDO AMA O QUE FAZ!

21 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Nossos Berçários tem capacidade de atender 15 crianças de 0 a 2 anos. Decorados e aconchegantes devido as doações de amigos e parceiros. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

22 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Buscamos priorizar o bem estar, higiene e comodidade às nossas crianças. Para que assim levem na lembrança de nosso Lar, carinho, amor, educação e dignidade. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

23 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Dependência de Higienização dos bebês. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

24 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Dormitórios com dois quartos, MENINAS e MENINOS, com capacidade para 05 crianças com idade acima de 3 anos, cada um. Nossas crianças tem acesso a brinquedos, roupas e calçados. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

25 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Na Brinquedoteca, as crianças tem a disposição diversos livros infantis, propiciando e auxiliando em seu desenvolvimento e aprendizagem. Nosso refeitório, ambiente higienizado e adequado a faixa etária. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

26 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Por respeito as nossas crianças e a todos os colaboradores, procuramos oferecer um espaço confortável, limpo, alegre e digno para todos aqueles que por aqui passarem, afinal, a separação familiar, trará consequências, boas ou ruins, para toda uma vida, principalmente quando não há possibilidade de retorno e alguns são encaminhados à famílias substitutas. Sabemos que para as crianças de menor idade, essa nova realidade será mais fácil, mas para os maiores, será um grande desafio. Pensando nisto que, aqui no Lar, somos uma família, orientando, acolhendo, educando, amando, nunca substituindo, mas sendo parte da história de vida de cada um. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

27 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Mas gerir uma entidade sem fins lucrativos não é fácil, principalmente quando se trata de uma casa que acolhe crianças e adolescentes, e que provisoriamente, esta será a casa delas. Os gastos são grandes e as doações não são suficientes para custeá-las. É preciso ter comprometimento e transparência nas ações realizadas, apresentando um trabalho sério. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

28 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS Um resumo de nossas despesas
Principais Gastos (mensais) média: R$ Recursos Humanos 30.000,00 Contas de Consumo 1.600,00 Aluguel/IPTU 2.800,00 Transporte 500,00 Materiais de Expediente 250,00 Medicação 100,00 Açougue 800,00 Feira 600,00 TOTAL 36.650,00 **Gastos com Alimentação, limpeza, higiene, manutenção, plantonista em hospital (quando há criança internada), passeios, itens domésticos, etc, são realizados de acordo com a necessidade e disponibilidade. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

29 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Os bancos não oferecem créditos para Entidades sem fins lucrativos, e em situação de emergência ficamos sem opção, a única é entrar no cheque especial, com juros altíssimos, e todos os meses, infelizmente, ficamos com saldo negativo. É preciso diversas ações e reduções de custos para a efetivação do projeto. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

30 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS Resumo mensal das doações
Doador (PJ / PF) R$ Pessoa Física 3.600,00 Pessoa Jurídica 4.100,00 Não Identificada 2.100,00 Convênio PMD 20.000,00 Bazar Beneficente 700,00 Total 30.500,00 Para minimizar o déficit, durante o ano realizamos alguns eventos beneficentes, em média 3, sendo dois almoços, geralmente feijoada. Um no 1º semestre, outro no 2º, e em julho fazemos nossa festa Julina. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

31 Demonstrativo das despesas da Instituição
LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS Demonstrativo das despesas da Instituição Estes valores podem ser para mais ou menos, dependendo das arrecadações e eventos do mês. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

32 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Uma outra opção de captação de recursos é o programa da Nota Fiscal Paulista criado pelo Governo do Estado de São Paulo, uma alternativa de converter parte dos impostos referente aos gastos em estabelecimentos comerciais cadastrados no programa, que são revertidos em créditos para entidades beneficentes. As notinhas são cadastradas diretamente no site e o repasse é feito duas vezes por ano, 1º semestre creditado em outubro do mesmo ano e 2º semestre em abril do ano seguinte. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

33 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Um de nossos objetivos é encontrar novos parceiros que nos auxiliem na administração financeira e documental da Entidade. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

34 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS Projetos a serem realizados:
Conseguir o Título de Utilidade Pública Estadual e Federal; Conseguir o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social; Ter um psicólogo na equipe técnica; Aumentar o quadro e salário dos cuidadores, além de qualificá-los; ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

35 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
Sonhos Atuais: - Acabar com o déficit da Entidade; Ter um automóvel adequado para transporte das crianças; Conseguir cobrir a quadra e corredor de acesso; Conseguir recursos para a compra da casa em que está localizado a Entidade. ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!

36 LAR ASSISTENCIAL MÃOS PEQUENAS
O Lar Mãos Pequenas surgiu de um grande sonho... Um sonho que hoje é realidade. Portanto não deixaremos nunca de sonhar, acreditar que é possível, buscando força nas dificuldades, e lutando para garantir os sorrisos sinceros de nossas crianças. “Mãos que acolhem pequenos...Mãos Pequenas” Obrigada Família Mãos Pequenas Contato: (11) ACOLHIMENTO DE QUALIDADE, QUE PRIORIZA A DIGNIDADE, RESPEITO E ALÉM DE TUDO, AMA O QUE FAZ!


Carregar ppt "Um pouquinho de história antes de iniciar..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google