A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTO DE TERROR E MISTÉRIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTO DE TERROR E MISTÉRIO"— Transcrição da apresentação:

1 CONTO DE TERROR E MISTÉRIO
PROJETO LER É SABER 2009

2 O gênero: Apresenta uma seqüência narrativa de ações imaginárias como se fossem reais, envolvendo personagens em um determinado tempo e em um determinado espaço. É uma forma narrativa breve. Quem conta os fatos é um narrador. Personagens: macabros, doentios, densos, extraordinários, sobrenaturais.

3 Presença do mistério, do suspense.
Suscita no leitor sustos, horror e medo e levam-no a refletir sobre situações além da vivência cotidiana ou da imaginação (NICOTTI, GONZAGA E GONZAGA, 2006).

4 A sequencia narrativa – Adam (1997)
1-Situação inicial: caracteriza o tempo, o lugar, as diferentes condições para o andamento da ação e introduz as personagens da narrativa. 2-Complicação ou perturbação: apresenta a descrição da experiência inesperada, a qual traz uma modificação da situação inicial. A presença do conflito é fundamental, pois é ele que vai distribuir o texto em partes.

5 3-Ação, Re (ação) ou Dinâmica de Ações: destaca o resultado ou a conseqüência dessa modificação.
4-Resolução: indica a ocorrência de um fato que vai determinar o fim da narrativa. Encaminha para que o conflito se desfaça. 5-Situação final: caracteriza o estado das personagens após a transformação do decorrer da história. Restaura o equilíbrio perdido à narrativa, sem ser, obrigatoriamente, igual à SI.

6 O socorro.doc

7 Trabalho com o espaço Espaço: denso, triste, escuro.
“Ela subiu sem pressa a tortuosa ladeira. À medida que avançava, as casas iam rareando, modestas casas espalhadas sem simetria e ilhadas em terrenos baldios. No meio da rua sem calçamento, coberta aqui e ali por um mato rasteiro, algumas crianças brincavam de roda. A débil cantiga era a única nota viva na quietude da tarde”.

8 - Procure, nesse fragmento, verificar como o narrador caracteriza:
a) A ladeira: b) As casas: c) Os terrenos: d) A rua: e) O mato: f) A cantiga:

9 “Ela subiu sem pressa a bela ladeira
“Ela subiu sem pressa a bela ladeira. À medida que avançava, as casas iam ficando mais luxuosas. No meio das ruas asfaltadas e seguras, as crianças brincavam naquele belo dia de sol. A animada cantiga misturava-se ao som dos pássaros e do movimento das árvores.”

10 A) Os amigos o deixaram na frente do lugar e foram embora
A) Os amigos o deixaram na frente do lugar e foram embora. No terreno vizinho, havia um e, na frente, um Néas entrou na casa. Logo, O lugar era , fedendo a Havia em todos os lugares e, quando olhava para algum lado, via e ouvia (“A velha casa”).

11 Textos dos alunos Aluna P., produção inicial:
Num belo dia, quatro amigos foram até um campo de futebol. Michel era um cara muito esperto, pouco medroso, já Paulo era corajoso, forte e inteligente. [...] Aluna P., produção final: Numa tarde de chuva, Maria queria ir ao mercado, pois precisava comprar pães. Lá foi ela. Pegou algumas moedas e foi ao porão sem luz, frio, misterioso pegar seu guarda-chuva, fechou a casa por inteiro. [...]

12 Aluna J., produção inicial:
Era um dia lindo Taís e seu namorado sairam para acampar, foram no sitio do seu vô. Era uma casa linda com um pátio enorme e uma piscina, encontraram na casa e foram para seu quarto e Taís disse: Ui! que quarto sinistro, parece que tem asombração. [...] Aluna J., produção final: Uma velha comprou um sítio, era uma casa assombrada, com uma grande varanda envidraçada e um jardim. Era um sítio que todo mundo falava que era mal-assombrada, mas ela nem se importava pelo que os outros falavam dela. [...]


Carregar ppt "CONTO DE TERROR E MISTÉRIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google