A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIA DA PALAVRA: 04 DE JULHO 2013 A MESSE É GRANDE MAS OS OPERÁRIOS SÃO POUCOS! TEXTO: Lc 10,1-12.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIA DA PALAVRA: 04 DE JULHO 2013 A MESSE É GRANDE MAS OS OPERÁRIOS SÃO POUCOS! TEXTO: Lc 10,1-12."— Transcrição da apresentação:

1 DIA DA PALAVRA: 04 DE JULHO 2013 A MESSE É GRANDE MAS OS OPERÁRIOS SÃO POUCOS! TEXTO: Lc 10,1-12

2 Ele passa pela Samaria. 2ª fase (9,51-19,28): é a da viagem propriamente dita Contextualizando a Palavra: Recordando: Lucas nos apresenta seu Evangelho na forma de uma viagem, a viagem missionária de Jesus, um longo itinerário a caminho de Jerusalém. 1ª fase (3,1- 9,50): fase dos preparativos para a grande viagem. 3ª fase é a chegada em Jerusalém (19,29-24,53)

3

4 Jesus está entre os samaritanos que são desprezados pelos judeus por ser um povo de raça mista Situando Depois disso Lc 9, Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém, 52. e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho, e entraram num povoado de samaritanos, para conseguir alojamento para Jesus. 53. Mas, os samaritanos não o receberam, porque Jesus dava a impressão de quem se dirigia para Jerusalém. ( Lc 9,51-53 ) Judeus e samaritanos são inimigos históricos Judeus do Reino do Norte(Israel) com pagãos trazidos pelos Assírios 1 Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois, e os enviou dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. Entretanto a Samaria será um lugar que produzirá muitos frutos

5 Jo 4,39-41 Muitos samaritanos dessa cidade acreditaram em Jesus, por causa do testemunho que a mulher tinha dado. "Ele me disse tudo o que eu fiz. Os samaritanos então foram ao encontro de Jesus e lhe pediram que ficasse com eles. E Jesus ficou aí dois dias. Muitas outras pessoas acreditaram em Jesus ao ouvir sua palavra.

6 número dos filhos de Noé e seus descentes (Sem, Cam e Jafet ) todos os povos da terra (Gn10). O evangelista Lucas sugere que os setenta e dois já não são judeus da Galiléia mas Samaritanos terra de excluídos. Doze tribos representadas nos Doze discípulos agora são todas as nações do mundo, simbolizadas no Nº 72 é o par perfeito não devemos trabalhar sozinhos é discipulado de forma organizada. Dois a dois de Israel (Mt 10,5) 1 [...] o Senhor designou outros setenta e dois, e os enviou dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. Setenta e dois A missão antes confiada aos doze discípulos (Lc 9,1-6) agora se multiplica aparece a universalidade da evangelizaçãoa princípio seu destinatário era somente o povo

7 desprendidos dos bens materiais indo direto à meta Saudação na etiqueta oriental exigia muito tempo (2Rs4,29;Lc 24,29) convivência + convite para o alimento + convite para o pernoite Não há tempo a perder missão é perigosa enfrentará opositores poderosos. não se pode perder tempo A missão é urgente a saudação deve ser reservada aos destinatários da missão Os operários são os anunciadores do Reino Deus Nesta terra, a Samaria, Jesus descobre que o campo para a colheita (messe) é grande e não se restringirá à casa de Israel. o Pai é o dono é o Senhor da colheita. 2. E dizia- lhes : "A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para sua colheita. 3. Ide! Eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4. Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias, e a ninguém saudeis pelo caminho.

8 saúde, justiça, prosperidade, alegria,ausência de conflito oferecer de forma plena as condições que deixam as pessoas realizadas Shalom o anúncio do Reino traz a justiça e a misericórdia que levam a Paz é uma fórmula de benção aquele que recebe o anúncio será beneficiado com o conjunto de bens temporais e espirituais profetizadas pela saudação. A recusa ao anúncio implica a recusa em receber o Reino de Deus. Um filho de paz 'Paz a esta casa!' 5. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'Paz a esta casa!' 6. E se lá houver um filho de paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, voltará a vós. 7. Permanecei nessa casa, comei e bebei do que tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não passeis de casa em casa. 8. Em qualquer cidade em que entrardes e fordes recebidos, comei o que vos servirem; 9. curai os enfermos que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós!' REINO de DEUS. PAZ = felicidade em plenitude

9 Permanecei nessa casa (início) Não passeis de casa em casa (final) Não deveriam escolher hospedagens não deveriam se limitar às questões de tabus alimentares judaicos e que impediam os judeus de frequentarem ambientes pagãos. comei e bebei do que tiverem = comei o que vos servirem por 2 vezes aparece a recomendação 7a - 8b (2 x) V.7 7. Permanecei nessa casa, comei e bebei do que tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não passeis de casa em casa. 8. Em qualquer cidade em que entrardes e fordes recebidos, comei o que vos servirem;

10 A vinda do Messias comprovaria a efetivação da presença do Reino Lc 4, curai os enfermos que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós!' atos concretos que comprovem a presença do Reino de Deus. 17. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus encontrou a passagem onde está escrito: 18. "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, 19. e para proclamar um ano de graça do Senhor." 21. Então Jesus começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir."

11 Digo-vos que, naquele Dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade rejeitar Deus.Rejeitar os discípulosrejeitar Jesus ameaça grave que vem em consequência da recusa ou rejeição ao anúncio do Reino. gesto de rejeição, ruptura. Não haverá mais solidariedade e preanuncia-se um severo juízo de condenação Sacudir o pó dos pés 10. Mas em qualquer cidade em que entrardes e não fordes recebidos, saí para as praças e dizei: 11. 'Até a poeira da vossa cidade que se grudou aos nossos pés, nós a sacudimos para deixá-la para vós. Sabei, no entanto, que o Reino de Deus está próximo'. 12. Digo-vos que, naquele Dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade. 'Até a poeira da vossa cidade que se grudou aos nossos pés, nós a sacudimos para deixá-la para vós.

12 1ª : Dia Então dirá o rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo. (Mt 25,34). recompensa dada aos discípulos como herança tempo escatológico(Juízo Final) acontece a partir da vinda de Jesus Cristo e da proclamação e efetivação da sua mensagem O Reino de Deus é prática e testemunho deJustiça, Paz e Alegria no Espírito Santo. (Rm 14,17b). Entrar no Reino é sinônimo de vida eterna Alegrai-vos, antes, porque vossos nomes estão inscritos nos céus. (Lc 10,20b) a expressão pode ser interpretada de duas formas, mas, ambas convergem a um mesmo ponto 2ª: Reino de Deus é Tempo Presente Reino de Deus está próximo Jesus Cristo.

13 1º Passo da Leitura Orante APRENDENDO COM A PALAVRA: O que o texto diz em si mesmo? a)Quem Jesus designa para a missão, de que modo ele os envia e para que Ele os envia? b) Quais são os desafios que os enviados encontraram? c) Como eles deviam se portar ao entrarem nas casas? d) O que a expressão Reino de Deus nos transmite?

14 2º Passo da Leitura Orante PARTILHANDO A PALAVRA: O que o texto nos diz hoje? Animador (a): Os setenta e dois foram à frente para que Jesus pudesse vir a habitar os corações. A messe é o campo que necessita sempre de operários atuando nela. a) Quem Jesus designa hoje para a missão, de que modo e para que Ele envia? b) Quais são os desafios que os enviados encontram em nossos dias? c) Como devemos nos portar ao entrar nas casas? d) Qual é o anúncio a ser feito hoje? e) Em qualquer cidade em que entrardes e fordes recebidos [...] curai os enfermos que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós!'( Lc 10, 8a-9). Como eu vivencio estas determinações missionárias de Jesus em nossos dias?

15 REZANDO A PALAVRA Animador(a): Elevemos a Deus nossas orações. A nossa súplica será: Todos: Senhor, ajuda-nos a construir e a viver o Teu Reino ! Todos: Ó Deus, pastor do teu povo, / sempre te compadeces e te lembras dos sofrimentos da tua gente. / Escuta, hoje, o grito dos fracos e abatidos: / atende-os em suas necessidades. / Expulsa para longe de nós todo desânimo, / revigora as nossas forças, / renova-nos no entusiasmo pelo teu Reino. / Dá-nos a graça de seguirmos firmes em nossa missão: / coloca em nossos lábios a Tua Palavra, / deposita em nosso coração o desejo por Ti / e põe em nossos pés e em nossas mãos / a ação de solidariedade para com os pequenos e sofredores. ( M. Guimarães e P. Carpanedo)

16 Animador(a): Que a alegria do Senhor seja nossa força! Todos: Amém! Animador(a): A paz de Jesus reine em todos os lares! Todos: Amém! Animador(a): Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe! Todos: Graças a Deus.


Carregar ppt "DIA DA PALAVRA: 04 DE JULHO 2013 A MESSE É GRANDE MAS OS OPERÁRIOS SÃO POUCOS! TEXTO: Lc 10,1-12."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google