A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação técnico-científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação técnico-científica"— Transcrição da apresentação:

1 Redação técnico-científica
“ Todo trabalho técnico-científico, seja ele uma tese, um texto didático, um artigo , uma resenha, tem que ter uma construção lógica, tornando-se uma totalidade de inteligibilidade, estruturalmente orgânica, formando uma unidade autônoma, inteligível para qualquer leitor que não tenha participado de sua elaboração” (SEVERINO, 18, p.78)

2 Redação técnico-científica
Para redigir um texto técnico-científico, o redator deve se preparar intelectualmente, em primeiro lugar, para que tenha condições de fazer abordagens interessantes sobre o conteúdo que se propôs escrever. Em segundo lugar, deve organizar o texto de acordo com a estrutura textual pré-estabelecida para cada tipo de texto e apresentá-lo de acordo com as regras determinadas por entidades normalizadoras como a ABNT, a APA, a Vancouver e outras.

3 O que é um artigo científico
Um artigo científico é um texto pelo qual se comunica, com clareza e coerência de ideias, informações sobre um assunto pesquisado. Segundo a ABNT, artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.

4 O que é um relatório? Documento que descreve formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. [...] o relatório técnico-científico apresenta sistematicamente informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações. É estabelecido em função e sob a responsabilidade de um organismo ou de uma pessoa a quem será submetido. ABNT (1983).

5 Preparação prévia: Para toda e qualquer produção de texto deve-se fazer um preparação prévia; organizar-se intelectualmente antes de começar a redação propriamente dita. 1)Determinação do tema-problema do trabalho; 2)Levantamento bibliográfico; 3)Leitura e documentação dessa bibliografia após seleção; 4)Construção lógica do trabalho;

6 Organização do raciocínio
1) Determinação do tema do trabalho; Delimitar o assunto determinar o tema Pensem um dado da realidade que lhes interesse: Assunto É muito amplo? Recortes: no próprio assunto no tempo no espaço Tema ≠ Título Qual seu ponto de vista sobre ele? Questione-se sobre o tema Anote palavras-chaves que expliquem o tema

7 Organização do raciocínio
2) Levantamento bibliográfico: Pesquisa sobre o tema em bases de dados; Pesquisa em catálogos bibliográficos; Anotação das referências bibliográficas; Observação sobre quais linhas teórico filosóficas abordam o assunto; Seleção dos principais autores que abordam o tema.

8 Organização do raciocínio
3)Leitura e documentação da bibliografia : Aplicar as técnicas de leitura aprendidas Fazer Resumos e resenhas críticas Experiência crítica = organização, anotação de dados e reflexão sobre os documentos selecionados. Referencial teórico = selecionado a partir do tema problematizado

9 Organização do raciocínio
4) Construção lógica do trabalho Plano de trabalho a partir do tema. Palavras-chaves O problema A hipótese Tese = ponto de vista que se quer demonstrar (objetivo) Objetivo Determinação do referencial teórico Obs.: 1) Readequação do plano (se necessário após mais leituras) 2) Buscar apresentar uma novidade (artigos) = apresentar, por menor que seja, uma contribuição para o progresso da ciência e para o benefício da coletividade.

10 Planejamento Tema: Quais os questionamentos que fiz sobre ele?
a) Problematizar o tema = questionar as delimitações feitas, tendo por base as leituras realizadas b) Formar ideia clara sobre o problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada sobre o tema a partir do levantamento bibliográfico (leitura e resumo) Obs.: A colocação clara do problema desencadeia a formulação da hipótese geral a ser comprovada no decorrer do trabalho. c) Hipótese = resposta às questões levantadas sobre o tema + ponto de vista d) Palavras chaves = subdivisões do texto e) Argumentos de comprovação da hipótese= tese. f) Objetivo

11 Redação Por fim, Redação paulatina do texto
Qualquer texto científico deve ter uma coerência interna em sua redação e observar-se a estrutura: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

12 ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO - PLANEJAMENTO –– CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO- REDAÇÃO
Dado da realidade: greve nos serviços de saúde pública. Ponto de vista: o descuido do governo com a saúde pública em Goiânia, gerou a greve. Assunto: Saúde pública Recortes: greve/Goiânia/ hoje Tema: A greve da saúde pública em Goiânia. Quais os motivos da greve? A greve é justa? Quais as implicações sociais da greve? A questão da saúde pública em Goiânia é pontual ou histórica? Levantamento bibliográfico – postura teórico metodológica – referencial teórico Hipótese: a greve que acontece em Goiânia nos serviços de saúde é gerada por um histórico descuido do governo. Palavras-chaves: saúde pública goiana, história da saúde pública, greve, justiça social. Objetivo: Demonstrar que a greve deflagrada hoje nos serviços de saúde é um resultado histórico de descaso dos governos.

13 INTRODUÇÃO Tópico frasal com apresentação e justificativa do assunto, da delimitação e do tema Argumentação do ponto de vista Demonstração dos questionamentos sobre o assunto e sobre o tema Apresentação e argumentação sobre o referencial teórico metodológico Determinar, a partir das palavras chaves, como o tema será desenvolvido Objetivo

14 Desenvolvimento Apresentação e discussão, a partir do referencial teórico, sobre as questões postas no ponto de vista, passando sempre pelo objetivo. Não fazer uma “colcha de retalhos” de citações. A análise crítica do objeto de estudo é que importa ao leitor. As citações servem para confirmar e /ou colocar elementos para a análise.

15 Considerações Finais (conclusão)
Síntese das principais ideias colocadas no texto Confirmação ou negação da hipótese Confirmação ou negação do ponto de vista Conclusão Relatório Analisar como foi efetuada a missão, dificuldades encontradas, razões das dificuldades; Apresentar sugestão ao destinatário.

16 Referências bibliográficas


Carregar ppt "Redação técnico-científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google