A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA, APRENDIZADO E A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Alvaro T. Prata SNBU2000 - XI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Florianópolis - 24 a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA, APRENDIZADO E A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Alvaro T. Prata SNBU2000 - XI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Florianópolis - 24 a."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA, APRENDIZADO E A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Alvaro T. Prata SNBU XI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Florianópolis - 24 a 28 de abril de 2000 "Relação Biblioteca Universitária e Usuários no Século XXI" PESQUISA, APRENDIZADO E A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Alvaro T. Prata Departamento de Engenharia Mecânica Universidade Federal de Santa Catarina

2 Contexto mVisão acadêmica/científica mPesquisador educador mÓtica da pesquisa/aprendizado

3 Escopo mReflexões Históricas mAprendizado mPesquisa mConvívio com a Biblioteca Universitária mConclusões

4 História da Leitura m Códex (séculos II e III) Livro deixando de ser rolo de pergaminho e passando a ser páginas separadas m Leitura Oral/Leitura Silenciosa Século VII - Separação das palavras Século XV - Regra do silencio adotada nas bibliotecas das Universidades de Oxford e Sorbonne Século XVIII - Revolução da leitura (literatura recreativa e imprensa periódica) m Revolução Eletrônica Acesso quase que inesgotável à informação

5 Imprensa Tradicional mConsumo de papel aumenta mJornais e revistas crescem em tiragens e assinantes periódicos periódicos mProdução livreira cresce em todos os países (Japão, terra da eletrônica concentração mais densa de leitores do mundo) A leitura em papel tem aumentado !

6 Escola Tradicional mDurante os últimos 5000 anos se baseia no falar/dizer do mestre e na escrita manuscrita do aluno mDurante os últimos 400 anos se baseia no uso da palavra impressa

7 Previsões mCreio que há um mercado mundial para uns cinco computadores Thomas J. Watson em 1943 Presidente da IBM mComputadores no futuro pesarão não mais que 15 toneladas Popular Mechanics em 1949 mNão há razão para qualquer indivíduo ter um computador em casa Ken Olsen em 1977 Presidente da Digital Corporation

8 Aprendizado mExperiência individual estimulada pelo ambiente mNo início do processo de aprendizagem a dificuldade está no que de fato deve ser aprendido

9 Etapas do Aprendizado Participação do Professor Participação do Aluno Saber Compreender Entender Conhecer Informar A compreensão e o saber só vêem com a atividade reflexiva !

10 Aprendizado mAprendizado requer paciência, dedicação, esforço e reflexão mAprender nem sempre é agradável, no entanto saber é muito gratificante mConhecimento deve ser aplicado integralmente mas deve ser adquirido por partes, focalizando nos detalhes mPara o aprendizado é necessário pensar, estudar e relacionar o que se vê, lê, ouve e escreve com situações encontradas no dia a dia mAprender é uma experiência individual onde cada indivíduo constrói em sua mente, passo a passo, uma base estruturada de conhecimento baseada em sua experiência prévia (e única)

11 Pesquisa mObjetivo: íAvançar no desconhecido mRequisitos: íBase de conhecimento estruturado íPensamento científico íMétodo científico íMotivação e Inspiração

12 Usuário da Biblioteca Universitária Informação Conhecimento Gerar Conhecimento

13 O que o Usuário espera da BU ? mTradicionalmente abrigue o conhecimento (fisicamente) mNo futuro abrigue o conhecimento Não que o conhecimento esteja lá, mas que nas bibliotecas o conhecimento possa ser encontrado !

14 O Ideal da Biblioteca Universitária mAbrigue o conhecimento mInspire sóbria e interessante mMotive estimulante e instigante O ato de andar entre as estantes de clássicos em um ambiente acolhedor ou folhear um livro de conteúdo elevado em uma impressão de qualidade na paz de uma BU é uma experiência única e altamente enriquecedora que não deve ser minimizada

15 O Futuro da Biblioteca Universitária (Reflexões) mA biblioteca foi criada para armazenar a informação a informação agora quer sair da biblioteca mO que diferirá entre uma biblioteca e uma editora, entre uma biblioteca e uma livraria? mO atual usuário da biblioteca terá necessidade de uma biblioteca no futuro?

16 Desafio da Biblioteca Universitária O grande desafio dos ordenadores do universo é continuar armazenando e organizando o conhecimento e não apenas propiciar o acesso universal e ilimitado às informações

17 Palavras Finais Enquanto o mundo desenvolvido debate a semiologia do hipertexto ou a regulamentação da pornografia pela internet dados da UNESCO indicam que o número de analfabetos está aumentando

18 Conclusões mA Biblioteca continuará a ter um papel fundamental e definitivo na organização do conhecimento e da informação mCaberá aos Profissionais da Informação, ou melhor, aos Profissionais do Conhecimento continuar sua função de ordenadores do universo agora em um ambiente virtual Isto é que o usuário pesquisador/educador espera da Biblioteca Universitária !


Carregar ppt "PESQUISA, APRENDIZADO E A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Alvaro T. Prata SNBU2000 - XI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Florianópolis - 24 a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google