A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais Material Elaborado por Betânia Peixoto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais Material Elaborado por Betânia Peixoto."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais Material Elaborado por Betânia Peixoto

2 Avaliar é... Emitir juízo de valor sobre algo. Avaliação Econômica é... Quantificar o impacto e o retorno de um projeto, com base em uma metodologia científica. Instrumento de gestão que leva ao aprimoramento do projeto

3 Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais; Marco Lógico.

4 Introdução à avaliação econômica de projetos sociais

5 Avaliação Econômica Impacto Retorno Econômico Impacto

6 Atingiu seus objetivos, ou seja, afetou os beneficiários? As melhorias são um resultado direto do projeto ou aconteceriam de qualquer forma? Há diferença de impacto entre regiões ou ao longo do tempo? O projeto causou algum impacto que não se pensou inicialmente? Avaliação de Impacto: O projeto funciona?

7 Relações Causais A avaliação de impacto permite quantificar relações causais entre as ações do projeto e os indicadores de impacto. relações causais = relações de causa e efeito A avaliação de impacto nos permite dizer se o projeto foi, de fato, o responsável pelas alterações observadas no indicador de impacto. Ter impacto significa que na ausência do projeto, as alterações observadas no indicador de impacto não aconteceriam.

8 Exemplo: 1. projeto que tem por objetivo melhorar a qualidade do ensino. Ação: capacitação de professores Indicador: desempenho escolar Capacitação dos professores Desempenho dos estudantes Se a avaliação de impacto mostrar que o impacto é significativamente positivo, pode-se implementar o projeto em outras escolas parecidas.

9 Limitações A avaliação econômica, muitas vezes, não é capaz de especificar por quais mecanismos a causa gera o efeito. Ela mostra que o projeto gera impacto, mas pode não mostrar os mecanismos que levam a esse impacto. Para identificar os mecanismos, uma opção é combinar a avaliação econômica com avaliações qualitativas (monitoramento, resultado, etc) – Elas são complementares!!! No exemplo do slide anterior, não se especifica os mecanismos pelos quais a capacitação dos professores levou ao aumento do desempenho dos alunos. A avaliação de impacto mostrou que o desempenho aumentou por causa do projeto de capacitação, mas não mostrou como ocorreu esse processo.

10 Retorno Econômico Os impactos do projeto justificam os custos? Será que o benefício para sociedade com o projeto supera o custo necessário para sua implementação? Qual a efetividade do projeto, comparativamente a outras alternativas? Essas perguntas são importantes porque, muitas vezes, o projeto tem impacto positivo, mas esse não é grande o suficiente para superar os custos da implementação.

11 Marco Lógico

12 É uma ferramenta de gestão de projetos que facilita o processo de justificativa, elaboração, execução e avaliação de projetos sociais. Objetiva estruturar o processo de planejamento e análise de informações do projeto. Permeira todas as etapas do gestão do projeto: preparação, execução e avaliação. Marco Lógico

13 INSUMOS Recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis AÇÕES Modus operandi e articulação com o público alvo MONITORA- MENTO Acompanhamento das ações e produtos do projeto RESULTA- DO Efeitos imediatos decorrentes das ações do projeto IMPACTO Mudanças que o projeto causou na vida dos benefíciários PRODUTOS Parte das ações realizadas que se traduzem em algo tangível ELABORAÇÃO E EXECUÇÃOAVALIAÇÃO Descrição do marco lógico

14 INSUMOS Equipes de atenção básica, postos de saúde, alimentos, remédios etc. AÇÕES Profissionai s de saúde observand o as famílias, distribuição de remédios MONITORAMEN TO Acompanhamento do número de visitas das equipes e pesagem das crianças, entrevistas com as mães etc. RESULTAD O Número de remédios distribuídos, de doenças identificadas de pessoas encaminhad as para o SUS. IMPACTO Redução da taxa de mortalidade infantil e internação de idosos PRODUT OS Visitas para prevenir o início de doenças evitáveis ELABORAÇÃO E EXECUÇÃOAVALIAÇÃO Exemplo: Programa Saúde da Família

15 ELABORAÇÃO E EXECUÇÃOAVALIAÇÃO REFORMULAÇÃO Linha do tempo

16 O Curso

17 Nosso Curso Composto por aulas teóricas e práticas em todos os encontros. Certificado: A Fundação Itaú Social emite o certificado do curso e o envia para sua casa, pelo correio. Para recebê-lo você deve: Participar de pelo menos 75% das aulas do curso. O professor passa duas listas de presença por dia - manhã e tarde. Fique atento para assiná-las!!! Entregar o trabalho individual escrito.

18 Nosso Curso Trabalho individual escrito: É um desenho de avaliação econômica do projeto no qual trabalha. O trabalho será elaborado ao longo das aulas. Ao final de cada aula, o aluno registrará a parte do trabalho referente aos conceitos da aula. Capriche: você pode ser solicitado para ler seu registro!!! O período da tarde da 8ª será todo dedicado ao trabalho individual. Na última aula, dividir-se-á a sala em 3 grupos para a apresentação do trabalho individual. Se prepare, um avaliador do fundação Itaú Social ou um especialista em avaliação econômica assistirá sua apresentação, dará sugestões e o ajudará a aperfeiçoar seu desenho de avaliação.

19 Comentários Finais Nessa aula: tivemos uma idéia geral do curso, isto é, uma introdução ao que denominamos de avaliação de impacto e avaliação de retorno econômico e situamos a avaliação no ciclo de gestão do projeto. Próxima aula: elementos necessários à avaliação econômica.


Carregar ppt "Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais Material Elaborado por Betânia Peixoto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google