A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1: O mundo e suas diversidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1: O mundo e suas diversidades"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1: O mundo e suas diversidades

2 Casa estilo alemão

3 Casa: etnia Jê Xavante

4 Casa estilo japonês

5 Casa estilo russo

6 Casa caipira

7 Casa de Taipa

8 Yurts (Mongólia)

9 O que as imagens tem em comum?
As imagens mostram que a construção das casas foi realizada a partir de técnicas

10 Globalização: Milton Santos
Econômica: “A globalização é o estágio supremo da internacionalização.. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira, cultural. ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO: Técnicas PRODUÇÃO E INFORMAÇÃO GLOBALIZADAS: Nova Divisão Internacional do Trabalho Tendência à Homogeneização Cultural Tendência à Homogeneização Técnica

11 Vivemos em um Mundo Global?
É possível um isolamento? Não existem mais fronteiras? A circulação é livre? As Técnicas são iguais no mundo todo. Mas e a criação das técnicas? É controlada igualmente por todos?

12

13

14 Homogeneização da cultura
Indústria cultural: as diversas manifestações culturais e artísticas são, cada vez mais, vendidas como qualquer mercadoria. “destaca-se seu poder em destituir dos indivíduos a autonomia em julgar e decidir. Se a revolução industrial mecanizou a relação entre homem e trabalho, a indústria cultural mecanizou a relação entre o homem e sua própria subjetividade.” Através da massificação da cultura, consegue-se extrair o máximo de lucro dela: do mesmo modo como foi feito no fordismo industrial

15

16 Atividade Calvin está conversando com seu pai e traz uma importante estratégia da Indústria Cultural. Qual é? Na segunda tirinha, Calvin e Haroldo conversam e, no final, falam sobre a relação entre individualidade (subjetividade) e indústria cultural. Explique essa relação e qual a sua importância para o avanço do capitalismo.

17 Andy Warhol: a Pop Art O anos 1960 marcam uma guinada na sua carreira de artista plástico e passa a se utilizar dos motivos e conceitos da publicidade em suas obras, com o uso de cores fortes e brilhantes e tintas acrílicas. Reinventa a pop art com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas Campbell e a garrafa de Coca-Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara e símbolos icônicos da história da arte, como Mona Lisa. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores.

18

19

20

21 Caracteristicas da Industria Cultural
Baseia-se em cultura de massa (expressão cultural feita para outro consumir) e meios de comunicação de massa. A indústria cultural elabora os conteúdos de forma a aumentar o consumo e modificar hábitos, Para isso necessita atingir a sociedade como um todo. Transforma as manifestações culturais e naturais em mercadorias desejáveis: Música, dança, gastronomia, indumentária,corpo, amor, meio ambiente.

22

23 Qual o papel do ídolo na Indústria cultural?
Você se lembra... Delas?

24 Por onde andam??? As Spice Girls foram uma banda pop britânica criada originalmente em 1993. Formada por Emma Bunton, Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C e Victoria Beckham, o grupo tornou-se conhecido em 1996 com o primeiro single, Wannabe. Em apenas três álbuns gravados: Spice, Spiceworld e Forever o grupo vendeu mais de 55 milhões de discos, e tornou-se a banda pop e girlband mais famosa mundialmente de todos os tempos e recordista de vendas. Após a demissão do empresário Simon Fuller e a saída de Geri Halliwell do grupo, em 1998, as Spice Girls passaram algumas conturbações, retornando apenas em2000 com o terceiro álbum, Forever. Em 2001 o grupo dissolveu-se definitivamente, seguindo, cada integrante, sua própria carreira músical distinta. Separadas desde então, as Spice Girls, voltaram a se reunir em sua formação original em 2007, para gravar um Greatest Hits, com algumas faixas inéditas, e realizar uma turnê mundial intutulada The Return Of The Spice Girls (O Retorno das Spice Girls) com seus maiores sucessos, finalizando por vez o grupo em As Spice Girls consagraram grandes sucessos como Wannabe, Holler, 2 Become 1,Say You'll Be There, Viva Forever e Spice Up Your Life.

25 Alienação e Indústria cultural
No capitalismo, os homens tendem à Trabalho: que é trocado por um valor em moeda inferior às forças por ele gastas alienado do produto de seu trabalho: que ele mesmo não pode comprar, pois seu trabalho não é remunerado a altura do que ele mesmo produz; alienado, enfim, em relação a tudo, alienado de seus projetos, da vida do país, de sua própria vida, uma vez que não dispõe de tempo livre, nem de cultura capaz de permitir-lhe a crítica de si mesmo e da sociedade

26 Reificação Para essa sociedade, o padrão maior de avaliação tende a ser a coisa, o bem, o produto; tudo é julgado como coisa, portanto tudo se transforma em coisa — inclusive o homem. Na sociedade de massas, TER E PARCER É MAIS IMPORTANTE QUE SER.

27 Evolução das Técnicas Nesse período houve uma grande evolução técnica no mundo. Essa evolução ocorreu principalmente em relação aos: Meios de transporte Meios de informação Pesquisa científica.

28

29 Técnicas e homogeneização
O aprimoramento das técnicas, contudo, manteve a Divisão Internacional do Trabalho, ou seja: Os países desenvolvidos produzindo, inovando em todos os setores de tecnologia – e lucrando através de royalties, direitos de patente etc. Os países subdesenvolvidos industrializados compram tecnologia dos países desenvolvidos. Pouco ou nenhum investimento em pesquisa e inovação. Os países subdesenvolvidos continuam exportando apenas matérias-primas e importando produtos industrializados: ou seja, a desigualdade entre eles é mantida, se não tiver sido ampliada.

30 Para o desenvolvimento de um simples aparelho de barbear, lançado em 2000, uma multinacional norte-americana investiu um bilhão de dólares no projeto, fabricação e estratégia de marketing. O projeto levou seis anos para ficar pronto e foi desenvolvido por 500 engenheiros. Foram registradas 35 patentes nos EUA, desde a lâmina de carbono até a tarja azul no alto do cartucho, que, ao ficar branco, indica a necessidade da troca

31 Aspectos da globalização, segundo Milton Santos: Fábula
A globalização como fábula ou como nos querem fazer crer: É a globalização como os órgãos de imprensa, controlados por grandes corporações, quer nos fazer acreditar.

32 Algumas idéias falsas sobre globalização
Mito da aldeia global (fazendo crer na difusão instantânea de notícias, e que todas as pessoas tem acesso igual) Encurtamento das distâncias - para aqueles que realmente podem viajar (difunde a noção de tempo e espaço contraído), como se o mundo estivesse ao alcance da mão de todos Mercado global capaz de homogeneizar o planeta, na verdade as diferenças locais são aprofundadas. A uniformidade está a serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido, e o sonho da cidadania universal mais distante.

33 Algumas idéias falsas sobre globalização
Consumo como sinônimo de liberdade. Morte do Estado: os governos perderam seu poder Ideologia neo-liberal: os governos devem cortar os gastos, as barreiras alfandegárias devem ser extinguidas, as legislações trabalhistas flexibilizadas, de modo a facilitar as demissões etc.

34 Qual a intenção da Mídia em propagar essas idéias?

35 Aspectos da globalização, segundo Milton Santos: Perversidade
A globalização como perversidade ou como ela é: a exploração dos trabalhadores foi ampliaram, bem como a desigualdade entre ricos e pobres e entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

36 Situações de “perversidade”

37 Aspectos da globalização, segundo Milton Santos: Possibilidade
A globalização como possibilidade ou uma outra globalização: os avanços técnicos a serviço de uma sociedade democrática onde todos poderão, igualmente, aproveitar seus benefícios

38 Como atingir essa outra globalização?

39


Carregar ppt "Aula 1: O mundo e suas diversidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google