A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola EB 2,3/S Abel Botelho. INDICE O que é um sismo ? Como evitar um sismo Comportamentos a tomar na presença de um sismo Comportamentos a tomar após.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola EB 2,3/S Abel Botelho. INDICE O que é um sismo ? Como evitar um sismo Comportamentos a tomar na presença de um sismo Comportamentos a tomar após."— Transcrição da apresentação:

1 Escola EB 2,3/S Abel Botelho

2 INDICE O que é um sismo ? Como evitar um sismo Comportamentos a tomar na presença de um sismo Comportamentos a tomar após a ocorrência de um sismo: Distribuição geográfica dos sismos Sismógrafos Algumas imagens de sismos Conclusão

3

4 O que é um sismo ? Os sismos são movimentos bruscos das placas tectónicas resultantes da acumulação de energia nestas mesmas placas, que ao libertar-se, provoca abalamentos do solo, que podem ser de grande magnitude e intensidade, sendo nesse caso muito destrutivos, ou de pouca intensidade e magnitude, não sendo por vezes sentidos pelas pessoas. A possível capacidade de destruição destes fenómenos faz com que o homem necessite de estar preparado para um sismo e de saber agir durante e depois da sua ocorrência. Neste artigo anunciamos algumas medidas de prevenção e alguns comportamentos a ter a quando de um sismo.

5 Como evitar um sismo Identificação de zonas de elevado risco sísmico; Identificação de falhas em actividade; Monitorização (observação continua) destas falhas em actividade; Elaboração de cartas de isossistas de maior intensidade; Levantamento das edificações (edifícios e outras construções humanas) e avaliação do seu risco; Reabilitação/substituição das construções fragilizadas ou desprotegidas;

6

7 Continuação... Aplicação das normas de construção anti-sísmicas nos terrenos onde se pretende e onde se está a construir. Em habitações: Libertar as saídas e os corredores de móveis e outros objectos; Fixar as estantes ou móveis pesados, as botijas de gás, os vasos e floreiras às paredes da casa; Colocar os objectos mais pesados nas prateleiras mais baixas das estantes; Ter sempre um kit de segurança.

8 Comportamentos a tomar na presença de um sismo Manter a calma; Se estiver em casa, dirigir-se para um canto da sala ou quarto, ou proteger-se debaixo das ombreiras das portas ou de algum móvel sólido, como mesas ou camas. Ajoelhar-se e proteger a cabeça e os olhos com as mãos; Manter-se afastado de janelas, espelhos, chaminés e outros objectos que possam cair; Se estiver num grande edifício, não se precipitar para as saídas. As escadas podem ficar congestionadas; Nunca utilizar os elevadores; Se estiver na rua, manter-se afastado dos edifícios altos, postes de electricidade e outros objectos que possam cair-lhe em cima. Dirigir-se para um local aberto; Se for a conduzir, parar a viatura longe de edifícios, muros, encostas, postos e cabos de alta tensão e permaneça dentro dela.

9

10 Comportamentos a tomar após a ocorrência de um sismo : Manter a calma e contar com a possível existência de várias réplicas; Não acender fósforos nem isqueiros pois podem haver fugas de gás; Cortar rapidamente a água, a electricidade e o gás; Se a sua casa tiver sofrido danos graves, sair sem utilizar elevadores; Ter cuidado com vidros partidos e cabos de electricidade; Observar se existem pequenos incêndios a fim de os extinguir; Limpar rapidamente qualquer derrame de materiais inflamáveis; Afastar-se das praias pois pode ocorrer um tsunami; Soltar os animais pois estes tratam de si próprios; Se estiver na rua, não ir para casa; Ficar atento ás recomendações dadas pela rádio.

11

12 Distribuição geográfica dos sismos Os sismos ocorrem sobretudo nas zonas de intensa actividade sísmica. A zona onde a actividade sísmica é mais intensa é no Círculo de fogo do Pacífico ou zona circumpacífica, que passa por toda a zona montanhosa do continente americano (Andes, Montanhas rochosas e ilhas Aleutas) e o lado ocidental do oceano (Japão, Filipinas, Nova Guiné, ilhas Fiji, Nova Zelândia). É nesta zona que ocorrem 80% dos sismos a nível mundial.

13 Sismógrafos Os sismógrafos são aparelhos muito precisos e sensíveis que detectam e registam os sismos sob a forma de gráficos – os sismogramas

14 Sismo do Chile – 2010

15 Sismo no Haiti

16

17

18 Neste trabalho conclui que os sismos são muito prejudiciais para o mundo e para a humanidade. Neste trabalho aprendi o que fazer antes e depois de um sismo

19 Trabalho realizado Por : Bruno Guedes Nº 7 8ºA Professora: Micael Disciplina : Área de Projecto


Carregar ppt "Escola EB 2,3/S Abel Botelho. INDICE O que é um sismo ? Como evitar um sismo Comportamentos a tomar na presença de um sismo Comportamentos a tomar após."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google