A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Catarina Ribas nº4 8ºC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Catarina Ribas nº4 8ºC"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Catarina Ribas nº4 8ºC
A Freguesia de Atei Ruralidade E Urbanidade Trabalho realizado por: Catarina Ribas nº4 8ºC

2 A Freguesia de Atei Povoação rodeada de floresta e vinhedo, numa zona quase deserta. Algumas das suas casas relevam antigos habitantes ilustres. Neste povoado é possível observar a estrutura de uma tradicional unidade da lavoura, com a casa de habitação a eira e o espigueiro.

3 Património Igreja Matriz de Atei Capela das Almas
A Freguesia de Atei Património Igreja Matriz de Atei Capela das Almas Ponte Romana dos Cabrestos Quinta da Dónega

4 A Freguesia de Atei Igreja Matriz de Atei “A Igreja de Atei é descrita como: “normal, com tabernáculo; capela-mor reedificada de paredes; a fabrica é sofrível; 3 oratórios na freguesia”.

5 A Freguesia de Atei Capela das Almas A Capela das Almas, no lugar da Cruz, tem um altar-mor e dois laterais, um de Santo António e outro de São Francisco. Nesta capela existia a única irmandade da freguesia.

6 Ponte Romana dos cabrestos
A Freguesia de Atei Ponte Romana dos cabrestos Encontra-se, em Atei, a única ponte do Concelho classificada como Romana e considerada Monumento Nacional, a ponte dos Cabrestos, em Bormela existe uma calçada que aí vai dar, da mesma época.

7 A Freguesia de Atei Quinta da Dónega O que mais existe nesta freguesia são casas com traça portuguesa, armoriadas e, principalmente, não armoriadas.

8 Casa de Barreiro de Cima
A Freguesia de Atei Turismo Rural Casa de Barreiro de Cima Em pleno meio rural, na freguesia de Atei, encontramos uma casa senhorial do séc. XVII recentemente restaurada com elementos de decoração originais e uma cozinha regional.

9 A Freguesia de Atei Turismo Rural

10 A Freguesia de Atei Gastronomia À freguesia está intimamente ligada a gastronomia autêntica: vitela assada e cabrito de carne tenra e saborosa; as trutas, os fumeiros, o pão-de-ló e as cavacas São também conhecidas as qualidades dos excelentes vinhos verdes, localmente produzidos: os brancos, leves e frescos para acompanhar os pratos de peixe e os tintos, companhia indispensável para os pratos de carne.

11 A Freguesia de Atei Tradições e costumes

12 A Freguesia de Atei Bibliografia Lopes, Eduardo Teixeira, Mondim de Basto, Memórias Históricas, Edição-Do autor.


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Catarina Ribas nº4 8ºC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google