A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A arte e a mentalidade barroca Trabalho realizado por: Vera Neto nº 20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A arte e a mentalidade barroca Trabalho realizado por: Vera Neto nº 20."— Transcrição da apresentação:

1 A arte e a mentalidade barroca Trabalho realizado por: Vera Neto nº 20

2 Introdução Este trabalho foi feito no âmbito da disciplina de História com o objetivo de relembrar aos alunos as matérias dadas nos anos anteriores, com o fim de se prepararem para os Testes Intermédios. O tema que vamos abordar é a arte e a mentalidade barroca dando a conhecer as suas características, as suas origens, a sua evolução e os principais artistas da arte barroca.

3 O inicio da arte barroca A arte barroca surgiu em Itália nos princípios do século XVII, num movimento designado por barroco, que englobava não só várias manifestações artísticas (literatura, escultura, pintura) como também uma nova maneira de pensar e agir, isto é, uma nova mentalidade.

4 Características da arte barroca Pintura Composição simétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental e retorcido; Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade; Realista, abrangendo todas as camadas sociais; Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

5 Escultura Rigor da execução técnica: os escultores barrocos dominam as técnicas do desbastar, cinzelar e do modelar; Perfeição das formas; Exploração das capacidades expressivas; acentuação dos gestos, posições e expressões faciais e corporais; Preferência por posições em movimento; Composições livres e soltas, organizadas segundo esquemas complexos que interligam diferentes personagens captadas em ação; Preocupação com o enquadramento.

6 A arte barroca em Portugal O barroco em Portugal desenvolveu-se entre 1580 e Apareceu quando Portugal estava sob domínio Espanhol. Atingiu o seu esplendor na primeira metade do séc. XVIII com D. João V. No inicio a arte Barroca era conhecida por Barroco Joanino.

7 A arquitectura barroca em Portugal O Barroco português é considerado, por muitos, uma arquitetura muito ligada à religião. As igrejas apresentam, geralmente, a mesma estrutura, ou seja, fachadas simples, decoração contida e planta retangular. Estas eram as características que marcavam os princípios austeros e rígidos da igreja e do poder régio. Neste período, aparecem grandes arquitetos portugueses, tais como João Antunes ou João Nunes Tinoco. Torre dos Clérigos, Porto Convento de Mafra, Mafra

8 Solar de Mateus, Vila Real Paço Episcopal, Porto Casa do Raio Igreja da Misericórdia, Viseu Palácio Fronteira, Lisboa

9 Conclusão Com este trabalho pretendemos mostrar as principais características da arte barroca e a sua evolução.

10 Bibliografia Imagens do Google História de 8ºano- Editorial o livro do barroco


Carregar ppt "A arte e a mentalidade barroca Trabalho realizado por: Vera Neto nº 20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google