A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luciana Arruda Campos Rodrigues SANTOS, 2009.. Histórico da nossa problemoteca Realizamos análise de problemas matemáticos, seleção de problemas interessantes,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luciana Arruda Campos Rodrigues SANTOS, 2009.. Histórico da nossa problemoteca Realizamos análise de problemas matemáticos, seleção de problemas interessantes,"— Transcrição da apresentação:

1 Luciana Arruda Campos Rodrigues SANTOS, 2009.

2 Histórico da nossa problemoteca Realizamos análise de problemas matemáticos, seleção de problemas interessantes, confecção de uma problemoteca e fundamentação teórica para subsidiar a prática docente. Foi criada em 2005, para atender necessidades dos formandos da UME Acácio e também para contribuir com professores que já atuam nas UMEs de Santos. A caixa com problemas é emprestada para escolas interessadas. Faz parte da formação de educadores e pretende afastar atitudes negativas em relação a solução de problemas e, simultaneamente, proporcionar aos educandos, momentos para defesa de pontos de vista, reflexão sobre a função dos dados presentes no texto, repensar a correção dos problemas respeitando as hipóteses que cada um levanta, destacar a importância do trabalho coletivo e a responsabilidade do professor na criação de um ambiente desafiador, acolhedor, criativo e ético.

3 OBJETIVOS Propor pesquisa e seleção de problemas convencionais, não convencionais, enigmas, desafios e jogos que tornem a aula de matemática prazerosa, lúdica, difícil e possível. Criar problemoteca para subsidiar escolas interessadas na produção realizada em conjunto. Despertar atitudes positivas em relação à solução de problemas; Estabelecer relações entre teoria e prática.

4 Desenvolvimento e operacionalização A problemoteca é uma coleção de problemas apresentados em fichas individuais. Para organizar a problemoteca precisamos pesquisar, selecionar problemas, e trocar as fichas entre os pares para análise. Os educadores organizam as tarefas e contam com a contribuição dos educandos, pais, funcionários, professores, equipe técnica e comunidade.

5 Para a construção da Problemoteca é necessário selecionar problemas com graus de dificuldades diferentes, incluindo: enigmas jogos problemas curiosos de lógica bem humorados com excesso de dados, com dados insuficientes sem solução, com várias soluções convencionais, não convencionais a partir de ilustrações ou de notícias...

6 A caixa de problemas deve contemplar os blocos de conteúdos: Números e operações Espaço e forma Grandezas e medidas Tratamento da informação Recomendamos que os problemas sejam digitados, colados em papel cartão e se possível plastificados. Além de apresentar uma seleção criteriosa, a estética do material também é fundamental. Os problemas não deverão ser numerados no início da coletânea.

7 Rodapé de cada ficha: Fonte da pesquisa Série ou Termo Nome do educando ou educador que selecionou o problema

8 Para ir de minha casa à escola, tenho três caminhos diferentes: passando pela padaria, passando pela igreja ou atravessando a ponte. Eu posso ir à escola de bicicleta ou a pé. De quantas maneiras diferentes posso ir de casa para a escola?

9 Durante a semana, minha mãe faz para o almoço três pratos; um deles é arroz ou macarrão, outro é carne ou frango e o terceiro é salada de folhas ou salada de legumes. Quantas formas diferentes minha mãe tem para organizar o cardápio do almoço?

10 Leopoldo é um leãozinho. Ele fará aniversário daqui a quatro dias. Leopoldo vai ganhar um domador de borracha e um bolo de carne em forma de gente, com uma velinha. Em que dia, mês e ano Leopoldo nasceu?

11 Hemengardos é um girafo. Ele adora gravatas borboleta. Diz que elas valorizam o seu pescoço. Hemengardos tem quarenta gravatas lisas, cinqüenta e seis de bolinhas, dezoito listradas, quatro xadrezes, oito de estampados diversos, vinte e oito floridas e trinta cachecóis. Quantas gravatas Hemengardos tem?

12 O desenho ao lado mostra uma caixa desmontada. Marque um X na figura que mostra a caixa antes de ser desmontada.

13 Problema de travessia Três homens, pesando 50, 75 e 120 kg querem atravessar um rio, mas o barco que possuem tem capacidade máxima de 150 kg. Como devem proceder para atravessar o rio?"

14 Ligeirinha Um avião cobriu a distância que separa as cidades A e B em 1 hora e 20 minutos. Ao voar de regresso, percorre essa distância em 80 minutos. Como você explica isso?

15 Stanley está estudando agronomia numa universidade rural. Ele mora com dezesseis moços numa casa de três quartos. Stanley tem um quarto só para ele. Quantos beliches de duas camas tem cada quarto?

16 Invente um problema cuja pergunta seja, quantos ao todo? Ou quanto restou?

17 Uma carruagem puxada por oito cavalos, se um cavalo olhar para trás, vai contar quantos?

18 Um menino possui 3 carrinhos com 4 rodas em cada um. Qual a idade do menino?

19 Três homens caíram no mar, mas só dois deles ficaram com os cabelos molhados. Por quê?

20 Mariana tem 3 chapéus, um amarelo com flores, um vermelho e outro azul. Ela empresta seus chapéus a sua prima Raquel. Hoje elas foram juntas a uma festa usando chapéus. Siga as pistas e descubra que chapéu cada uma delas usou. Quando chove Mariana não usa seu chapéu predileto que é vermelho. O chapéu com flores não serve para Raquel. Hoje choveu o dia todo. Quando Mariana usa seu chapéu amarelo ela não sai com Raquel. VermelhoAzulAmarelo com flores Mariana Raquel


Carregar ppt "Luciana Arruda Campos Rodrigues SANTOS, 2009.. Histórico da nossa problemoteca Realizamos análise de problemas matemáticos, seleção de problemas interessantes,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google