A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Todo ser que respira louve ao Senhor”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Todo ser que respira louve ao Senhor”"— Transcrição da apresentação:

1 “Todo ser que respira louve ao Senhor”
Improvisação Por: Êdem Phillipe “Todo ser que respira louve ao Senhor”

2 Trabalhando com a pentatônica menor 7, o modo Jônio e o modo Mixolídio
Trabalhando com o exemplo da nota de Dm (lembrando que isso pode ser passado pra qualquer tonalidade, exemplo: se a tonalidade tiver em Bbm só é pensar e trabalhar com a pentatônica de Bbm e assim sucessivamente) Então se a pessoa falou pra você em tonalidade menor a primeira coisa é pensar na pentatônica menor 7 Como estamos levando em conta o exemplo de Dm, a casa de começaria o shape mostrado acima seria a 10ª casa.

3 Uma boa dica seria oitavar a cada duas cordas
Uma boa dica seria oitavar a cada duas cordas. Exemplo: pegamos as notas das duas cordas (no caso a 6ª e a 5ª corda) e oitavamos ela. Veja na figura abaixo: E fazemos isso com as outras cordas, sempre oitavando de 2 em 2 cordas: E assim por diante... Dica: você pode dar um Bend em toda nota que é dada no meio da pentatônica (no caso nas notas das cordas 3 e 4 – quando oitava, logicamente também pode ser dado esse bend), lembrando que é um bend de 1 tom.

4 Modo Jônio: O modo Jônio sai da terça menor da pentatônica. Veja no desenho abaixo: No modo Jônio podemos usar aquela mesma idéia usada na pentatônica, oitavando as notas das duas primeiras cordas e assim também com as outras notas das outras cordas.

5 Modo Mixolídio: O modo Mixolídio fica 1 tom abaixo da tônica da pentatônica. Veja o exemplo do desenho abaixo: Do mesmo modo que fizemos com a pentatônica e o modo Jônio, no modo Mixolídio também oitavamos as notas de 2 em 2 cordas.

6 Observações Extras: Da 6ª nota do modo Jônio sai o arpegio menor, que nesse exemplo que estamos trabalhando seria o arpegio de Dm que no caso é ralativo de F e da 6ª nota do modo mixolídio também sai o arpegio menor, que nesse caso seria o arpegio de Am. Uma dica bem legal é treinar isso em todas as tonalidades, não se prender somente ao exemplo dado (Dm) mas expandir esse estudos para outras tonalidades.

7 Créditos: Esse slide foi criado por Êdem Phillipe através de alguns estudos feitos. É um material bem simples, porém, creio que pode ser bastante útil. Quaisquer dúvidas podem ser tiradas através do (MSN) ou então você, interessado, pode deixar uma mensagem no meu site no espaço “fale conosco”. Fiz esse slide no intuito de ajudar a galera que tem interesse de aprender mais sobre improvisação. Espero que possa ter ajudado em alguma coisa =)

8 Endorser: Apoio:


Carregar ppt "“Todo ser que respira louve ao Senhor”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google