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© 2011 Autodesk Criação de Cenários 3D para Games utilizando os produtos da Autodesk Luis Leonardo Baratella – Revenda Tecgraf Campinas/Santos Especialista.

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1 © 2011 Autodesk Criação de Cenários 3D para Games utilizando os produtos da Autodesk Luis Leonardo Baratella – Revenda Tecgraf Campinas/Santos Especialista em Multimídia Paulo Henrique G. Galvão – Revenda Tecgraf Campinas/Santos Especialista em AEC Builiding

2 © 2011 Autodesk Luis Leonardo Baratella Formado em propaganda e publicidade pela UNIP Campinas, ministra treinamento em 3ds Max, Maya, Mudbox e Motionbuilder pela TECGRAF e é especializado na elaboração de maquetes, comerciais e curtas

3 © 2011 Autodesk Paulo Henrique G. Galvão Professor Universitário de Comunicação Visual e Publicidade, Especialista Certificado Autodesk AEC, Responsável Técnico dos treinamentos nas áreas de arquitetura e multimídia da Revenda TECGRAF.

4 © 2011 Autodesk 1ºFerramenta Autodesk FBX 2ºAutodesk Revit Architecture para Criação de Cenografia 3ºTexturizar e Iluminar no Autodesk 3DS MAX 4ºAplicação do Unwrap, UVWmap e da Viewport Nitrous. 5ºTexturização e Modelagem orgânica com Autodesk MudBox. 6ºUtilizando o Autodesk ShowCase para estudo de Materiais 7ºImportar Autodesk FBX para o Engine Unity 3D. Agenda

5 © 2011 Autodesk Ferramenta Autodesk FBX

6 © 2011 Autodesk FERRAMENTA AUTODESK FBX Conceito Facilita a troca de informações/modelos tridimensionais entre produtos de multimídia e entretenimento, como 3DS MAX, Maya, MotionBuilder, Revit Architecture, AutoCAD, Mudbox, Softimage e entre outros. Fidelidade dos dados originais do modelo e torna o fluxo de trabalho mais eficiente. Usar FBX para exportar modelos 3D e dados de animação a partir de uma solução Autodesk para Engines polulares como Epic Unreal Engine 3, Eidos-Montreal, Unity 3D e Microsoft XNA. No site da Autodesk o usuário pode fazer o download do Autodesk FBX gratuitamente.

7 © 2011 Autodesk FERRAMENTA AUTODESK FBX Demonstração da utilização da ferramenta Autodesk FBX

8 © 2011 Autodesk Benefícios das ferramentas do Revit Architecture para Cenografia de Games.

9 © 2011 Autodesk BENEFÍCIOS DO REVIT ARCHITECTURE PARA CENOGRAFIA DE GAMES. Conceito Autodesk Revit Architecture é um produto voltado para disciplinas de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil, cuja finalidade é projetar/modelar a informação do edifício em 3D. Vantagens Permitir exportar o modelo arquitetônico para o Autodesk FBX. Utilizar as ferramentas de arquitetura para a criação da cenografia.

10 © 2011 Autodesk BENEFÍCIOS DO REVIT ARCHITECTURE PARA CENOGRAFIA DE GAMES. Projeto Casa Monstro Pesquisas e filtros das características do modelo proposto. Proposta da Casa Monstro - Croqui da fachada da casa.

11 © 2011 Autodesk BENEFÍCIOS DO REVIT ARCHITECTURE PARA CENOGRAFIA DE GAMES. Projeto executado no Autodesk Revit Architeture

12 © 2011 Autodesk BENEFÍCIOS DO REVIT ARCHITECTURE PARA CENOGRAFIA DE GAMES. Projeto executado no Autodesk Revit Architeture

13 © 2011 Autodesk BENEFÍCIOS DO REVIT ARCHITECTURE PARA CENOGRAFIA DE GAMES. Demonstração da utilização da ferramenta Autodesk Revit

14 © 2011 Autodesk Texturizar e Iluminar no Autodesk 3DS MAX.

15 © 2011 Autodesk Texturizar e Iluminar no Autodesk 3DS MAX. Considerações Simplificar a malha sempre que possível Manter polígonos de 4 lados Objetos que serão subdivididos devem ter seus edges reforçados Unwrap todos os meshs

16 © 2011 Autodesk Aplicação do Unwrap UVWmap e da Viewport Nitrous.

17 © 2011 Autodesk NOVIDADES 2012 Unwrap UVWmap Nova interface Peel Pin Viewport Nitrous Render Quality Viewport Novos estilos

18 © 2011 Autodesk NOVIDADES 2012 Unwrap UVWmap

19 © 2011 Autodesk NOVIDADES 2012 Viewport Nitrous

20 © 2011 Autodesk NOVIDADES 2012 Viewport Nitrous

21 © 2011 Autodesk Texturização e Modelagem orgânica com Autodesk MudBox.

22 © 2011 Autodesk ESCULPINDO E TEXTURIZANDO Escultura Permite extrair normal maps e displacement maps Facilita o detalhamento do mesh Texturização Diffuse, Bump, Specular, Glossiness, Opacity, Ambiente Occlusion e Self-ilumination maps Project Map

23 © 2011 Autodesk Utilizando o Autodesk ShowCase para estudo de Materiais

24 © 2011 Autodesk Utilizando o Autodesk ShowCase para estudo de Materiais Conceito Autodesk ShowCase permite aos usuários visualizarem imagens realistas dos modelos tridimensionais, auxiliando na Prototipagem Digital. Vantagens Contribui no processo de tomada de decisões do projeto em formato digital. Não precisar renderizar o modelo. Permite abrir formatos Autodesk FBX

25 © 2011 Autodesk Utilizando o Autodesk ShowCase para estudo de Materiais Demonstração do Autodesk ShowCase

26 © 2011 Autodesk Importar Autodesk FBX para o Engine Unity 3D.

27 © 2011 Autodesk Importar Autodesk FBX para o Engine Unity 3D. Importando o modelo FBX Modelo Tridimensional foi importado para dentro do software gerando um grupo de edificação. Não houve perda de informações e os sólidos se mantiveram como no arquivo original.

28 © 2011 Autodesk Importar Autodesk FBX para o Engine Unity 3D. Demonstrando a importação do Arquivo FBX

29 © 2011 Autodesk CONCLUSÃO

30 © 2011 Autodesk Contato Luis Leonardo Paulo Galvão Revenda Autodesk Tecgraf

31 © 2011 Autodesk Autodesk Brasil Autodesk do Brasil - Site Corporativo Canal Autodesk do Brasil Comunidade de Usuários Autodesk - Brasil communities.­autodesk.­com/­brazil Facebook Oficial AutodeskBrasil Twitter

32 © 2011 Autodesk Autodesk, AutoCAD* [*if/when mentioned in the pertinent material, followed by an alphabetical list of all other trademarks mentioned in the material] are registered trademarks or trademarks of Autodesk, Inc., and/or its subsidiaries and/or affiliates in the USA and/or other countries. All other brand names, product names, or trademarks belong to their respective holders. Autodesk reserves the right to alter product and services offerings, and specifications and pricing at any time without notice, and is not responsible for typographical or graphical errors that may appear in this document. © 2011 Autodesk, Inc. All rights reserved.


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