A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AnfíbiosAnfíbios Profº André Maia. Considerações do Professor: Os anfíbios são os tetrápodos (há exceções: os ápodos) mais antigos aparecidos da Terra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AnfíbiosAnfíbios Profº André Maia. Considerações do Professor: Os anfíbios são os tetrápodos (há exceções: os ápodos) mais antigos aparecidos da Terra."— Transcrição da apresentação:

1 AnfíbiosAnfíbios Profº André Maia

2 Considerações do Professor: Os anfíbios são os tetrápodos (há exceções: os ápodos) mais antigos aparecidos da Terra. O seu nome é devido ao fato de levarem parte da vida (fase larvária) na água e parte (fase adulta) em terra firme. No entanto, mesmo na fase adulta, utilizam-se da água ambiental para a realização da respiração cutânea e a reprodução.

3 Características gerais: Maioria dotada de quatro membros tetradáctilos para a locomoção em terra. (Os Gimnofionos, como a Cecília ou Cobra-cega, são Ápodes). Pele úmida e glandular, sem escamas externa. (Nos anfíbios, a pele é lisa, fina, coberta de muco, ricamente vascularizada, sem escamas, placas ou qualquer outro anexo, apta para a respiração cutânea, eu nesses animais chega a ser mais importante que a respiração pulmonar).

4 Características gerais: A maioria dos anfíbios tem dentes delicados no maxilar superior e no teto da boca. Nos sapos (bufonidae) não há dentes. A língua é desenvolvida. A respiração é feita por brânquias (na fase larval), pulmões, pele e mucosa bucal. Temperatura do corpo variável =, dependendo do ambiente (pecilotérmicos).

5 Características gerais: A circulação é fechada, dupla e incompleta. (há mistura de sangue venoso com sangue arterial no interior do único ventrículo). Coração com três cavidades: duas aurículas e um ventrículo. As hemácias são ovais e nucleadas. Os rins são do tipo mesonefros e dois ureteres desembocam na cloaca. (Há bexiga urinária).

6 Características gerais: O produto final da excreção nitrogenada é a uréia (ureotélicos). Encéfalo com 10 pares de nervos cranianos. Os olhos são bem desenvolvidos, adaptados à visão de objetos em movimento. São animais de sexo separados. Nos anuros as larvas possuem cauda e brânquias, além do saco vitelino. Essas larvas são os girinos.

7 Características gerais: Sua fecundação é externa, embora haja cópula. A desova é um longo cordão gelatinoso, envolvendo até milhares de ovos do tipo telolécitos incompletos (desenvolvimento por metamorfose). São anamniotas e analantodianos (não formam âmnio nem alantóides durante o desenvolvimento embrionário).

8 Características gerais: Na salamandra (Ambystoma tigrinum) a larva é o axolotl. Esta larva pode produzir gametas e se reproduzir sexuadamente. Esta condição é conhecida por Neotenia.

9 AS PRINCIPAIS ORDENS DE ANFÍBIOS Ordem Gymnophiona Ordem Gymnophiona (Do grego, gymnos, nu, ophion, cobra) 1. O corpo é cilíndrico, longo, serpentiforme e liso; 2. Os membros locomotores são atrofiados. (ápodos).

10 Anfíbio gimnofiono – vermiforme. Ápodo; cerca de 50cm; olhos atrofiados e cobertos pela pele. Cecília ou cobra-cega (Shiphonops annulata)

11 Ordem Urodela Na ordem urodela ou caudata estão representados os anfíbios que possuem cauda e quatro patas (adaptados à natação ou reptação). EX: Salamandra (Do grego, ouras, cauda)

12 Anfíbios urodela – tetrápodo; com cauda; de 2cm a 1,5m. salamandra (Ambystoma tririnum)

13 SERÁ?SERÁ?

14 Ordem Anura Os anuros são tetrápodos e desprovidos de cauda. EX. Sapos (Bufo sp.), Rãs (Rana esculenta), Pererecas (Hylaviridis) (Do grego na, sem alguma coisa; oura cauda)

15 Ordem Anura

16 SERÁ?SERÁ?

17 Metamorfose dos Anfíbios Em biologia, metamorfose ou alomorfia (do grego metamórphosis) é uma mudança na forma e na estrutura do corpo (tecidos, órgãos), bem como um crescimento e uma diferenciação, dos estados juvenis ou larvares de muitos animais, como os insetos e anfíbios (batráquios), até chegarem ao estado adulto.

18


Carregar ppt "AnfíbiosAnfíbios Profº André Maia. Considerações do Professor: Os anfíbios são os tetrápodos (há exceções: os ápodos) mais antigos aparecidos da Terra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google