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POP Abertura MS 142 (Cálculo de DIC,FIC - Consumidores BT) GERP

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Apresentação em tema: "POP Abertura MS 142 (Cálculo de DIC,FIC - Consumidores BT) GERP"— Transcrição da apresentação:

1 POP 22.064 - Abertura MS 142 (Cálculo de DIC,FIC - Consumidores BT) GERP
Junho / 2011

2 Definições e Referências
AGENDA POP – Abertura da MS 142 Responsabilidades Definições e Referências Principais Passos

3 POP Abertura MS 142 As distribuidoras devem acompanhar as interrupções ocorridas em cada unidade consumidora. Para isso, são apurados os indicadores de continuidade individual, DIC, FIC e DMIC. Os indicadores DIC (Duração de Interrupção por Unidade Consumidora) e FIC (Frequência de Interrupção por Unidade Consumidora) indicam por quanto tempo e o número de vezes respectivamente que uma unidade consumidora ficou sem energia elétrica durante um período considerado. O DMIC (Duração Máxima de Interrupção por Unidade Consumidora) é um indicador que limita o tempo máximo de cada interrupção, impedindo que a concessionária deixe o consumidor sem energia elétrica durante um período muito longo. O POP , tem por finalidade, definir os procedimentos para emissão de carta de índice de continuidade quando o cliente solicitar os indicados DIC/FIC/DIMIC através da Ordem de Serviço de Miscelânea Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão. CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica - se a todos os Atendentes das Agências, Postos de Atendimento e Agências Móveis, aos Analistas da Gerência de Relacionamento com o Cliente e aos Operadores da Central de Atendimento 116.

4 POP 22.064 - Abertura MS 142 RESPONSABILIDADES
Atendentes: registra a solicitação de OS de MS Abertura MS 142 -Cálculo de DIC/FIC Consumidores de BT analisa os critérios para a emissão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC, procede com a emissão do documento para o cliente e baixa as OS’s solicitadas pelos clientes. Analistas da Gerência de Relacionamento com o Cliente: analisa, emite a Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC e baixa as OS’s solicitadas pela Central de Atendimento 116 em locais onde não exista Agências de Atendimentos. Operadores da Central de Atendimento 116: Existindo Agência de Atendimento para o cliente solicita o serviço: encaminha o cliente a agência e presta informações necessárias para a solicitação do serviço. Não existindo Agência de Atendimento para o cliente solicita o serviço: gera MS Abertura MS 142 -Calculo de DIC/FIC Consumidores de BT

5 POP 22.064 - Abertura MS 142 Metas de Continuidade DEFINIÇÕES
São os valores máximos estabelecidos para os indicadores de continuidade, a serem observados com periodicidade mensal, trimestral e anual, vinculados ao ciclo da respectiva revisão periódica das tarifas. Indicador de Continuidade É o valor que expressa a duração, em horas, e o número de interrupções ocorridas na unidade consumidora em um determinado período de tempo. REFERÊNCIAS RESOLUÇÃO ANEEL N°. 024/2000; RESOLUÇÃO DE ANEEL Nº. 414/2010.

6 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Considerações Gerais para Solicitação da MS 142 – Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: Quando o cliente procura os canais de atendimento os atendentes e operadores deve informa que o índice de DIC/FIC/DIMIC consta na fatura de energia elétrica, conforme determinação da Resolução ANEEL n° 414/2010 e somente realiza a abertura da MS 142 nos casos que o cliente insista; Para solicitação da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC não é necessário que seja o titular da Unidade Consumidora; O cliente deve sempre informa o período que deseja recebe a Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC; A Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC pode ser entregue via , correio ou com emissão imediata realizada no atendimento presencial. Esses Indicados de Continuidade somente podem ser mensais, trimestrais ou anuais; O prazo para a execução da Ordem de Serviço é de 10 dias úteis.

7 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Abertura da ‘OS’ de Miscelânea 142 – Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: a) O sistema mostrará automaticamente o número de protocolo que deve ser informado ao cliente em todas as solicitações feitas pelo consumidor e depois clique em ‘OK’.

8 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Abertura da ‘OS’ de Miscelânea 142 – Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: b) Acesse o Sistema Comercial - UECOM, Gestão de Serviço, aplicação ‘F5GATDT0 - Módulo de Pesquisa’ e informa a Unidade Consumidora através do código da UC. Em seguida, clique no botão ‘Serviços’.

9 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Abertura da ‘OS’ de Miscelânea 142 – Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: c) Na Aba ‘Serviços Gerais’, clique no botão ‘Miscelânea’:

10 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Abertura da ‘OS’ de Miscelânea 142 – Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: d) Na tela seguinte, inclua os dados do cliente que solicita a Miscelânea - MS 142, atualizando o ponto de referência e clique em ‘Ok’.

11 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Abertura da ‘OS’ de Miscelânea 142 – Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: Em seguida, informa os dados abaixo e clique em ‘Confirma’: Tipo de Serviço: MS Abertura MS 142 -Calculo de DIC/FIC Consumidores de BT Prestador de Serviço: EG ; Obs. Atendente: Inclua informações pertinentes ao serviço solicitado e telefone e para contato.

12 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Abertura da ‘OS’ de Miscelânea 142 – Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: f) Aparecerá uma tela informando que o serviço será direcionado para a área responsável pelo tratamento e após a escolha da área clique em ‘confirma’.

13 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS Nota 01:
Para escolha da área para tratamento seguir as orientações abaixo: Nas solicitações realizadas pela Central de Atendimento 116 a área escolhida deverá sempre ser ‘cód.2094-Suporte’. Para as solicitações realizadas no atendimento presencial escolher a área ‘Cód Atendimento’.

14 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
3. Visualização da Miscelânea Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: Na barra de Menu selecione a opção ‘Serviços’, em seguida seleciona a opção ‘Visualizador de Tarefa’.

15 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
3. Visualização da Miscelânea Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: b) Será aberta a Aplicação ‘Visualizador de Tarefa’, clique no botão ‘Filtro para pesquisa’.

16 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
3. Visualização da Miscelânea Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: c) Depois será aberta a aplicação ‘Filtro’,informar os dados abaixo e clique no botão ‘Pesquisa’: Área: Suporte; Tipo OS: MS Subtipo OS: 142 Situação: AT

17 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
4. Emissão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC: Acesse o Sistema Comercial - UECOM, Gestão de Serviço, aplicação ‘F5GATDT0 - Módulo de Pesquisa’ e informar a Unidade Consumidora através do código da UC. Em seguida, clique no botão ‘Quadro Resumo’.

18 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
4. Emissão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC: b) Em seguida selecione ‘Índices de Continuidade’ no aplicativo ‘Funções’ e logo depois clique no botão de ‘ Executar a Função na Lista’.

19 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
4. Emissão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC: c) No aplicativo ‘Consulta Índices de Continuidade’ coloque o período que o cliente solicita a Comunicação e clique em ‘Atualizar’.

20 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
4. Emissão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC: d) Depois preencha a Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC com as informações abaixo: Nome do solicitante Assunto Unidade consumidora Período do Índice de Continuidade DIC, FIC e DIMIC Meta de DIC Meta de FIC Meta do DIMIC Índice Mensal de DIC, FIC e DIMIC

21 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
5. Inclusão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC na Ordem de Serviço: a) Acesse o Sistema Comercial - UECOM, Gestão de Serviço, aplicação ‘F5GATDT0 - Módulo de Pesquisa’ e informe a Unidade Consumidora através do código da UC. Logo depois, clique no botão ‘SS’.

22 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
5. Inclusão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC na Ordem de Serviço: b) Em seguida localize a ordem de serviço e clique no aplicativo ‘anexa arquivos a uma SS/OS’ na funcionalidade da ‘ SS’. Nota 03: Antes de anexa transforme o documento para o formato PDF.

23 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
5. Inclusão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC na Ordem de Serviço: c) O sistema mostrará a tela a seguir, clique ‘Tipo de Arquivo’ para anexa a documentação.

24 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
5. Inclusão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC na Ordem de Serviço: d) Utilizando a barra de rolagem procure o tipo de arquivo ‘PDF’ e clique em ‘OK’.

25 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
5. Inclusão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC na Ordem de Serviço: e) Clique no aplicativo ‘Arquivo’ e sistema abrirá a pasta meus ‘documentos’ procure a documentação a ser anexada.

26 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
5. Inclusão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC na Ordem de Serviço: f) Após localizada a documentação clique no aplicativo ‘Anexar Arquivo’.

27 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
5. Inclusão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC na Ordem de Serviço: g) No campo ‘Novos arquivos para item’ o sistema mostrará a tela à abaixo. Nota 04: Seguir o mesmo procedimento para anexa o enviado ao cliente quando a Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC for entregue por esse meio de comunicação.

28 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Baixa da Ordem de Serviço de Miscelânea Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: Retorne ao ‘Módulo de Pesquisa’ e clique no botão ‘Acompanhamento das Solicitações de Serviço do Cliente (SS)’.

29 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Baixa da Ordem de Serviço de Miscelânea Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: b) Identifique a Ordem de Serviço: MS 142 – Calculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Renda e clique no botão ‘Baixa OS’.

30 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Baixa da Ordem de Serviço de Miscelânea Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: c) Na aplicação ‘Baixa em Lote’ clique no botão ‘Baixa OS’.

31 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Baixa da Ordem de Serviço de Miscelânea Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: d) Selecione o tipo de conclusão ‘000 – Procedente’ e clique em ‘Confirma’.

32 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Baixa da Ordem de Serviço de Miscelânea Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: e) Na aplicação ‘Baixa OS de Miscelânea’, preencha os campos conforme descrito abaixo, e logo depois clique em ‘Confirma’. Serviço Executado: Sim Tipo de classificação do serviço: Comercial Empreiteira: EG Data da Conclusão: registre a data e hora do início da Baixa da OS. Tipo de Reclamação: Não é reclamação Obs. Execução: Registre todas as informações referentes à Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC gerada ao cliente.

33 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Baixa da Ordem de Serviço de Miscelânea Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: f) O sistema mostrará a tela abaixo de conclusão da baixa da OS. Nota 05: O procedimento de Baixa da MS 142- Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão deve ser realizado depois da emissão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC pelos Atendentes e Analistas da Gerência de Relacionamento com o Cliente.

34 POP 22.064 - Abertura MS 142 PRINCIPAIS PASSOS
Baixa da Ordem de Serviço de Miscelânea Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão: f) O sistema mostrará a tela abaixo de conclusão da baixa da OS. Nota 05: O procedimento de Baixa da MS 142- Cálculo de DIC/FIC Consumidores de Baixa Tensão deve ser realizado depois da emissão da Carta de Índice de Continuidade DIC/FIC/DIMIC pelos Atendentes e Analistas da Gerência de Relacionamento com o Cliente.

35 0800 286 0196 MUITO OBRIGADO (A)! Atendimento ao cliente
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