A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fantasma 03-1 Relembrando Parte 1 - A Ordem Parte 2 - A Evolução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fantasma 03-1 Relembrando Parte 1 - A Ordem Parte 2 - A Evolução."— Transcrição da apresentação:

1 Fantasma 03-1 Relembrando Parte 1 - A Ordem Parte 2 - A Evolução

2 Fantasma 03-2 Parte 1 - A Ordem Conceito de hólon Todo/parte - corpo/mente – fantasma/máquina – relação dialética entre corpo e mente / entre todo e parte / o todo e a parte formam uma unidade Conceito de vida A relação entre o todo estável e as partes mutáveis está associada ao conceito de vida, segundo Koestler ; Maturana - a ideia de todo pode ser associada ao conceito de organização enquanto que as partes seriam a estrutura / O todo não muda porque senão ele perde sua identidade. As partes mudam para dar dinamismo e vida ao sistema.

3 Fantasma 03-3 Parte 2 - Gênese Crítica feroz da evolução baseada em mudanças aleatórias transmitidas por hereditariedade; Hierarquia aberta – a evolução não seria aleatória mas sim o resultado de uma sequência de ajustes entre os seres vivos e o ambiente que os cerca / caso Panda / os ajustes seriam os responsáveis pela mudança de partes que poderiam levar a uma mudança do todo. Maturana – aqui caberia uma discussão sobre o que é estrutura e o que é organização num processo evolutivo, como por exemplo o do sexto dedo do Panda. A seleção natural faria ajustes parciais em função da adaptação ao meio ambiente enquanto o todo permaneceria estável. Mas quando há uma mudança radical como o caso dos dinossauros. Como explicar?

4 Fantasma 03-4 Koestler Para entender as ideias de Koestler é preciso conhecê-lo minimamente: Nasceu na Hungria em 1905 no ocaso do império austro-húngaro; Crise leva a família a mudar-se para Viena; Aos 17 anos entra na escola Politécnica e ingressa numa fraternidade sionista; As vésperas da diplomação queima o registro escolar e vai para a Palestina, como jornalista; Em 1931 entra no PC alemão ; Em 1938, rompe com o PC e vai para a Espanha lutar contra o franquismo; É preso e condenado a morte na Espanha; Consegue anistia e vai para a França;

5 Fantasma 03-5 Koestler (2) Em Paris, vinculou-se à resistência contra o nazismo, às vésperas da II Guerra Mundial; Mais uma vez foi preso e levado para um campo de internamento de dissidentes políticos; Conseguiu fugir indo para Portugal; Em 1940 chega a Londres onde troca o ativismo político pela literatura. Escritor compulsivo, produziu uma média de um livro por ano entre 1970 e Casou três vezes e foi acusado de ser violador de mulheres.

6 Fantasma 03-6 O livro foi publicado em 1967 O título inspira-se na crítica do dualismo mente/corpo Título português não é fiel à ideia original : O Fantasma na Máquina

7 Terceira parte A Desordem

8 Fantasma 03-8 Idéia Central O ser humano tem uma tendência atávica à autodestruição. Esta tendência seria causada pelo desenvolvimento desigual do cérebro humano. A parte nova do cérebro, que controla as emoções teria se sobreposto à parte mais antiga marcada pelo instinto; Esta sobreposição gera atritos e alternância entre amor e ódio / a sociabilidade e a violência.

9 Fantasma 03-9 Comer ou pensar Invertebrados : o cérebro envolve o esôfago / o cérebro não pode crescer porque senão estrangula o canal alimentar / prevalece o instinto, raiva, agressividade / para sobreviver desenvolveram a atividade em grupos (formigueiro, colmeia). Vertebrados : o cérebro está acima da boca e portanto longe do canal alimentar / o cérebro pode crescer rapidamente desenvolvendo a capacidade cognitiva / aprendizado, racionalidade, reflexão / o indivíduo prevalece sobre grupo.

10 Fantasma Emoção visceral Cérebro humano cresceu vertiginosamente há meio milhão de anos/ crescimento tumoroso. O crescimento aumentou a área de atrito entre a parte nova e a velha do cérebro, com reflexos na emoção. A emoção seria um terceiro cérebro ligado à atividade visceral. A emoção seriam estímulos privados de um escoadouro natural na racionalidade. A excitação represada dispara a atividade visceral e glandular.

11 Fantasma Três cérebros Cérebro reptiliano antigo – comanda instintos e reações de raiva Cérebro pleistocênico mais recente – comanda a racionalidade e a fala; Cérebro visceral – centenas de cérebros integrados no sistema nervoso autônomo que comandam reações ligadas à emoção. O sexo como elemento integrador dos três cérebros.

12 Fantasma Maldição da linguagem O homem se torna inimigo do homem quando predomina o cérebro velho, incapaz de se comunicar. A agressividade humana diminui com a comunicação A descoberta da morte O cérebro velho não aceita a ideia da morte, é um castigo. O cérebro novo a encara como inevitável / conflito entre fé e razão / paradigma da mente dividida

13 Fantasma A humanidade passa por uma crise sem precedentes O mundo tornou- se perigoso demais para qualquer coisa inferior à Utopia A crise ambiental e a ameaça nuclear nos levaram a conviver com a ideia da morte da espécie humana Continuar pregando a razão para uma espécie inerentemente irrazoável é, como a história mostra, uma empresa bastante desesperada A evolução biológica nos falhou; só podemos esperar sobreviver se desenvolvermos técnicas que a suplantem.

14 Uma inteligência errante A partir do início dos anos 80, Koestler tornou-se obcecado pela idéia da morte como consequência do processo de autodestruição provocado pelo conflito entre duas estruturas do cérebro humano. Contraiu o mal de Parkinson e passou a defender a eutanásia. Em 1982 passou a sofrer de leucemia. Seu bilhete de suicídio foi escrito quase dois anos antes de tomar uma dose letal de barbitúrico Na próxima aula (8/5), o tema será a contradição entre o pessimismo de Koestler e a sua proposta de buscar uma cura coletiva para os males da humanidade. Fantasma 03-14


Carregar ppt "Fantasma 03-1 Relembrando Parte 1 - A Ordem Parte 2 - A Evolução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google