A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura e Dinâmica Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura e Dinâmica Social"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura e Dinâmica Social
Aula 2: Durkheim e o Realismo Sociológico

2 Emile Durkheim 1858 – 1917 Enfoque na metodologia, visando garantir um caráter científico à sociologia Busca compreender o capitalismo de sua época, sem criticá-lo Preocupação em estabelecer uma ordem social Sociedade como um corpo que necessita ser conhecido para que se encontre a cura de suas doenças À sociologia caberia restaurar a normalidade por meio de técnicas de controle social e manutenção da ordem vigente, solucionando os “problemas sociais” que pudessem causar desordem. Fonte no positivismo (Comte e Saint Simon)

3 Emile Durkheim Não-crítica, visando à “neutralidade científica” e à objetividade A observação deve ser o mais imparcial e impessoal possível, ainda que isso não possa ser totalmente atingido Como estudar com objetividade um objeto que refere-se ao próprio cientista? O fato social deve ser observado em relação a outros fatos sociais, não em relação ao indivíduo que o estuda A sociologia deve privilegiar a comparação, invés do estudo de fatos isolados Existência de uma “consciência coletiva”, que garante a ordem social

4 Emile Durkheim Consciência coletiva Base de valores e normas sociais comum a todos os membros de uma determinada sociedade submetidos às mesmas regras sociais Essas regras sociais são o “norte” para o comportamento social e o pensamento dos indivíduos (indivíduo subordinado à consciência coletiva)

5 Emile Durkheim Fatos Sociais Fatos sociais
Costumes, leis, normas, instituições, crenças religiosas etc, que não são criados pelo indivíduo e que este, ao nascer, já os encontra prontos. Assim, os fatos sociais são exteriores aos indivíduos e coercitivos – os fatos sociais moldam o comportamento individual Para Durkheim os fatos sociais são o objeto por excelência da Sociologia Atenção à precisão conceitual para não confundir fato social com qualquer fenômeno que se dá no interior da sociedade

6 Fatos Sociais e Indivíduos
Emile Durkheim Fatos Sociais e Indivíduos Para Durkheim os fatos sociais se impõem aos indivíduos e existem fora dele. Assim, o indivíduo não tem autonomia e nem qualquer papel ativo na sociedade, que é mais forte e se sobrepõe à vontade individual. O indivíduo é um ser passivo e “desaparece” na teoria durkheimiana, pois as forças coletivas da sociedade condicionariam o ser humano a determinados comportamentos.

7 Fatos Sociais e Indivíduos
Emile Durkheim Fatos Sociais e Indivíduos “O fato social é reconhecível pelo poder de coerção externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos; e a presença deste poder é reconhecível, por sua vez, seja pela existência de alguma sanção determinada, seja pela resistência que o fato opõe a qualquer empreendimento individual que tenda a violentá-lo.” “somos vítimas de uma ilusão que nos faz crer que elaboramos, nós mesmos, o que se impôs a nós de fora”

8 Emile Durkheim Fatos Sociais Antecedem ao indivíduo
São exteriores às pessoas, mas com ressonâncias nelas A ordem social é superior ao indivíduo, ele não é capaz de mudá-la ao seu bel-prazer Poder coercitivo: o indivíduo enfrentará resistência se tentar confrontar ou será punido pelo ato cometido Instituições: crenças e modos de conduta instituídos pela coletividade, podendo ser formais (políticas, leis...) ou informais (hábitos, costumes...)

9 Fatos Sociais e Comportamento Individual
Emile Durkheim Fatos Sociais e Comportamento Individual O fato social é uma maneira de pensar ou agir que é geral na extensão do grupo, que existe independentemente de suas expressões individuais É possível separar o individual do coletivo? Para Durkheim os fatos sociais e as repercussões individuais podem ser distinguidos, entre outras ferramentas, pelo tratamento estatístico Um dos focos de estudo: como um ato individual é resultado da sociedade O que explica as diferentes taxas de suicídio?

10 Emile Durkheim Suicídios no mundo, 2009 Dados por 100.000 habitantes
Fonte: Wikipédia Autor: Lokal_Profil

11 Emile Durkheim Suicídios masculinos no mundo, 2009
Dados por habitantes Fonte: Wikipédia Autor: Lokal_Profil

12 Emile Durkheim Suicídios femininos no mundo, 2009
Dados por habitantes Fonte: Wikipédia Autor: Lokal_Profil

13 Fatos sociais, comportamento individual: Suicídio
Emile Durkheim Fatos sociais, comportamento individual: Suicídio Três tipos de suicídio: Suicídio egoísta: estado onde os laços entre o indivíduo e os outros na sociedade são fracos Suicídio altruísta: indivíduo quer se desembaraçar de uma vida insuportável – ego não lhe pertence Suicídio anômico: estado com fraca regulação social entre as normas da sociedade e o indivíduo, frequentemente trazidas por mudanças dramáticas nas circunstâncias econômicas e/ou sociais

14 Questão Central de Durkheim
Emile Durkheim Questão Central de Durkheim Como uma coleção de indivíduos pode constituir uma sociedade? Para que isso aconteça é necessário, segundo ele, que se estabeleçam entre os indivíduos determinados laços de solidariedade. Há para ele dois tipos de solidariedade: mecânica e orgânica.

15 Solidariedade Mecânica
Emile Durkheim Solidariedade Mecânica A solidariedade ocorre devido à semelhança Os indivíduos diferem pouco uns dos outros em seus costumes, pensamentos e ações A consciência coletiva e a individual são grandemente coincidentes A coesão social se dá por meio de crenças, tradições, religião, etc Em tal sociedade atentar contra a ordem social se constitui em um crime gravíssimo A solidariedade mecânica é típica de sociedades mais simples ou de grupos em sociedades mais complexas

16 Divisão do Trabalho Social e a Solidariedade
Emile Durkheim Divisão do Trabalho Social e a Solidariedade Durkheim considerava que a crescente divisão do trabalho que ocorria na sociedade européia acarretava, ao invés de conflitos sociais, um sensível aumento da solidariedade entre os homens. Para ele, com a especialização profissional cada membro da sociedade passava a depender cada vez mais do outro. Assim, o efeito mais importante da divisão do trabalho não era o seu aspecto econômico, mas o fato de que ela possibilitava a união e a solidariedade entre os homens.

17 Solidariedade Orgânica
Emile Durkheim Solidariedade Orgânica A solidariedade orgânica decorre da divisão social do trabalho (complexidade, especialização) e surge com a desintegração da solidariedade mecânica; Orgânica: analogia aos órgãos de um ser vivo Coesão entre as pessoas por meio da interdependência recíproca decorrente das funções sociais de cada uma Cada um exerce uma função própria, diferente das demais, mas todas são indispensáveis para o bom funcionamento da sociedade. Não pode haver desordem. A solidariedade orgânica alimenta o sentimento de dependência recíproca entre os indivíduos especializados.

18 Solidariedade Orgânica e a Individualidade
Emile Durkheim Solidariedade Orgânica e a Individualidade Individualismo (social) X Egoísmo (pré-social) Diferenciação social e divisão do trabalho: solução pacífica da luta pela vida, diminuindo a competição entre os indivíduos (diferente de Hobbes). A consciência da individualidade passa a existir, ser aceita e entendida como necessária à ordem social. Nessas sociedades, grande parte da existência individual é governada por imperativos sociais que vinculam as pessoas. As regras e leis têm grande importância para manter a consciência coletiva, mas tendem a ser mais genéricas para poder lidar com a diversidade. Na solidariedade orgânica passa a haver direitos e liberdades.

19


Carregar ppt "Estrutura e Dinâmica Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google