A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projetos de pesquisa-Livro Redação Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projetos de pesquisa-Livro Redação Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Projetos de pesquisa-Livro Redação Científica

2 1. O conteúdo Na vida é comum planejarmos tudo.
Planejamos nossas atividades,isto nos permite economia de tempo além do exercício de nossa disciplina científico-acadêmica(Inácio Filho) No mundo acadêmico,da pesquisa,da elaboração de um TCC,uma tese de mestrado ou doutorado o resultado final só terá sucesso se o trabalho tiver um planejamento bem elaborado.

3 Segundo Brenner e Jesus,fazer uma pesquisa sem elaborar um projeto implica em improvisações,tornando o trabalho díficil e seu resultado incerto,gerando insegurança e duplicação de esforços. Para Martins e Theóphilo projeto de pesquisa define e mostra o planejamento a ser seguido na construção de um trabalho de pesquisa e este impõe ao autor ordem e disciplina para executar o trabalho dentro dos prazos estabelecidos. Matias Pereira divide o planejamento em:preparação da pesquisa,fases,execução e relatório.

4 O projeto é necessário pois permite ao autor discutir suas idéias com professores,iniciar contatos com orientadores,solicitar financiamento para o desenvolvimento da pesquisa,ingressar em programas de pós-graduação etc. Nas universidades é comum durante o exame de qualificação,o projeto ser submetido a uma banca de examinadores. Na essência todos projetos partirão de um objeto a ser examinado,um problema a ser resolvido,um objetivo a ser atingido.O mais importante numa pesquisa é a existência de um problema,é preciso muita leitura de revistas especializadas e participação em seminários e congressos científicos. Quem conhece pouco raramente apresenta problemas relevantes,se uma pesquisa não permite avanços da ciência ela é inútil.

5 Em relação a metodologia,em alguns casos prevalecerá a pesquisa de campo,em outros a de laboratório ou a bibliográfica. Sonia Vieira recomenda não usar um assunto muito extenso nem de grande impacto e é bom que o termo esteja enquadrado na linha de pesquisa do orientador.Ex:Seu orientador trabalha em genética de milho,não insista em estudar genética de abelhas. Vejamos um modelo de projeto de pesquisa: 1-Frontispício ou folha de rosto(inclui:autor,título,ano da apresentação). 2-Sumário(capítulos) 3-Objeto da pesquisa(o assunto) 4-Delimitação do assunto(evitar questões genéricas) 5-Objetivos 6-Problemas 7-Hipóteses de trabalho 8-Justificativa(relevância da pesquisa) 9-Definição dos termos(extensão das palavras técnicas usadas no texto) 10-Referencial teórico(revisão da literatura consistente e atual) 11 –Metodologia(métodos utilizados :coleta de dados(campo),laboratório,tratamento dos dados,levantamento bibliográfico,limitações do método) 12-Cronograma(data de início e término) 13-Referencias(livros,revistas,jornais) 14-Anexos(textos não elaborados pelo autor que servem como ilustração para sua exposição) 15-Apêndice(texto produzido pelo próprio autor)

6 Em alguns momentos o texto num projeto será descritivo,em outros narrativo ou dissertativo.
2. A linguagem É comum a apresentação de trabalhos cujos autores não tiveram preocupação com a linguagem,a falta de gramaticalidade interfere na leitura dos examinadores.

7 É importante fazer uma revisão de ortografia,acentuação,crase,concordância e regência verbal e nominal,uso indevido de gerúndio,elimine repetições. Refaça o texto até torná-lo bem claro e passe longe de clichês. A linguagem é parte integrante de seu projeto de pesquisa.

8 A linguagem utilizada deve ser impessoal,não se deve dizer por exemplo eu pesquisei ou nós pesquisamos,mas a pesquisa realizada. Tudo é uma questão de adaptar-se às regras do jogo da instituição para qual se escreve. Não misturar um parágrafo com uso de 1ªpessoa e terminá-lo com 3ªpessoa. Um texto deve ser composto de informações e demonstrações,dados e provas.

9 A ambigüidade é o caminho certo para o insucesso,palavras como pequeno,bonito,novo,quase todos,recentemente,antigamente devem ser evitadas. Outro defeito é o uso de estrangeirismo evite-o quer seja do inglês ou até do alemão. A ciência tem vocabulário técnico que possibilita precisão no texto,mas não exagere no uso de palavras difíceis,um texto acadêmico deve primar pela simplicidade pois não se escreve um TCC ou uma dissertação de mestrado para impressionar. Não caia na vulgarização ao usar coloquialidade indevida como pega ele,para mim examinar.

10 Entre as qualidades da linguagem ressaltem-se duas:coesão(gramaticalidade,sintaxe) e coerência(idéias,ordem do texto). Erros em projetos Embora o tema escolhido seja interessante,não há literatura que lhe possa dar apoio técnico. Falta de originalidade na escolha do tema. Ausência de clareza na formulação de objetivos ou estes não acrescentam nada à área de investigação,ou não foram atingidos. Problemas relativos a metodologia escolhida como instrumentos impróprios para a pesquisa ou redação não gramatical(texto apresentado não pode ser compreendido).

11 Observação final Um projeto de pesquisa pode ser alterado durante o desenvolvimento da pesquisa,é um instrumento que proporciona eficiência aos trabalhos,não pode impedir novas descobertas. Terminada a elaboração do projeto,sua apresentação precisa de uma capa(onde são indicados nome da instituição a qual se apresentará o projeto,titulo do trabalho que deve refletir o conteúdo da pesquisa. Outros elementos são:nome do coordenador ou autor do projeto,autor,orientador,local onde esta sediada a entidade ou a equipe de pesquisa e data(ano) de apresentação.

12 INSTITUTO NACIONAL DE ... TÍTULO DO PROJETO Fulano de Tal- Coordenador
São Paulo 2008 Modelo de capa de projeto.

13 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA,LETRAS E CIENCIAS HUMANAS
TÍTULO DO TRABALHO Orientando:Fulano de tal Orientador:Prof.Fulano de tal Projeto de pesquisa para a dissertação de mestrado São Paulo 2008


Carregar ppt "Projetos de pesquisa-Livro Redação Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google